Ainda que seja possível desagradar as pessoas mais puristas, é certo que a lógica por trás dos grandes estúdios de cinema é extrair o máximo possível de seus produtos, sem falar na exploração sem fim das marcas mais conhecidas e que já renderam milhões e bilhões ao longo dos anos e décadas. Desse modo, tendo a noção de que as animações em 3D suplantaram o lançamento das animações em 2D, a Disney, que possui em seu leque de produtos marcas conhecidas mundialmente como Star Wars, a maior parte do universo cinematográfico Marvel e, claro, as suas famosas princesas, decidiu, dessa vez, transformar em live-action um dos seus maiores clássicos, A Bela e a Fera.
A Bela e a Fera é uma história já bastante conhecida por todos, no entanto, é um daqueles contos que continuam habitando o imaginário e encantando os mais diversos espectadores dispostos a revisitá-lo. Ao ser novamente exibida nos cinemas, a mais recente versão do filme é um verdadeiro espetáculo visual, repleto de efeitos que saltam aos olhos de qualquer um, revelando e contando a trama nos pequenos e grandiosos detalhes.
Para essa empreitada, a Disney tratou de se cercar de nomes já ligados ao filme em 2D da década de 1990 do século passado. Um destes nomes é Alan Menken, responsável pela trilha sonora da animação citada. Outro é o letrista Tim Rice; juntos, Menken e Rice ainda trouxeram três novas canções para a versão 2017. Além deles, há um elenco estrelado por Emma Watson que, como sabemos, trocou um musical — o oscarizado La La Land, cujo papel que seria da Watson ficou com a outra Emma, a Stone —, para poder estar em A Bela e a Fera, curiosamente, uma fábula mezzomusical, mezzodrama tradicional. Para viver a Fera, temos Dan Stevens. O ator, que já atuou em séries de televisão (sendo Downton Abbey um dos seus trabalhos mais conhecidos), tem ganhado certo destaque como o David Haller, da série Legion. Para rechear o elenco com atores ainda mais conhecidos e gabaritados, a Disney tratou de ter nomes como Kevin Kline, Ewan McGregor, Ian McKellen, Emma Thompson, Stanley Tucci e mais alguns outros e outras.
Visualmente impressionante, se o filme não tem o apuro visual de Mogli, ao menos entrega figurinos e cenários que fazem bons usos das cores para passar algumas mensagens sobre o próprio andamento das plots e sobre o emocional dos personagens. Através, por exemplo, de um uso primoroso de contrastes de cores opostas em suas diferentes tonalidades, é possível identificar e perceber como a história do filme vai sendo contada, construindo-se gradativamente a partir de interessantes combinações. Desse modo, os figurinos acabam por entregar e revelar o que está destinado aos personagens. É nessa perspectiva que torna-se possível compreender a personalidade dos atores centrais: a Bela e a Fera.
De início, com um vestido azulado, só que composto por um pequenino detalhe vermelho, o figurino trajado por Bela conta um pouco sobre sua personalidade. Considerada uma verdadeira estranha no vilarejo devido a seu gosto por leitura, o azul inicial de sua vestimenta atribui um toque mais fechado e discreto a sua personalidade, ao mesmo tempo em que já indicava, com um mínimo detalhe vermelho que, muito provavelmente, ela despontaria para o amor. E é o que acontece. Aos poucos, com o desenrolar da história, o vestido da Bela vai adquirindo cada vez mais toques de vermelho, como que se deixando contaminar pelo amor à medida em que sua afeição pela Fera vai crescendo, até que em um determinado momento, a personagem aparece com um vestido todo vermelho, mostrando que o amor, enfim, chegou.
Igualmente, as cores contam muito sobre a Fera. A princípio, suas vestimentas recebem tonalidades mais escuras, as chamadas cores frias, e que indicam visualmente acerca da personalidade sombria da personagem, até que vão adquirindo um tom de azul cada vez mais claro, apontando como a Fera vai adquirindo uma postura mais serena a partir do convívio com a Bela moça que o cativa, conquista e que, assim como ele, tem uma imensa uma paixão por literatura.
A narrativa culmina em um dos momentos mais sublimes e encantadores: a cena da valsa, no qual os contrários se misturam, se combinam, conversam entre si, representados pelo dourado/amarelado/alaranjado do vestido da Bela e o azul com toques dourados do figurino da Fera, exibindo então o despertar para o amor das personagens que se deixaram contagiar pela emoção. Assim, figurinos e cenário se compõem de forma a enaltecer e representar os dois extremos opostos representados pelo casal principal: razão (azul) e emoção (dourado).
É possível também perceber o acertado uso das cores em um dos principais cenários da história: o castelo da Fera, que, inicialmente é representado por tons escuros e tenebrosos, com um azulado escuro que perpassa todos os cômodos, sendo discretamente iluminados por alguns dos objetos, representando a emoção do ambiente, até alcançar uma total iluminação com o desfecho da narrativa, alaranjando-se.
Por fim, ainda que o filme caminhe por uma das atuais tendências hollywoodianas: reboots, prequels, remakes, certamente A Bela e a Fera é um filme que vale a pena ser assistido e apreciado por quem viu e quem não viu todas as versões anteriores devido à todo encanto das fábulas e a beleza retratada nos mínimos e mais bem pensados detalhes, suscitando reflexões sobre sonhos, sobre a fragilidade das aparências e o quão bonito pode ser um encontro de essências.
que bom v uma crítica de cinema que não apenas comenta o filme a partir da sinopse e elenco
parabéns
tem gente que se interessa por detalhes técnicos e nunca consegue ler sobre eles nas críticas
Just about all of what you say is astonishingly legitimate and it makes me ponder why I had not looked at this in this light previously. This particular piece really did turn the light on for me as far as this specific issue goes. But at this time there is 1 factor I am not too cozy with so while I make an effort to reconcile that with the core idea of the point, allow me observe just what the rest of your readers have to say.Nicely done.
Attractive section of content. I simply stumbled upon your website and in accession capital to say that I acquire in fact loved account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you get admission to persistently quickly.
Exactly what I was searching for, appreciate it for posting.