Cenas Memoráveis: A Outra Face

Quando John Woo foi para os EUA, a promessa era grande. Seus filmes produzidos no oriente tinham encontrado seu caminho para o ocidente e, principalmente por conta de Fervura Máxima, produção que tem uma das cenas de ação mais veneradas pelos cinéfilos do mundo, a chance de ver o que o cineasta poderia fazer com orçamentos mais gordos deixou o público bem curioso. Em 1997, três anos após seu primeiro longa norte-americano, Woo lança A Outra Face, unindo Nicolas Cage e John Travolta numa trama envolvendo uma caçada a um perigoso terrorista que troca de rosto com o agente do FBI designado para sua captura.

O resultado foi um longa de ação divertido e que cumpre tudo que promete. Woo dirige as cenas agitadas com a mesma competência de seus filmes chineses (embora exagere um pouco na que ocorre logo no início em um aeroporto) e cria dois momentos tão únicos que foi extremamente difícil decidir qual deles colocar neste post. O primeiro é o tiroteio no apartamento da ex-namorada do criminoso. Edição, design de som e coreografias impecáveis ajudam a sequência a se tornar memorável, mas o toque final está mesmo na decisão do diretor em mostrá-la sob os olhos de um garotinho. Para não ficar assustado com o barulho, sua mãe liga um walkman e coloca Somewhere Over the Rainbow (intepretada por Olivia Newton-John, uma bela piada interna com Travolta) nos fones de ouvido para o garoto. O resultado é de uma grande beleza visual e sonora, que ainda representa a inocência e fragilidade em meio à tanta violência. O outro momento é o clímax, uma perseguição de barcos tão bem montada como o tiroteio mas cujo destaque vai para o trabalho dos dublês. E como é bom assistir uma cena de ação que não envolva chromakey ou personagens criados por CGI.  Como a escolha depende de qual cena está disponível no Youtube, é exatamente esta que você vai assistir agora.

Repare na velocidade dos cortes entre os takes e na conexão entre cada um, ajudando a estabelecer a geografia do cenário para o espectador não se perder e entender tudo que está acontecendo. E, claro, tente imaginar a dificuldade de criar a sequência inteira e no trabalho magnífico dos dublês, que rendeu o MTV Movie Awards na categoria Melhor Cena de Ação em 1998.

P.S.: infelizmente a cena só estava disponível no vídeo abaixo, que a contém na íntegra, porém sem o áudio original, apenas com a trilha sonora.

Alexandre Luiz

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta