O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilãoO Anjo Malvado é um filme de drama e suspense normalmente associado ao subgênero thriller. Obra famosa por de trazer Macauly Culkin como um vilão, foi lançada no auge da carreira do menino, em 1993.

O longa tem direção de Joseph Ruben e é estrelado também pelo promissor Elijah Wood. É reconhecidamente tido como bastante polêmico, já que trata como assunto central malignidade de um personagem infantil.

A história gira em torno de um menino que tem forte inclinação a um caráter psicopata, ao menos no conceito mais popular da palavra. É uma versão informal do clássico A Tara Maldita, embora não haja nenhuma menção ao filme, ao livro ou a peça que se refere ao material original de Bad Seed.

A história gira em torno de Mark (Wood) um menino que acaba de ter uma grande perda em seu núcleo familiar primário. Seu pai precisa investir tempo e dinheiro em uma nova função e se vê obrigado, a contragosto, a deixar o filho na casa do irmão de sua família, enquanto viaja para o Japão à trabalho.

Enquanto lida com o luto, o menino aumenta a intimidade com seu primo Henry (Culkin) descobre os prazeres mais inocentes da infância, mas também testemunha uma filiação de caráter péssima do seu amigo e parente próximo.

Aos poucos a trama monta a história de um personagem muito malvado, de tão caráter péssimo, tão malvado que faz ele quase não parecer alguém real, embora seja bem construído tanto em texto quanto em atuação.

Embora Macaulay Culkin seja o primeiro nome nos créditos, ele só aparece após os primeiros dez minutos de exibição.

Muito se discutiu quem era o protagonista da história, mas a realidade é que Elijah Wood tem mais tempo na tela, além exercer o papel de "herói da jornada", levando em conta as teorias de Joseph Campbell em seus manuais de escrita.

Obviamente se usou o nome de Culkin na frente por ser ele a figura mais famosa da produção. Ele estava tão em alta que empregou aqui não um, mais dois de seus irmãos.

O Anjo Malvado foi um sucesso de bilheteria, o último dos filmes dele que não fracassou em arrecadação, ao menos até Galera do Mal (Saved!) lançado 11 anos depois, com Culkin já adolescente e bem mais recluso do que nessa época.

Culkin e Wood tornaram-se amigos íntimos durante a produção e permanecem assim até a atualidade.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Além de ter direção de Joseph Ruben, o longa possui roteiro de Ian McEwan, produzido por Mary Ann Page e Ruben. Michael E. Steele é o coprodutor, enquanto a dupla Daniel RogosinEzra Swerdlow como produtores executivos.

Kit Culkin, pai de Macauley foi decisivo para que o filho fosse escalado como Henry Evans. Jesse Bradford (Acima de Qualquer Suspeita e O Inventor de Ilusões) foi o originalmente escolhido para interpretar o papel, mas Kit queria que seu filho estrelasse, dizendo que tiraria ele de Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992) se ele não fosse escalado para este filme.

A Fox concordou devido à capacidade do ator mirim em transformar obras de baixo orçamento em sucessos financeiros.

Vale lembrar que Kit tinha formação como ator de teatro, fez um extra no clássico Amor, Sublime Amor e participou de uma versão de Hamlet em 1964. É conhecido também por ser irmão mais velho da também atriz Bonnie Bedelia, da saga Duro de Matar e Os Vampiros de Salém.

O filme estreou no Canadá e Estados Unidos no dia 24 de setembro de 1993. No Reino Unido chegou em dezembro de 1993 e em Hong Kong estreou 1994 no formato Laserdisc.

O estúdio havia considerado lançar o filme originalmente em julho, mas o atrasou porque Daniel Stern, estava lançando Sonho de Campeão na mesma época, que também distribuído pela 20th A Century Fox. O estúdio não queria colocar duas estrelas de Esqueceram de Mim competindo nas bilheterias.

Se pensou em outubro, mas a Fox programou a versão de Penelope Spheeris para A Família Buscapé, enquanto novembro estava fora de questão, pois estrearia nesse mês Uma Babá Quase Perfeita.

Escolheram então setembro de 1993, evitando a competição com outros filmes, além dessa ser uma época estratégica, já que as crianças pequenas voltavam à escola. Elas eram o exato oposto do público alvo, o estúdio sentiu que as crianças estariam menos inclinadas a vê-lo durante o ano letivo.

A escolha de Ruben ocorreu também por conta da especialização dele com terror familiar, já que fez O Padrasto com Terry O'Quinn e Dormindo com o Inimigo, com Julia Roberts.

O título original é The Good Son, já na Argentina e Colômbia era El ángel malvado. No Canadá, Suíça e França é Le bon fils.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Na Croácia é Dobri sin, na República Tcheca é Dobrý synek, na Dinamarca é Den gode søn, na Estônia é Kurjuse mitu nägu, na Finlândia é Serkkupoika, na Islândia é Fanturinn, em Israel é Ha-Ben Ha-Tov, na Itália tem o sugestivo nome L'innocenza del diavolo, enquanto na Espanha é El buen hijo. Em Portugal é chamado de O bom filho.

Originalmente a obra deveria ser ambientada em Minnesota, mas o cineasta e equipe de produção gostaram do cenário de Massachusetts e as filmagens foram aprovadas lá, decidindo assim realocar a história para uma cidade fictícia no Maine, embora não haja gravação lá, fora algumas imagens de arquivo ou com equipe de segunda unidade.

As gravações ocorreram entre novembro de 1992 e março de 1993, com filmagens no Novo México, em Rosewell, em Minnesota no Palisade Head e Two Harbors; Em Massachusetts se gravou em Annisquam, Cape Ann, Marblehead, Rockport, 2 Boardman Avenue em Manchester-by-the-Sea e Beverly. Em New Hampshire se gravou em Newington e Jackson. Também tiveram gravações externas em Lewiston- Maine e em Overton no estado de Nevada.

A companhia que fez o filme foi a Twentieth Century Fox que também distribuiu nos Estados Unidos. No Brasil foi lançado em fita cassete pela Abril Vídeo e é disponibilizado atualmente pelo serviço Disney+.

Ruben tem alguma tradição em filmes de horror como em Morte nos Sonhos, um filme de 1984 que é um pequeno clássico. Antes fez comédias como As Garotas de Pom-Pom e Gorp: Zorra Total, depois fez Os Esquecidos, com Juliane Moore, que também fala do tema de horror familiar, focando no sumiço dos filhos da protagonista.

McEwan escreveu Uma Estranha Passagem em Veneza e é mais conhecido por seu trabalho como escritor. Entre os seus romances traduzidos estão O Jardim de Cimento lançado em 1993 também, assim como O Inocente, que ele também adaptou script. Outros livros que viraram filmes anos depois foram Amor Obsessivo, Desejo e Reparação, Na Pra de Chesil e Um Ato de Esperança.

Mary Ann Page produziu Estrada para o Inferno, esse e Chump Change. Foi produtora associada em A Noite que Nunca Nos Encontramos.

O nome Henry significa “governante do lar”, fato que é apropriado, já que o menino é controlador e manipulador demais, mesmo com pouca idade. Ele consegue fazer com que sua família faça tudo que ele quer.

O projeto foi arquivado repetidas vezes sendo finalmente retomado em noventa e dois.

Além de Jesse Bradford, Michael Klesic também foi escalado para interpretar Henry Evans, em uma época anterior. O filme foi suspenso por dificuldades de financiamento e com isso, os atores mirins ficaram velhos demais para seus papéis, foi então que Bradford foi escalado. Alex Vincent, que fez Andy Barclay em O Brinquedo Assassino e O Brinquedo Assassino 2 fez o teste para ambos os papéis.

O filme não foi lançado nos cinemas o Reino Unido por causa do assassinato do brutal de uma criança, chamada James Bulger. Foi lançado apenas em 1995 e em vídeo com certificado de 18 anos, ainda alteraram a cena em que Henry deixa cair um manequim sobre um viaduto, porque o BBFC temia que as crianças tentassem imitar a façanha. Somente em 2002, no lançamento em DVD de 2002 que ele foi aprovado sem cortes, mas ainda com certificado 18.

Elijah Wood admitiu que ficou encantado por participar de um filme censurado, já que assistia rotineiramente a filmes de terror na época e tinha interesse em assuntos obscuros.

