Adeus, Texas : Um filme melancólico e agridoce sobre vingança, capitaneado por Franco Nero

Adeus, Texas : Um filme melancólico e agridoce sobre vingança, capitaneado por Franco NeroAdeus Texas é um filme de western protagonizado por Franco Nero e dirigido por Enzo Barboni. Coprodução ítalo-espanhola, é mais um espécime do gênero faroeste que se pauta no tema da vingança.

Lançado em 1966 conta a história de um xerife texano itinerante, que viaja ao México para se vingar do chefão do crime que assassinou seu pai. Ele faz isso junto ao seu irmão e no caminho descobre segredos sobre si e sobre o seu parente, fatores esses que modificam parte de sua sanha revanchista.

O texto ficou a cargo da dupla Ferdinando Baldi, que na época assinava Fernando Baldi e Franco Rossetti tanto no argumento quanto no roteiro. Manolo Bolognini foi o produtor e Rossellini trabalhou como produtor executivo também.

O personagem principal é Burt Sullivan, xerife que é interpretado por Nero. Seu irmão caçula, Jim é feito pelo também italiano Alberto Dell'Acqua, que apesar de parecer mais moço é na verdade três anos mais velho que o ator principal.

Estão no elenco também Elisa Montés de AmbiciosaJosé Guardiola de O Filho do Capitão Blood, Livio Lorenzon de Três Homens em Conflito, Hugo Blanco de As Amantes do Dr. Jekyll, Antonella Murgia de 349: O Último Trem de Berlim e Gino Pernice de Django.

Um destaque no elenco é Luigi Pistilli, do clássico O Vingador Silencioso de Sergio Corbucci e que tem uma carreira repleta de gialli, como No Quarto Escuro de Satã, O Doce Corpo de Deborah e A Iguana da Língua de Fogo.

Além de dirigir, Enzo Barboni também fez a cinematografia do longa. A edição ficou com Sergio Montanari e a música é de Anton Abril. Remo de Angelis foi o coordenador de dublês, função essa importantíssima, já que há muitas acrobacias ao longo do filme.

A obra estreou na Itália em agosto de 1966, passou em setembro do mesmo ano em Milão. Na Alemanha Ocidental chegou em fevereiro de 1967, Japão teve estreia em maio e na Espanha (em Madrid) chegou em junho de 67.

O título original é Texas, addio, sendo assim não só na Itália como na Austrália e Índia. No Brasil pode ser encontrado como Texas Adios também, como foi no Reino Unido e nos Estados Unidos.

O título britânico da premiere foi The Avenger. Há também o título estadunidense alternativo Goodbye Texas,

Adeus, Texas : Um filme melancólico e agridoce sobre vingança, capitaneado por Franco Nero

Na Argentina é Texas, adiós, no Peru é La Venganza de Django e na Espanha é Adiós, Texas, enquanto em Portugal é Texas Adeus.

Na Alemanha, o filme foi renomeado como Django Der Racher, em atenção ao outro filme famoso de Nero lançado também nesse 1966. O filme de Corbucci virou um hit e uma sensação global e muitos westerns, especialmente estrelados pelo ator, foram chamados assim, graças ao fato de Nero ser um astro em ascensão.

A obra foi filmada em abril e maio de 1966, na Andalucia espanhola e na capital. Houveram cenas no Cabo de Gata e Tabernas em Almería, e na Aldea del Fresno em Madri.

Os estúdios que fizeram o filme foram a B.R.C. Produzione S.r.l., Estela Film, Madrid. A distribuição ficou com a Euro International Films na Itália, nas versões dubladas. Na Espanha foi lançado pela Jenne Films, na Alemanha saiu pela Constantin Film. No relançamento italiano em 1976 saiu pela Vipa Film, no Brasil saiu em VHS pela Studio T Home Vídeo.

Ferdinando Baldi dirigiu muitos filmes épicos, bíblicos e de faroeste entre eles David e Golias, Os Bravos Tártaros, Duelo de Campeões, Taras Bulba, o Cossaco e O Filho de César e de Cleópatra.

Depois de 66 fez Gatilhos de Vingança, O Pistoleiro e Ave-Maria, nos anos setenta fez O Justiceiro Cego e O Pistoleiro e os Bárbaros. Nos anos 80 fez também Violência Brutal e Missão Final.

Franco Rossetti é obviamente mais lembrado por ter escrito Django. Antes desses, escreveu Golias e o Dragão, Constantino e a Cruz, Rômulo & Remo e O Homem que Ri, também escreveu Ringo e Sua Pistola de Ouro. Depois começou a dirigir filmes como O Amargo Sabor da Vingança e Viva Django! e Chantagem de Amor.

Manolo Bolognini produziu A Mulher no Lago, Teorema e Califórnia. Foi produtor executivo em A Colina dos Homens Maus, também foi secretário de produção de A Trapaça e Noite Cabíria, fez a função de "presenter" e produtor não creditado em Keoma.

Nero ainda está na ativa, recentemente interpretou a figura máxima do catolicismo no mega divertido (e trash) O Exorcista do Papa. Também esteve em Django Livre, John Wick: Um Novo Dia Para Morrer e no noventista Duro de Matar 2.

Pelos anos sessenta fez o já citado Django e também Técnica de um Homicídio, O Terceiro Olho, Tempo de Massacre, Um Lugar Tranquilo no Campo e Os Violentos Vão Para o Inferno.

A narrativa já começa no meio da ação, com uma audaciosa perseguição de bandidos, feita por um homem armado que vai atrás de seus alvos e se mete em alguns apuros físicos para conseguir o seu intento.

A ação de Burt Sullivan é solitária, tem por companheira apenas a música bela de Abril, além dos seus adversários. A missão dele é fazer o homem que matou seu pai pagar com sua vida e nesse movimento ele vai deixando uma série de corpos espalhados pelo deserto e pelas cidades, embora não fique claro qual é a ligação deles com os assassinados, se eram seus capangas ou se eram "apenas" informantes.

Como ele mata quase todos, não fica a impressão de que ele arrancou informações. Fato é que ele se encaminha para a fronteira, quer ir ao México, junto ao seu irmão Jim Sullivan.

O italiano Alberto Dell'Acqua era mais conhecido por ser dublê e menos como ator. Seus trabalhos mais lembrados são A Colina dos Homens Maus e Trinity é o Meu Nome.

Adeus, Texas : Um filme melancólico e agridoce sobre vingança, capitaneado por Franco Nero

Os dois são de Wild Rock, uma cidadezinha distante. No caminho, passam em Sieja Mojada onde Burt pergunta por uma pessoa: Cisco Delgado, mas não tem sorte.

Os irmãos se deparam com vários suspeitos, lidam especialmente com McLeod, de José Guardiola e com Hernández interpretado por Pistilli.

O tempo inteiro os dois lembram que não estão em Wild Rock, provavelmente em referência ao fato de que Burt não tem nenhuma autoridade ou jurisdição por onde passa. Eles agem como se precisassem demarcar mentalmente que não estão em seu habitat natural. Precisam estar em alerta, apesar de parecerem acima dos seus adversários quase sempre.

Quando Cesco finalmente aparece, dá a ordem de não matar os filhos de Jack Sullivan. O personagem José Suarez - de Trinity e os Sete Magníficos - não que isso faça diferença, já que um bando enorme de homens se aproxima deles e é morto rapidamente pelo personagem de Nero.

Vale lembrar que antes de enfrentar esses homens, os pistoleiros futuramente mortos chegam atirando, de longe, acertam perto da mão do protagonista, ou seja, poderiam matar ele e o irmão.

Há um flashback sobre a emboscada que vitimou o pai dos protagonistas, um ataque bastante covarde, que inclusive demonstra detalhes terríveis e familiares, que seriam detalhados em termos cruéis, mais à frente na trama.

Quando Cesco e Burt se encontram, fica claro a diferença dos dois, um se veste de maneira chique e pomposa, enquanto o outro usa uma casaca marrom, feia, que cobre todo o corpo.

Um é um bandido que vive na bonança enquanto o outro é um humilde agente da lei, que mal tem verba para se vestir bem. O errado está em uma posição de tranquilidade, enquanto o heróico é pobre, maltrapilho, quase um mendigo.

A partir daqui falaremos abertamente com spoilers. O aviso está dado.

Adeus, Texas : Um filme melancólico e agridoce sobre vingança, capitaneado por Franco Nero

No terço final se abre espaço para uma virada, quando revela que Jim é filho de Cesco. O bandido estuprou a mãe deles, inclusive é mostrado o momento pós coito, onde Burt lembra da saída de todo bando e de Cesco, ainda novo, com sua mãe saindo envergonhada do quarto, após o vilipendio cometido.

O vilão escolheu deixar Jim para ser criado pelo irmão, para ficar dentro da lei, enquanto ele mesmo se "consertava", juntava dinheiro com seus crimes, para conseguir se estabilizar e legalizar seus negócios.

Esse seria o momento ideal para revelar a realidade a Jim e ele de fato faz isso, deixando o "garoto" confuso. Como Dell'Aqua não é conhecido por ser dramaticamente talentoso, deixa um pouco a desejar a dicotomia que o seu papel exigiria.

Já Nero parece ser um sujeito complexo. Ele sente o baque ao perceber a verdade, entra em estado de negação, não quer acreditar que sua finada mãe guardou esse segredo e não quer acreditar que esteve ao lado do filho do seu maior inimigo a vida inteira.

Varia entre a melancolia e a indignação brilhantemente. Normalmente ele é apenas um herói de ação nos westerns spaghetti, mas aqui ele é mais que isso.

Depois de várias brigas, depois de ser humilhado e de se separar de seu irmão, Burt encontra um bando de latinos, que são atacados e a maioria é dizimada por Hernández e seus homens.

No final ocorre uma tragédia geral, muitas pessoas perecem. Sobram mortes e apenas um personagem sobrevivente entre os principais. Há uma certa poesia nisso, já que mostra que o salário da vingança é a tristeza e melancolia, que resultaram em mais sangue e mais frustrações.

Adeus Texas é violento e pontual em sua exploração temática. Possui um belo trabalho de Franco Nero e uma exploração mais agridoce do oeste selvagem. Termina trágico, cheio de mortes, de uma forma desoladora e muito triste, repete em tela o espírito de seu protagonista, pontual, inteligente e sentimentalmente.

Deixe uma resposta