O cinema de horror normalmente comunga suas histórias de medo e susto com datas comemorativas. É assim desde épocas imemoriais e é assim também com os Filmes de Matança ou Slasher Movies. Nessa esteira, em 1984, começou uma saga cinematográfica polêmica e estranha, que se tornou proibitiva especialmente no seu filme inaugural.
Trata-se de Natal Sangrento, do original Silent Night, Deadly Night, um filme exploitation, meio "tarado", um slasher de formação clássica, repleto de clichês como violência explícita, nudez gratuita e exploração de temas como família disfuncional, pessoa traumatizada e criança que sofreu maus tratos e que passa a se vingar violentamente depois do ocorrido.
A polêmica ocorreu graças ao fato do matador estar usando uma roupa de Papai Noel, no caso, era Billy Chapman. O filme acabou saindo de circulação, proibido de passar nos cinemas.
Tempos depois foi lançado Natal Sangrento 2, um filme que tinha partes inéditas, mas fazia várias menções ao primeiro filme, reeditando tudo como se fosse flashbacks, embora não houvesse ali um personagem que tenha vivido aqueles dias, fora o irmão do assassino, que assumiu em seu lugar a sanha de matar.
Com o tempo a saga foi tomando rumos diferentes, chegou ao ponto de trazer obras que nem se passavam no natal, foi primeiro uma pentalogia e depois ganhou um remake.
Abaixo separamos os textos a respeito da saga.
Filmografia
1984- Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night)
1987- Natal Sangrento 2: Retorno Macabro
1989- Noite do Silêncio ou Natal Sangrento 3 (direto para vídeo)
1990- Natal Sangrento 4: A Iniciação (direto para vídeo)
1991- Natal Sangrento 5: O Horror na Loja dos Brinquedos (direto para vídeo)
2012- Natal Sangrento
Inspirações
1974- Noite do Terror (Black Christmas)
1980- Natal Diabólico
1980- A Noite do Pavor
Relacionados
2006- Natal Negro
2019- Natal Sangrento (Black Christmas)