Ruben tentou fazer com que a MPAA desse uma classificação menos restritiva, como PG-13, mas a companhia recusou, por não querer que crianças pequenas tivessem sugestões sobre atos criminosos, já que Macaulay Culkin era muito popular. Sendo R os pais seriam incentivados a não trazer seus filhos.

Mesmo com as restrições, esse foi a melhor bilheteria da filmografia de Culkin pós 1993. Ele esteve em O Quebra-Nozes também de 1993, Vingança com o papai, Pagemaster - O Mestre da Fantasia e Riquinho, todas obras que arrecadaram bem menos dinheiro do que este filme, embora Richie Rich tenha sido um sucesso em home video.

A trama inicia com uma visão de cima, no céu, uma bela tomada aérea que contempla o deserto no meio dos cânions, no Arizona. Não demora a mostrar Mark, o menino que estava sozinho no deserto.

O personagem feito por Elijah Wood joga futebol (soccer) e se destaca em campo, enquanto espera seu pai Jack (David Morse) chegar. A expressão do adulto é ruim, de tristeza e melancolia, os dois vão ao hospital, visitar a mãe moribunda, que está em estágio de doença terminal.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Apesar de essa ser a única cena, a presença da personagem de Ashley Crow é muito sentida. Janice é uma personagem cuja falta é muito sentida pelo público de cinema pop da época, justamente graças à atuação emocional de Wood.

A despedida é curta e dura, o enterro é terno e emocionante, embalado pela bela música de Elmer Bernstein. Ruben exagera no melodrama, lançando clichês como uma câmera lenta bastante incômoda.

Wallace (Daniel Hugh Kelly) conversa com seu irmão Jack, sobre uma proposta de trabalho muito boa. Aparentemente ele seria bem pago, mas precisaria partir imediatamente, fato que tornaria a convivência com o filho proibitiva, ainda mais em um momento tão delicado.

Os dois passeiam pela estrada, vão até um deserto, o mesmo da cena inicial, onde Mark corre na direção da areia, a fim de se encontrar consigo mesmo. Depois vão para o Maine, para a casa de Wallace, de sua esposa Susan (Wendy Crewson) e seus filhos.

No caminho, o menino gasta o tempo jogando um Game Boy. Seu chama a atenção dele, falando "Se você se cansar de bombardear o universo..."em referência ao filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, Jack Torrance (Jack Nicholson) tem a mesma linha de diálogo com seu filho.

Fica claro que Ruben referencia várias obras de Stephen King. A atmosfera amistosa inicial lembra o visto no clube dos perdedores em It: A Coisa, também lembra Conta Comigo. Há inclusive atores presente em outras adaptações, como Daniel Hugh Kelly que apareceu em Cujo e o próprio David Morse, que esteve em Fenda No Tempo e À Espera de um Milagre.

Fica claro que Susan é uma alma perturbada, como Mark também é, já que seu filho mais novo, Richard, morreu em um acidente caseiro.

Os filhos do casal são Henry, de Macaulay Culkin e Connie, feita pela irmã dos dois, Quinn Culkin, que faz aqui seu segundo (esteve em Esqueceram de Mim) e último papel no cinema, decidindo enfim não seguir na carreira do irmão, ao contrário de Rory e Kieran, além de Rory Caulkin, que faz Richard, que aparece apenas em fotografias.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Susan seria feita por Mary Steenburgen, originalmente escalada na época da pré-produção, mas ela desistiu quando o filme foi adiado.

O cenário aqui é naturalmente diferente do inicial. O Maine é gelado e não desértico, como o Arizona, ou seja, há um choque geográfico além do emocional. Apesar da sensação de familiaridade ser quebrada, Mark tem necessidades, já era carente e ficou ainda mais depois da despedida eterna da mãe e temporária do pai.

Dessa forma, ele vira o alvo perfeito para o malicioso primo. A rebeldia de Henry parece ser fruto da carência também, ao menos nos momentos iniciais, quando ele assume gostar de fumar.

Poderia ser apenas um momento de tolice infantil, buscando ser grande, mas não, é um indício de que ele é mais avançado do que uma criança comum.

Entre falas sobre mortes, ameaças a Mark em tom de brincadeira e perguntas indiscretas sobre o luto, Henry segue ganhando a confiança do primo, manipulando ele, que é bondoso e particularmente frágil, devida a perda que sofreu.

Se escolheu bem o vestuário de Henry, que usa camisas, jaquetas e cachecóis vermelhos para representar uma natureza sombria, enquanto Mark usa cores mais claras, para representar sua forma mais gentil de comportar e agir.

Essa foi uma ideia da figurinista e costume designer e Cynthia Flynt. Até os sapatos de Henry miram essa representação.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Ele usa um Nike preto e outro branco, para representar o mal e o bem respectivamente, que lutam dentro da sua psique.

Henry tenta parecer mais velho do que é, tanto que diz gostar de fumar, até oferece um para Mark. O cigarro não era de verdade, obviamente, era um tubo cheio de salsa seca e folhas de alface.

Seu palavreado também é quase adulto, ele fala palavrão, sola um Fuck, momento esse que não foi originalmente roteirizado. Como o filme recebeu a classificação R contra a vontade do diretor, o cineasta sugeriu que Henry falasse isso uma vez. Ruben até pediu aos parentes do astro mirim permissão para tal, que foi dada sem hesitação.

Esse é o único filme em que Culkin interpreta um vilão, sem incluir o filme Party Monster, de 2003, onde um personagem dele comete assassinato, embora não seja um antagonista.

A partir daqui falaremos sobre os segredos da trama. Dessa forma, haverá spoilers. O aviso está dado.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Em uma das conversas profundas que tem com seu primo, Henry diz que viu irmão morto logo após o afogamento, meio azulado.

Fica a pergunta já na primeira meia hora se foi o irmão quem matou o caçula. Mesmo com esses momentos estranhos, Mark gostou do primeiro dia de convivência.

A partir daí a aura de estranheza aumenta, com direito a uma fuga de um cachorro pitbull, que eventualmente Henry mata, de maneira “acidental”, com um tiro de uma arma amadora, cuja visão é na verdade com um enfeite de capô de um Buick Riviera.

Os dois, juntos, jogam o corpo do bichinho em um poço perto dali, fazendo do lugar o repositório dos segredos de Henry, onde são guardados vários de seus pecados.

Enquanto lida com a noção de que o primo é ruim, Mark acredita que sua mãe voltou e encarnou em Susan. Essa parte é bastante esquisita, um indício de que o menino não está bem, poderia ser uma forma lúdica de acrescentar duplicidade no texto, talvez Mark estivesse delirando, mas fica claro desde sempre as intenções da criança malvada.

A coisa escala muito rápido quando Henry mostra um boneco, que usa a mesma máscara que ele deu de presente a Mark na primeira cena dos dois. Fica evidente que a máscara pertenceu antes a Richard, provavelmente, dessa forma o primo poderia imaginar que havia planos para que ele fosse ceifado também.

O boneco tem um apelido sugestivo: sr. Estrada e é chamado assim graças ao destino que ele terá. Os dois sobem em cima de uma ponte elevada, que dá visão para uma rodovia muito movimentada. Henry joga ele, dessa forma faz parecer que alguém tentou se matar na queda ou simplesmente caiu acidentalmente.

Causa assim o capotar de um carro, além de uma sucessão de outros acidentes, em um momento muito caótico. Esse momento pode ter sido inspirado em um evento no Halloween de 1992, quando alguns brincalhões perto de Detroit atiraram um boneco de um viaduto. Uma mulher grávida desviou na estrada para evitar bater no que ela pensava ser uma pessoa e morreu

O terror do filme mora na subida gradual dos atos diabólicos do belo menino e na percepção de que sim, ele é culpado por pelo menos uma tragédia familiar dos Evans.

É um pequeno assassino, provavelmente psicopata embora não tenha sido diagnosticado como tal, já que ele manipula inclusive a sua psiquiatra. Ele parece estar jogando uma partida de xadrez em alto nível, enquanto todos estão jogando dama. Só se permite revelar o caráter real para outra criança, que seria desacreditada no mesmo momento que tentasse denunciar ele.

Ele ainda ameaça Connie, brinca com as expectativas de Mark e as cumpre, já que ensaia uma forma de isolar ela no gelo, sob o lago congelado, com gelo fino, depois se aproxima de tentar pegar ela, mas não faz muito, só o suficiente para parecer tentar pegar ela, sem sucesso.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

Ele até se coloca em risco, não calcula direito, já que a parte onde está poderia ceder também. Mesmo sendo esperto, ele é uma criança ainda, pode não ter total ciência do momento que viveu, de que pode ele mesmo se ferir, ou ele calculou bem e simplesmente gosta de adrenalina a tal ponto que se permite isso.

Mark tenta em vão alertar os adultos, mas o primo é mais convincente, tem a seu favor que os ludibriados são seus pais. Ele até leva um tapa de Susan.

Henry verbaliza o seu intento, diz que ninguém vai acreditar em seu discurso, a sorte do "futuro Frodo" é que sua tia já suspeitava de Henry, tendo certeza sobre as maldades dele quando encontra um patinho de banho, que foi o suposto motivo dos ciúmes de Henry.

Rhoda em A Tara Maldita, matou um menino por conta de uma medalha, esse o motivo é ainda mais banal. Henry consegue ser ainda mais egoísta e vaidoso que a menina da peça e romance, consciente da própria malignidade, sendo mais explícito nas conversas, já que tem inclusive com quem dialogar sobre os seus anseios assassinos.

Perto do final, Mark se descontrola, até coloca uma faca no pescoço do primo e é interrompido por Wallace, que o agride.

Nesse ponto, se o filme investisse em dicotomia, certamente se poderia pensar que talvez é Mark quem imagina tudo, em tom de delírio, mas não, fica patente desde o início que o Anjo Malvado é Henry, ou o Good Son no original é uma ironia.

A sequência da floresta e penhasco é sensacional. Foi filmada em Palisade Head em Silver Bay, com vista para o Lago Superior. Nos roteiros originais se pensou que deveria ser o Oceano Atlântico de frente para todos, mas não foi possível encontrar um mirante rochoso adequado. Depois de vários batedores de fim de semana pesquisarem um lugar como visto no roteiro, Silver Bay foi escolhido.

Para os ângulos que olham para a água, vários barcos a motor foram usados ​​para agitar a água logo antes das câmeras serem ligadas, simulando assim as ondas do oceano.

O Anjo Malvado : O clássico em que Macauly Culkin é o vilão

O penhasco estava a 180 pés acima da água. Os três metros superiores foram fabricados, criados a partir do topo, com madeira e gesso, revestido com um material de borracha para que os atores pudessem rolar e lutar.

Os dublês estavam escondidos dentro do pedaço falso, controlando os cabos de segurança conectados aos atores quando eles estavam pendurados na encosta.

A sequência termina com muita emoção, reviravolta e com uma escolha terrível.

Culkin e Wood foram treinados pelo coordenador de dublês Jack Gill, ensaiaram por seis semanas antes de filmar a cena final, a fim de que se sentissem confortáveis ​​​​ao atuar pendurados em um penhasco a 55 metros acima da água. Eles realmente ficaram pendurados na montanha, protegidos por um guindaste e um cabo de segurança e um penhasco falso idêntico foi construído perto do penhasco real para fazer fotos em close com mais segurança.

Quando Henry cai, foi necessária uma cena de Culkin caindo de maneira realista. Após discussões com ator e com os seus pais, se concordou em fazer uma queda de 9 metros em um cabo no penhasco real, 55 metros acima do lago, mas para isso ele pediu um prêmio, depois desse ato de bravura e ganhou uma arma de ar comprimido, conforme seu desejo.

Mark termina perguntando se o resultado da sequência de queda se repetiria, mas ele permite o silêncio, de jamais perguntar a Susan o que ela sente, para não repetir os incômodos que Henry causava nele.

O silêncio é um bom aliado para a cicatrização das dores.

Anjo Malvado é um suspense que aparenta ser leve, mas seu conteúdo é de uma perturbação ímpar. Consegue ser uma boa atualização de Bad Seed, mas independente isso tem personalidade própria e discussões bem avançadas e maduras. É sem dúvida alguma uma obra digna de nota, reflexão e repulsa.

Avatar

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta