Criticia: O Palhaço

Segunda incursão do ator Selton Mello na direção de um longa-metragem, O Palhaço conta a história de Benjamin (Mello), vulgo Pangaré, um palhaço de circo que viaja pelo país com a trupe comandada por seu pai (Paulo José). Em meio a dificuldades financeiras, Benjamin ainda tem que lidar com problemas pequenos, mas que o consomem; como fazer uma carteira de identidade, comprar um ventilador e conseguir um sutiã novo para uma colega de palco.

Encarnando o seu palhaço como uma figura triste e incapaz de sorrir, é impossível não comparar (salvas as devidas proporções, é claro) a concepção do personagem de Pangaré, com a versão que Robert Downey Jr. fez de Charles Chaplin no ótimo “Chaplin” (de 1992), quando o atual Homem de Ferro mostrou uma diferente faceta para um ícone da comédia. Sendo assim, é uma decisão um tanto corajosa, ainda que não necessariamente criativa, que Selton opte por apresentar ao público um palhaço depressivo.

Ainda assim, o filme conta com boas tiradas de humor (como as conversas dentro do carro) e um ótimo tempo para comédia – a história do gato Lincoln é hilária. Porém, tal humor muitas vezes é prejudicado pelas fracas e irregulares atuações de quase todo elenco, inclusive do próprio Mello, algo raro de acontecer. Mantendo aqui todo o respeito que tenho pelo mestre Paulo José (e lembrando que isso nada tem a ver com seu talento ou capacidade de atuar), sou obrigado a admitir também que, em alguns momentos, é difícil entender o que ele fala, devido à sua saúde debilitada.

Problemas a parte, o cineasta mostra que conhece bem a linguagem cinematográfica e sabe como construir seqüências criativas. Colocando os personagens sempre no centro do quadro, e muitas vezes mostrando eles parados antes de darem sua ação, o ator/diretor cria uma ambientação que remete diretamente ao teatro e ao universo diegético em que vivem aqueles personagens.

Reparem também como, no início da projeção, quando tudo ainda está relativamente bem, os planos em contra-luz falseiam a pequena dimensão do público que assiste ao espetáculo, fazendo a pequena apresentação parecer um grande show. Posteriormente, quando Benjamin já está consumido por seus problemas, tais recursos não são usados, o que ilustra bem as mudanças de “humor” de seu protagonista.

Ainda que tenha os seus defeitos – a parte da alucinação com ventiladores é inexplicável –, O Palhaço comprova (mais uma vez) o talento de Selton Mello no comando de um longa-metragem. Em entrevista, ele admitiu que ainda tem muito o que aprender, e que é exatamente a possibilidade de melhorar e aprender mais que o fascina nessa profissão. Tendo isso em mente, confesso que fiquei curioso para ver um possível próximo filme sob seu comando.

Redação

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta