Trinity Ainda é o Meu Nome: O segundo volume da saga dos irmãos Trinity e Bambino

Trinity Ainda é o Meu Nome: O segundo volume da saga dos irmãos Trinity e Bambino

Trinity Ainda é o Meu Nome é um western italiano dos anos 1970, que usa como base a parceria dos carismáticos atores Bud Spencer e Terence Hill fazendo novamente os seus dois personagens mais famosos.

Escrito e dirigido por Enzo Barboni, essa é uma obra mais voltada para o humor do que para a ação ou drama. Lançada em 1971, mostra os irmãos Trinity e Bambino vivendo novas aventuras, se tornando inclusive homens da lei, embora eles retornem para o status quo de anti-heróis.

A história segue a jornada de Bambino, que tenta ensinar seu irmão Trinity – ou Trinita em italiano - a ser um fora-da-lei e um bom ladrão de cavalos. Os planos dos dois são frustrados quando eles têm que salvar uma família e desbaratar uma gangue que trafica armas e que usam como fachada um grupo de monges católicos.

O filme se passa em 1869, de acordo com um pôster de propaganda na parede de um bar e é dirigido por E.B. Clucher, que é o pseudônimo anglicano de Barboni.

O roteiro é dele também enquanto os diálogos da versão em inglês são de Gene Luotto (Mansão da Morte). O filme é produzido por Italo Zingarelli enquanto Roberto Palaggi (Ódio por Òdio e Trinity é o Meu Nome) foi o produtor executivo.

A obra estreou em outubro de 1971 na Itália. Em outros países, chegou apenas em 72, na Suécia estreou em fevereiro e na França chegou em março. Nos Estados Unidos teve sessões especiais em Bismarck, na Dakota do Norte, em julho desse mesmo ano.

O título original é ... continuavano a chiamarlo Trinità, mas também há o título alternativo Vier Fäuste für ein Halleluja ou All the Way Trinity. Em países de língua inglesa é conhecido como Trinity Is Still My Name. No Chile é Me siguen llamando Trinity, já na União Soviética é Меня всё ещё зовут Троица. Em Portugal se chama Continuaram a Chamar-me Trinitá.

Trinity Ainda é o Meu Nome: O segundo volume da saga dos irmãos Trinity e Bambino

As gravações ocorreram em julho de 1971, na Itália. A principal locação é no Campo Imperatore, L'Aquila, em Abruzzo. Também houveram cenas em estúdio, ambos em Lazio-Roma, no De Paolis Studios e De Laurentiis Studio.

O estúdio que fez o filme foi a West Film, de Zingarelli, com distribuição da Delta na Itália, da AVCO Embassy Pictures nos Estados Unidos (na versão dublada) e pela Globo Vídeo, quando foi lançado em VHS em 1991.

As sequências "teóricas"

Filmes de faroeste da Itália tem vários nomes e é comum que as pessoas se confundam sobre cronologia e sequências oficiais graças justamente a nomenclatura.

Não é incomum que filmes conhecidos como obras sobre Django não o sejam. Isso ocorre com vários heróis do faroeste italiano, inclusive com Trinity.

No entanto, há, teoricamente, uma trilogia oficial do personagem, iniciada no já citado Trinity é o Meu Nome, seguida por Trinità & Bambino... e adesso tocca a noi! de 1995.

Muitas pessoas erroneamente acham que A Colina dos Homens Maus, de 1969, faz parte dessa saga, mas não é o caso. Em vários países ele foi chamado de Trinity: A Colina dos Homens Maus e vária outras alcunhas, mas ele só junta Terence Hill e Bud Spencer, mas não nos personagens, inclusive foi lançado um ano antes do primeiro filme.

Outras obras chamadas de Trinity que não fazem parte da saga incluem Trinity Vai à Guerra de 1967, A Cólera de Trinity de 1970, Dá-lhe Duro, Trinity! e Trinity... Os Sete Magníficos ambos com James Coburn, Telly Savalas e Bud, Que Assim Seja, Trinity com Jack Palance e Spencer, Trinity e Carambola e Não Sou Trinity... Nem Caramboa, ambos de 1975.

Quem fez

Barboni se especializou como diretor em comédias dentro do gênero do faroeste, fez Chuck Mull, o Homem da Vingança, Trinity Ainda é Meu Nome, ...E Agora Me Chamam O Magnífico e Os Anjos Também Comem Feijão.

Ele é conhecido também por seu trabalho na parte elétrica e de filmagem, geralmente como cinematógrafo. Ele foi diretor de fotografia em Django, Adeus, Texas, Viva Django!, Um Trem para Durango etc.

Italo Zingarelli produziu O Exército de 5 Homens, Franco, Ciccio e il pirata Barbanera, Franco e Ciccio... ladro e guardia, A Droga (obra em que não foi creditado) Trinity é o Meu Nome, Em Busca do Prazer, Dá-lhe Duro, Trinity!, Sexo Louco (sem crédito) Panama Sugar e Trinità & Bambino... e adesso tocca a noi!.

Hill fez A Quem os Deuses Desejam Destruir, Trinity Vai à Guerra, A Rainha do Gatilho e diversas outras obras, algumas mais poéticas, como Meu Nome é Ninguém.

Já Spencer trabalhou em Um Herói dos Nossos Tempos, A Juventude é Quem Ama, Aníbal, O Conquistador, Hoje Eu...Amanhã Você e o fantasioso Aladim.

A dupla segue aqui mantendo a química que vinha apresentando no primeiro Trinity e em A Colina dos Homens Maus.

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Os dois estariam juntos em quase vinte filmes, como os já citados Trinity e Deus Perdoa...Eu Não!, mas também em A Dupla Explosiva de 1974 e Eu, Você Ele e os Outros de 1984.

Ambos desenvolveriam as carreiras com personagens mais engraçados e voltados para comédia.

Esse Trinity Ainda é o Meu Nome possui um tom mais engraçado, inclusive com as famosas cenas onde Trinity brinca ao sacar a arma de maneira engraçadinha, fora as brigas com tapas de mão aberta e cenários de isopor sendo destruídos pelos corpos fortes dos atores, no estilo que ficaria famoso no Brasil em séries de comédia como Os Trapalhões ou Chaves e Chapolim Colorado.

Narrativa

A trama inicia no deserto.

O Bambino de Bud Spencer, está na areia, armado. Após percorrer um bom percurso, ele aborda um grupo de cowboys aventureiros, com sua arma.

Depois de permitir que um deles vá até uma sacola onde está uma espingarda e deixa ele pegar somente para que ele perceba que a arma estava sem balas.

Ele brinca com as suas presas, rende a todos, justo no momento em que eles achavam estar em segurança. Ele pega o feijão que eles preparavam, come tudo, brinca com as expectativas deles e rouba também os seus cavalos.

Bambino age como uma espécie de macho alfa e passa por eles sem receio algum, sem dar chance de revanche ou revide, segue seu caminho sem grandes preocupações.

No mesmo local, pouco depois os mesmos homens "condenados" acabam encontrando o preguiçoso Trinity, o cowboy maltrapilho de Terence Hill.

É introduzido de maneira tradicional, igual ao outro filme, onde se arrasta na areia, usando um puxador improvisado, como se fosse uma cama. Esse objeto se chama travois no original, enquanto nas traduções chamam de padiola.

Acaba sendo inquirido pelo mesmo grupo de pessoas, se diz um procurado, mas de baixo preço, 50 dólares, já que roubou perus. Depois de toda a discussão ele acaba fazendo o mesmo que seu irmão, rouba o feijão deles, para logo depois encontrar o parente perto dali, sendo banhado, por Perla/Pearl de Yanti Somer.

O encontro familiar

Não fica exatamente claro quem ela é, se é parente deles, madrasta, mãe ou irmã, fato é que ela cuida do "pai" deles, o personagem interpretado por Harry Carey Jr de Rastros de Ódio e Tombstone: A Justiça Está Chegando.

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Eles comem um frango inteiro juntos, devoram a ave de maneira agressiva, com muita vontade, semelhante a animais selvagens, com pressa.

Parecem não comer há tempos, demonstram que alimento assim, em fartura, é artigo de raro na casa, ou simplesmente não tem muitos modos a mesa.

Eles recebem visitas na casa - o mesmo bando que perdeu os feijões para os irmãos - mas logo se livram deles.

Enquanto descansam, o velho chama os filhos para falar que acha que morrerá em breve e sugere formas de sustento ao caçula. Reclama que não vê o filho lançando mão do carteado (o mesmo que ele diz ser muito bom, e de fato é) e instrui Bambino para que o ajude.

Acha que Trinity dará um bom ladrão de cavalos e envia os dois para pegar gente desprevenida na estrada, mas ao chegar os dois ficam com pena de um casal pobre, que atravessa o deserto com seu bebê.

Ao invés de matá-los, ajudam, dão dinheiro a eles.

Esse episódio expande um bocado o conceito do primeiro, mostra o carteado em mais detalhes, inclusive no famoso momento da brincadeira/pegadinha de Hill, com a pistola e com os tapas que dava em um outros personagens.

Trinity Ainda é o Meu Nome: O segundo volume da saga dos irmãos Trinity e Bambino

Um trecho deste filme foi usado em um comercial da Sprint Broadband em 2006 na televisão dos EUA, no caso, a cena do bar em que o personagem de Terrence Hill consegue dar um tapa no rosto do adversário e sacar sua arma antes que ele consiga tirar a arma do coldre.

O corte nas cartas

Há um momento curioso, que foi tratado como gafe, mas que na verdade, esconde uma questão curiosa. O momento onde as cartas foram cortadas "indevidamente" não foi uma gafe. Na verdade foi uma questão estratégica, uma maneira de Trinity conseguir trapacear.

Ele sabia a ordem exata das cartas. Um corte adequado teria estragado a ordem.

A disputa se dá contra o trapaceiro profissional chamado Wild Card Hendricks, personagem de Antonio Monselesan, que assinava Tony Norton.

Em outro ponto, após pegar o dinheiro do prêmio, Bambino e Trinity resolvem se vestir de maneira elegante, em trajes mais formais, munidos de terno, chapéu bonito e cores combinando.

Parecem finalmente estar vestindo algo comprado e não as sobras do que está em um armário.

Os "federais"

Depois desse ponto, eles novamente encontram a família que eles ajudaram momentos antes - essa inclusive se torna uma piada recorrente, sendo repetidas outras vezes, inclusive ao demonstrar a tentativa de flerte de Trinity com uma membra dessa família.

Ao falar com eles, os dois são confundidos com agentes da lei, com federais, que supostamente trabalham disfarçados, como se fossem bandidos. Bambino é tratado como "O Capitão" e Trinity "O Tenente".

Os irmãos vão a um restaurante chique para jantar, no que parece ser um clube de ricos.

Lá comem grandes quantidades de comida, obviamente sem qualquer forma de etiqueta ou boas maneiras à mesa. Eles sofrem um choque social, os presentes também já que todos estranham eles.

O ápice disso é o momento em que eles sacam suas armas e ameaçam um garçom que faz um barulho alto quando abre um espumante.

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Toda essa sequência no lugar chique não estava escrita no roteiro, Hill e Spencer a criaram no set e conversaram Barboni a permitir que eles gravassem.

A ideia central do modo deles de arrecadar dinheiro e trabalhar consiste em uma mudança de lado, onde tentam pegar foras da lei ao invés de serem eles mesmos bandidos.

Depois que os dois saem, encontram um homem que acredita na história dos agentes federais, dá a eles quatro mil dólares para fazer vista grossa aos seus crimes.

Eles entregam alguns bandidos às autoridades e seguem. Tornam-se assim anti-heróis, tal qual Sabata, Sartana ou Django, embora sejam mais galhofeiros e engraçados no seu modo de operar.

A questão deles apresentarem como federais não causa graves problemas, na verdade eles deixam pensar que são assim, afinal, quem vai verificar em um cenário de velho oeste dos Estados Unidos, pouco antes do século XX começar?

Em determinado ponto, os irmãos observam um trio, no caso, Reap Smith Russell, um ladrão de gado, também Lenny Smith (Artemio Antonini) ladrão de bancos e Stingary Smith (Benito Stefanelli) pistoleiro e caçador de recompensas, se metem em confusão e acabam presos.

Mesmo não sendo agentes, eles fazem da prisão de bandidos a sua ocupação.

A igreja

O tom primordial do filme é o da comédia e suas piadas, claro, variam de qualidade, uma das melhores é quando Bambino resolve ir a uma igreja.

Quando vai se confessar, o áudio da voz de Spencer é anulado, sobe a música de Antonio Siciliano e o padre se constrange tanto que fecha a cortina do confessionário, como se o que ele falou fosse tão sujo que constrange o sacerdote.

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Ele se recusa a absolver o homem rotundo, que acaba quebrando toda a cabine. Depois Trinity aparece, perguntando por que os padres bateram em jovens latinos que nada fizeram.

O padre diz que não foram eles e sim Lúcifer que bateu neles, ou seja, acusa o Diabo de ter feito aquele mal. Depois fica claro que eram os bandidos que usavam as roupas dos padres, mas até esse ponto, não há nenhum problema nesse sentido.

Alguém procura Stingary, com um recado de Murdock. Até entrega ao xerife (ou seja, Bambino) um papel com o recado. Depois, em conluio com o dono do bar local, confundem os homens de Murdock, para atrair eles até a cadeia e rende eles, enquanto tentam liberar Stingary.

Mesmo depois de fingir serem agentes da lei, eles aplicam seus golpes, inclusive neles mesmos, já que Trinity rende o xerife (obviamente seu irmão) depois de saber onde ele estaria, se aproveitando de informações privilegiadas.

Bambino tira satisfação com ele, mas eles se reúnem para um último golpe, vestidos como os monges católicos, para tentar contra-atacar junto aos bandidos que exploravam os locais.

Depois de toda ação, eles voltam ao seu lugar de origem, após um combate final que não tem um grande ou grave clímax, o que é uma pena e infelizmente, marca um bocado do cinema de Barboni, que acerta muito na galhofa e não tanto na ação.

Ainda me Chamo Trinity é legal, segue a toada do primeiro filme, tem evolução de alguns quadros e momentos de oportuna alegria. Vale assistir especialmente pela química de seus protagonistas, que tradicionalmente estão juntos.

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