Perfect Blue – Esquizofrenia e terror num realista conto psicossexual

Obras que retratam personagens se entregando a loucura, mediante a pressão ou isolamento, são sempre interessantes de se ver. No cinema podemos ver inúmeros personagens icônicos que flertam com a esquizofrenia/psicopatia (Norman Bates, o matemático John Nash e mais recentemente Nina Sayers no aclamado Cisne Negro) e é nesse misto de paranoia e sonho que o diretor Satoshi Kon constrói Perfect Blue.

O anime conta a história de Mima (sim, quem assistir ao filme vai perceber o quanto Darren Aronofsky se inspirou na animação, ainda que nunca a tenha citado, para criar Cisne Negro) uma integrante do grupo musical Cham, que tem um leal, embora pequeno, grupo de fãs, sucumbindo à pressão da mídia no momento em que deixa a música para tentar a carreira de atriz. Dialogando diretamente com renomados filmes de Hitchcock, como Janela Indiscreta e Psicose, somos levados ao subconsciente da personagem principal, que cada vez mais busca a perfeição e passa a nutrir um crescente sentimento de insegurança.

Mima é doce, frágil e possui pouco sex appeal, tornando-se então um problema para o estúdio, que buscava uma atriz disposta a protagonizar cenas sensuais e mais apelativas. A partir do momento em que a protagonista tenta provar a si mesma que é capaz de atender a todas as exigências do meio, a loucura a consome, e acreditem acompanhamos a garota nessa descida.

A qualidade técnica da animação (Madhouse) ajuda a entrar no clima onírico que toma conta de boa parte do filme, os travellings e a fotografia tornam a Tóquio de Satoshi Kon, tão opressiva quanto a protagonista a enxerga. Perfect Blue é um filme violento e perturbador, um thriller psicológico com uma palpável critica social. Mas vale dizer: infelizmente o filme não é para todos.

Curiosidades:

. O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Yoshikazu Takeuchi e quase foi filmado em live action, mas o custo impossibilitou a realização.

. Em Requiem para um sonho, a dramática cena da banheira protagonizada por Jennifer Connelly, foi retirada de Perfect Blue. Aronofsky comprou os direitos de imagem por 59.000 dólares.

Comente pelo Facebook

Comentários

11 comments

  1. Avatar
    Luciano Leite 5 setembro, 2012 at 13:54 Responder

    Bela explanação!! Sou fã de satoshi (pena q morreu).
    Os filmes dele estavam crescendo mto no gosto de hollywood…
    Acho perfect blue genial! Todo drama psicológico é bem parecido com cisne negro de aronofsky…
    É um filme profundo e difícil de se entender se não prestar bem atenção!! o

Deixe uma resposta