Review: The Flash S02E14 - Escape From Earth-2

THE FLASHContinuação direta do ótimo episódio da semana passada, Escape From Earth-2 consegue manter o ritmo e o clima de urgência, adicionando mais mistérios sobre a real identidade de Zoom, ao mesmo tempo que finalmente avança uma de suas subtramas mais importantes. Apesar disso, a aventura não fica livre de alguns problemas, mas nada que não possa ser corrigido ao longo das próximas semanas.

A grande questão da temporada torna-se, cada vez mais, quem está debaixo da máscara do vilão. Os fãs teorizam, para seus palpites serem desmentidos episódio a episódio, no que parece ser um plano bem traçado dos roteiristas para manter a atenção do espectador e o mistério cada vez mais angustiante. E isso, talvez, possa se tornar o "calcanhar de Aquiles" do segundo ano de Flash. Quanto maior o segredo, maiores as chances da resposta não fazer jus à pergunta. Caso os realizadores não tomem cuidado com a explicação sobre Zoom, ela pode surgir longe de satisfazer as expectativas geradas. E neste episódio, certamente, a expectativa aumenta.

Desde que a série revelou que a versão da Terra-1 de Jay Garrick se chama Hunter Zolomon, a identidade de Zoom nos quadrinhos, o mistério aumentou e, agora, o programa coloca em dúvida se o Jay apresentado desde a estreia da temporada é mesmo quem diz ser. A inclusão de um novo personagem, o "homem da máscara de ferro" e sua insistência em alertar algo sobre o velocista que estava servindo de "mentor" para o Barry aumentam, e muito, a sensação de que há algo errado com o Flash da Terra-2. É sempre bom lembrar que a inspiração em um prisioneiro usando máscara de ferro vem do livro de Alexandre Dumas sobre o gêmeo perdido do rei Luis XIV.

Na trama principal, os heróis da Terra-2 se unem a Cisco e Wells no resgate a Barry e Jesse e a dinâmica criada pela interação dessas versões tão diferentes dos personagens principais do seriado se torna o ponto alto do episódio. Grant Gustin tem a oportunidade de brincar com o Barry alternativo, um típico nerd, que demonstra que o heroísmo não está necessariamente em pessoas extremamente confiantes. Já Danielle Panabaker novamente se diverte com sua Nevasca, mas também adiciona camadas à personagem, algo que não pôde fazer no episódio anterior.

Enquanto a missão de salvamento ocorre, na Terra-1 o espectador acompanha o desenrolar do conflito de Jay com o Geomancer. Embora ofereça alguns bons momentos, a subtrama só fica interessante quando foca na busca do "herói" (fica difícil não usar aspas quando a série coloca em cheque suas motivações) por seus poderes e pela cura da doença que o aflige. E no impacto de seu destino na vida de Caitlin. Será que os realizadores estão preparando terreno para uma reviravolta com a personagem? O texto chega a dar algumas dicas sobre isso quando Cisco comenta o que a morte de Ronnie fez com Snow na Terra-1.

Entre os problemas do episódio, talvez os mais visíveis estejam relacionados ao cárcere de Barry. O protagonista só se lembra que pode atravessar objetos sólidos depois de ver Zoom fazer o mesmo? E é um tanto decepcionante que todo o conflito sobre ele conseguir vibrar o suficiente para sair da cela se resolva com uma conversa com seu doppelgänger. Tudo isso soa mais como enrolação do que como algo a ser realmente vencido, gerando um desfecho anticlimático.

FLA214c

The Flash deu um importante passo para que sua trama decole de vez (faltando 9 episódios para o fim da temporada, isso obviamente vem com certo atraso), avançando o drama entre o Dr. Wells e sua filha, proporcionando que Jesse Quick tenha um pouco mais de destaque futuramente. Claro que, somada a Wally West, pode também se tornar mais uma coadjuvante sem muito a acrescentar. A série está em uma fase delicada, com bons episódios aqui e ali, mas no geral pouco desenvolvimento do que é relevante para história. Esse avanço sinalizado tanto por Welcome to Earth-2, quanto por Escape From Earth-2, tomara, possa ser um sinal de que daqui em diante não haverá mais espaço para "rebarbas".

Alexandre Luiz

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta