Anderson Silva Como Água | O Octógono no cinema

Na ultima segunda dia 05 de março aconteceu a cabine + coletiva de imprensa do documentário ‘Como Água’, um documentário sobre o lutador brasileiro Anderson Silva. E nosso querido Emerson Lara (@sorcerus) do nosso site parceiro Central 42 foi até o evento e conta para gente como foi:

Como Água, que dá nome ao filme, é uma citação que Bruce Lee fez em uma entrevista:

Um lutador precisa ser como água, que, se dentro de um copo, se torna o copo; se dentro de um bule de chá, se torna um bule de chá. É preciso se adaptar.

O início do documentário é confuso sobre o que ele será exatamente. A primeira impressão é em ser apenas sobre a vida do lutador, seus sonhos, família, intercalando com depoimentos, treinos e lutas. Tanto que vemos nos primeiro minutos, o seu dia-a-dia, sua rotina familiar, os filhos, esposa, o descanso em casa, e alguns poucos momentos dos treinos.

Então o filme inicia sua narrativa real a partir da luta com Damian Maia, onde foi severamente criticada sua vitória por pontos. O que causou tensão entre ele e o chefe do UFC, Dana White.

Após isso, o lutador Chael Sonnen, desafia Anderson Silva ao título, iniciando inúmeros ataques verbais, em entrevistas em rádios e tevês.

Anderson vai para os USA treinar. É sua primeira vez fora do Brasil para se preparar a uma luta, longe dos treinadores que o acompanham há muito tempo.

A preparação do “Spider”, assim como é conhecido Anderson Silva, não é só o principal objetivo do filme, mas acompanhar a tensão do lutador e de todas as pessoas envolvidas em seu treinamento. O documentário alterna em seus treinos, a tensão da imprensa sobre sua luta com Maia, sua apatia aos questionamentos da imprensa e provocações de Sonnen. Percebe-se que quanto mais próximo o dia da luta se aproxima, mais a narrativa e a edição ficam tensas, levando o espectador a sentir o que o lutador está sentindo naqueles momentos. Você percebe o alívio de Anderson após o final tenso da luta e a sua vitória.

A direção do documentário, de Plabo Croce, foi premiada com o Tribeca Film Festival Awards.

Talvez faltou um pouco mais de informações no filme. Por exemplo, é notadamente visto que Anderson está com fortes dores antes e depois da luta, e poderiam criar um clima ainda mais pesado no contar dessa história.

Mas, ao seu final, o documentário cumpre seu propósito em conhecer o lutador. Trouxeram o octógono ao cinema e com sucesso. Ainda mais após a popularização do MMA no Brasil, que ocorreu após a luta de Anderson contra Vitor Belfort.

Vladimir Fernandes da California filmes, informa que o filme será lançado em 200 salas de cinema, um número até grande para um documentário.

A coletiva de imprensa foi super descontraída e Anderson é super simpático e divertido, deixando todos a vontade. Veja na íntegra:

Anderson Silva, Como Água (Like Water)

Sinopse: Anderson Silva é o homem mais mortífero do planeta -- o campeão mais duradouro do UFC e o lutador de MMA mais temido. O filme oferece uma perspectiva única da lenda viva ao mostrar os treinos em preparação para a defesa do título de sua carreira contra seu arquiinimigo Chael Sonnen. Sonnen, um ex-campeão conhecido por muitos por ter a habilidade necessária para derrotar Anderson Silva.
Elenco: Anderson Silva, Dana White, Chael Sonnen
Direção: Pablo Croce
Gênero: Documentário
Duração: 76 min.
Distribuidora: California Filmes
 
Redação

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta