Crítica (Blu-ray): Mad Max - Estrada da Fúria

furyroad-BD01Brilhante e cromado! Testemunhe o fim dos tempos como nunca antes em Mad Max: Estrada da Fúria. O filme de ação mais elogiado do ano estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron chega em versões Blu-ray 3D, Blu-Ray, DVD e Digital HD. Em sua nova aventura, Max (Tom Hardy), ainda assombrado por seu passado, se encontra prisioneiro da estranha Cidadela, um dos últimos resquícios da humanidade em meio ao deserto cruel que se tornou o mundo.

Sinopse: Em seu retorno triunfal, o diretor australiano George Miller conta uma explosiva história de vingança, velocidade e muita destruição. Sentenciado a uma morte lenta e cruel, o destino de Max muda quando a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), braço direito do tirano Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), se revolta contra toda a opressão vivida na Cidadela e parte com as várias escravas do vilão, dando vida a uma das mais eletrizantes perseguições já vistas.

Como já temos diversos materiais não apenas sobre Estrada da Fúria como sobre toda a franquia Mad Max, essa review vai focar quase que exclusivamente no lançamento em Home Vídeo, mais especificamente no Blu-ray 2D do longa.

O Filme: Bem, o que dizer de Estrada da Fúria que o texto do Wilker Medeiros na época do filme ou que o Alerta de Spoiler gravado por nossa equipe já não disse? Passado algum tempo de seu lançamento e 9 meses do ano de 2015, é seguro dizer que nenhum comentário do tipo "melhor do ano" soa exagerado. Se não é o melhor filme, com certeza está entre os melhores e ainda mais certa é sua colocação no topo de seu gênero. Nenhum outro longa de ação lançado nos últimos meses, ou, talvez, anos, passou sequer perto do que este novo Mad Max representa. Indo além e provando que aquela conversa de que cinema de gênero é apenas entretenimento, o quarto longa da franquia veio para mostrar que existe sempre a chance de oferecer algo mais ao espectador, sem precisar sacrificar a diversão ou o ritmo frenético de suas duas horas de duração.

Repleto de subtexto, Estrada da Fúria traz comentários pertinentes e atuais sobre os mais variados temas, como liberdade, exploração de recursos e, principalmente, a força feminina, sem jamais subestimar as mulheres, ou pior, fazê-las depender do protagonista. Somando isso à direção enérgica de George Miller, o resultado é uma obra completa, que vai além do "cumpre o que promete". Cenas de ação coreografadas a exaustão, efeitos práticos aliados a sequências insanas envolvendo dublês e um domínio constante da linguagem cinematográfica tornam o novo Mad Max um cult instantâneo que jamais se prende à convenções, seja nos "limites" da ação ou na forma como aborda seus principais temas.

Enfim, uma produção que se destaca pelo conjunto, sem distrair o espectador com pontos fracos em um roteiro que conquista pela simplicidade, ao mesmo tempo que surge muito mais profundo do que se poderia imaginar.

Vídeo: A qualidade da imagem é soberba. E uso essa palavra sem medo algum. Cada detalhe da poeira que permeia a fotografia, assim como as cores quentes que ilustram o imenso deserto pós-apocalíptico, está intacto e, provavelmente, é o mais próximo da visão do diretor que o fã poderia pedir. A granulação de algumas cenas, assim como o ousado uso de sequências rodadas em 16 quadros por segundo, dando uma sensação "acelerada" à imagem, podem trazer estranheza para o espectador menos informado, mas Miller tinha filmes mudos como referência para a montagem e se sai incrivelmente bem ao incorporar esses elementos antigos à uma obra tão contemporânea. Assistir tudo isso em alta definição é um deleite, até porque a direção de fotografia capta takes tão incríveis que em qualquer ponto que você der uma pausa durante o filme, é como se tivesse um vislumbre de um "papel de parede" diferente. É um filme de texturas, seja da areia, ou do couro surrado, ou da pele maltratada pelo sol escaldante. E na edição em Full HD, você não perde nenhum desses detalhes.

Áudio: Para acompanhar a qualidade de vídeo, o Blu-ray traz a faixa com som original em Dolby TrueHD 7.1, mixado com o novo padrão Atmos que, em sistemas preparados para codificá-lo, traz um som imersivo que "abraça" o espectador, colocando-o no meio das longas batalhas em meio a perseguição em alta velocidade. Mesmo em um Home Theater sem o Atmos, é impossível não sentir a diferença na qualidade de som, uma vez que mesmo as caixas traseiras, destinadas ao efeito surround, parecem não ter descanso. Diálogos e explosões acontecem ao mesmo tempo e o espectador não perde nenhuma informação. Os graves são de tremer a sala, mesmo. A engenharia de som de Estrada da Fúria é impressionante e será de se estranhar caso não receba indicações a prêmios nessa categoria. Além de todos os efeitos sonoros quase constantes, há também a operática trilha de Junkie XL, que acompanha praticamente todos os grandes momentos do filme.
furyroad-BD03Extras: Se no texto sobre o lançamento de Vício Inerente me incomodei com a falta de material adicional, a Warner se redime com Mad Max. Quando saí do cinema, fiquei imaginando como seria bom se o estúdio preparasse um mega documentário cobrindo todos os aspectos da produção, principalmente por se tratar de um longa que se importou tanto em manter uma "escola" antiga de filmagem, optando pelo uso massivo de efeitos práticos e ação com dublês, além, é claro, do incrível design de produção, cuja criatividade remete ao melhor que os quadrinhos europeus da famosa publicação Heavy Metal trouxe em seu período mais fértil. Não existe um "mega documentário" no disco, mas os vários featurettes presentes no lançamento suprem bastante a necessidade do fã pelas informações a respeito da produção. Detalhes como a preparação para as sequências mais perigosas, a escolha do elenco, os desafios de rodar no deserto da Namíbia e a importância de manter um nível absurdo de realismo nas cenas (não no que diz respeito a fidelidade à realidade, mas a qualidade de jamais soar artificial) são cobertos de forma satisfatória, com depoimentos de todo elenco, com destaque para as explosões de euforia de Tom Hardy. Você também pode conferir um especial que destaca os principais veículos criados para o filme, bem como o figurino e detalhes da direção de arte, além de um clipe com várias cenas sem nenhum tratamento de efeitos visuais ou correção de cor. Esse extra, inclusive, é interessantíssimo, pois expõe toda a qualidade da coreografia de ação, mostrando que o filme teria sido excelente, mesmo sem todo o trabalho de pós-produção que definiu melhor seu visual.

Além disso, o disco também traz algumas cenas deletadas que não acrescentam muito e estão onde deveriam estar: na seleção de extras.

Mad Max - Estrada da Fúria é filme obrigatório na coleção de todo cinéfilo. E a qualidade do lançamento reforça isso, trazendo o atrativo técnico e extras que complementam a experiência, reforçando como a obra de George Miller veio para estabelecer até um novo padrão a ser alcançado por futuros exemplares do gênero.

Alexandre Luiz

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta