O Básico do Cinema: Os Clipes de David Fincher

É realmente grande a quantidade de diretores que saem do meio publicitário e "videoclíptico" e se destacam na sétima arte e David Fincher é um dos que melhor representa essa classe pois conseguiu se firmar nas duas últimas décadas como um dos melhores cineastas de sua geração. Seus filmes estão aí pra provar toda sua competência. Mas, foi mesmo dirigindo videoclipes, que conseguiu destaque suficiente a ponto de ser contratado pela Fox para comandar o terceiro longa da série Alien. Embora não tenha sido uma experiência bem sucedida, foi aí que Fincher deu a largada para uma carreira que hoje é cultuada por cinéfilos e estudiosos do cinema.

Abaixo você confere uma seleção com os melhores vídeos musicais dirigidos por Fincher e que já mostram todo o potencial do diretor pra criação da atmosfera niilista, soturna e violenta de boa parte de suas obras no cinema. Olhar pra esses vídeos é fundamental pra entender sua carreira cinematográfica. Destaque para Bad Girl da Madonna, que conta com participação de Christopher Walken, entre outros atores e Only, do Nine Inch Nails, cujo líder Trent Reznor se tornou parceiro habitual de Fincher e assina a trilha sonora de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres.

Alexandre Luiz

Comente pelo Facebook

Comentários

3 comments

  1. Avatar
    Erick Rabello 28 agosto, 2015 at 16:39 Responder

    Cadê "Vogue" de Madonna nessa lista???
    E o vídeo de "Express Yourself" considerado um dos melhores da história? Numa votação para a MTV, perdeu apenas para "Freedom" de George Michael, que por sinal, também é dele!

Deixe uma resposta