
Natal Sangrento 5: O Horror na Loja de Brinquedos é um filme de horror e suspense, cuja fórmula conta com elementos de fantasia e até ficção científica. Dirigido por Martin Kitrosser, é mais lembrado por ser produzido e escrito pelo filipino Brian Yuzna e por reunir em seu elenco nomes como Mickey Rooney, Jane Higginson e Van Quattro, também por reunir elementos clássicos de histórias de contos de fadas, que serão evidenciados mais à frente no texto.
A sinopse dá conta de um fabricante de brinquedos idoso, que vive junto ao seu filho, criando objetos que acabam sendo violentos, mesmo sendo inanimados. Os tais "brinquedos" acabam matando crianças, por um motivo curioso.
Apesar de ser o quinto volume da saga Silent Night Deadly Night, é possível ser assistido e apreciado de maneira separada, já que não tem em si apegos cronológicos com a trilogia original, embora tenha algumas semelhanças dramáticas com o volume quatro, Natal Sangrento 4: A Iniciação.
A direção é de Kitrosser, roteiro é dele e de Yuzna (que dirigiu e escreveu o quarto filme da franquia) são produtores Richard N. Gladstein e Yuzna, enquanto Ronna B. Wallace faz a função de produtor executivo.
A polêmica de Rooney:
Houve uma questão pontual e curiosa quando anunciaram esse filme. Na época de Natal Sangrento, Mickey Rooney escreveu uma carta de protesto, afirmando que a "escória" que o fez deveria ser "expulsa da cidade" por ter manchado a sacralidade do Natal.
No entanto, ele co-estrelou este quinto filme, a altura que a franquia se tornou uma série de filmes de horror, após outros quatro outros episódios.
Ele se defendeu dizendo que quando filmou, o projeto tinha outro nome, provavelmente, era chamado Toy Maker, que é subtítulo, claro, se essa história é verdadeira.
Essa é uma produção dos Estados Unidos e foi lançado direto para vídeo. Estreou em 6 de novembro de 1991 em uma video première no seu país natal. Na Alemanha passou em maio de 1992, na Argentina em 11 de agosto de 1992. Já na Índia, chegou em 1994.
O título original é Silent Night, Deadly Night 5: The Toy Maker, nos países de língua inglesa. Também foi conhecido como The Toy Maker, no título de video box.
Na Argentina, México, Espanha é Juguetes diabólicos, no Canadá e França é Douce Nuit, Sanglante Nuit 5: Les Jouets de la Mort.

Na Rússia é Тихая ночь, смертельная ночь 5: Создатель игрушек, na Sérvia é Tiha noć, smrtonosna noć 5: Proizvođač igračaka e em Portugal, Brincando com o Terror.
Sobre locações e estúdios
O prédio utilizado para as tomadas externas do local de trabalho de Sarah é a sede da extinta Live Home Video, empresa que originalmente lançou o filme em VHS na América do Norte, em 15400 Sherman Way, Van Nuys, na Califórnia,
A Still Silent Films Inc. foi o estúdio que fez o filme. A distribuição variou de local e época, sendo da Live Entertainment no lançamento em fita cassete nos EUA, em 1991.
A MCA Home Video lançou fitas no Canadá em 91 e a Avid Home Entertainment lançou em 1995 VHS também. A Subasri Pictures lançou o filme nos cinemas da Índia em 1994, a International Video Entertainment (IVE) lançou em VHS pela última vez nos EUA e pela Lions Gate Films Home Entertainment já em DVD. A Tubi TV disponibilizou ele em streaming.
Quem fez
Kitrosser estreou na direção desse, depois fez Anjo Diabólico, Man of Her Dreams e o telefilme Living in Fear. Ele foi roteirista em vários filmes de Jason, como Sexta-Feira 13, Parte 3 e Sexta-Feira 13, Parte 5: Um Novo Começo, além de Chuva de Verão. Escreveu o argumento de Almôndegas 2, tem crédito de personagens baseados em Sexta-Feira 13: O Capítulo Final
Kitrosser passou a trabalhar como supervisor de roteiro em todos os filmes de Quentin Tarantino, desde Cães de Aluguel, até mesmo Era Uma Vez em Hollywood.

Yuzna é mais lembrado por ser produtor e diretor de filmes B, a maioria voltado para o terror. Era um grande parceiro de Stuart Gordon, produziu Do Além, Re-Animator: A Hora dos Mortos Vivos e Bonecas Macabras, todos com Gordon.
Dirigiu A Noiva do Re-Animator, Natal Sangrento 4, O Dentista, Faust:o Pesadelo Eterno e Re-Animator: Fase Terminal. Foi coprodutor em Querida, Encolhi as Crianças e produtor executivo da Trimark em Warlock: O Demônio.
Richard N. Gladstein também se tornou parceiro de Tarantino, tanto que trabalhou em Os Oito Odiados e foi coprodutor executivo em Pulp Fiction: Tempo de Violência, é produtor executivo em Jackie Brown. Foi produtor em Ela é Demais, A Identidade Bourne, Em Busca da Terra do Nunca e A Última Chamada.
Nesse quinto volume, ele é um figurante sem diálogo, na última entrada da franquia ele interpretou um personagem maior, sendo também produtor em A Iniciação.
Rooney é um ator de filmes da Hollywood clássica. Esteve nos sessentistas Bonequinha de Luxo, Deu a Louca no Mundo, fez a animação Meu Amigo, o Dragão, fez a narração e a voz de Papai Noel em O Natal do Irmãos Avarento. Dirigiu A Vida Íntima de Adão e Eva.

A equipe de efeitos:
O departamento de efeitos tinha gente de renome e tarimbada, como especialista Screaming Mad George, que fez as funções designer/supervisor e surrealistic visual design and effects. Nesse mesmo 1991 ele ainda dirigiu seu filme, O Futuro da Humanidade.
Os efeitos de Thomas C. Rainone (que também é diretor de segunda unidade) vinha de O Mestre dos Desejos, A Volta dos Mortos Vivos 3 e Colheita Maldita 3: A Colheita Urbana.
Os efeitos mecânicos e pirotécnicos de Ken Tarallo de O Sobrevivente, Os 12 Macacos, À Sangue Frio, Cloverfield: O Monstro.
Narrativa
Diferente de alguns dos outros episódios da franquia, essa parte cinco ao menos se passa na época de final de ano.
De cara se mostra a janela de uma casa comum, suburbana, onde um menino está. Ele é Derek (William Thorne) e mesmo sendo a noite profunda, ele está acordado. Quando ouve barulhos estranhos, simplesmente vai averiguar.
Enquanto passeia pela casa, ele entra no quarto da mãe. A porta está destrancada e ele vê a mãe transando. Em outro filme, um menos peculiar, isso seria motivo para ele parar, mas não é o caso.
Ele enfim desce para o primeiro andar e ouvindo um barulho estranho, encontra um embrulho, que avisava que não era para abrir até o natal. Nesse ponto, ele quase abre o presente, mas seu "pai" - parentesco esse entre aspas, graças a uma revelação futura -Tom (Van Quattro) o impede de fazer isso
Depois que dá uma bronca no menino, avisando para que ele para não abra a porta sozinho (especialmente à noite) o chefe da casa pega o embrulho, leva até a parte de dentro e espera Derek subir. O menino se esconde na escada,
Sentado observando o presente, o sujeito abre e percebe uma esfera vermelha, que guardaria um grave problema em si.
A partir daqui falaremos com spoilers. O aviso está dado.

A caixa faz um movimento estranho, pulsa e se mostra uma armadilha.
Dentro dela há um brinquedo tipo esférico, que parece uma simples bola com cordas pendurada, decorada com motivos de Papai Noel, que muda a face e agarra a pessoa, dando choques através das cordas que prendem em seu pescoço e tronco.
Ela acaba matando Tom, que se desequilibrar e cai de cabeça na lâmina de um acendedor de lareira, deixando a sua esposa desesperada e o filho catatônico.
Duas semanas depois
Derek e sua mãe Sarah (Jane Higginson) não conseguem dialogar mais. O menino se torna ainda mais calado e tímido, enquanto a mãe se preocupa cada vez mais com os rumos que ele vai tomando.
Como era comum com crianças nos anos 1990, o menino gasta seu tempo diante da babá eletrônica "de fato", ou seja, gasta seu tempo livre vendo televisão.
Nesse momento ele assiste o desenho de Rambo: A Força da Liberdade, seriado esse que era muito conhecido por suavizar o personagem militarista de Sylvester Stallone.
Em determinado momento, aquela televisão também passa Natal Sangrento 4, fato que faz perguntar se há um apego cronológico ao filme de Yuzna ou não, pois uma vez que ele é um filme, há de se entender que o que ocorreu no quarto capítulo não vale de nada, ou esse pode ser apenas um chiste, uma brincadeira metalinguística que diretor e produtor pensaram.
Mãe e filho vão até a velha loja de brinquedos e acabam encontrando o irritante adolescente Pino (Brian Bremer). Ele e seu pai, Joe Petto (Rooney) cuidam do lugar.

O menino é travesso, fica claro que ele está na fase da puberdade, na verdade parece um adulto tentando fingir que é um rapaz em fase juvenil - o ator tinha entre 23 e 24 anos.
Suas atitudes, no entanto, são infantis, ele gosta de pregar peças nos clientes, até usa máscaras de monstros para assustar possíveis compradores das quinquilharias de seu pai.
Há muitas semelhanças entre ele e o Tommy Jarvis de Corey Feldman, o mesmo que está presente no quarto filme de Sexta-Feira 13, o Sexta-Feira 13 O Capítulo Final.
Parente em pé de guerra
Joe e Pino vivem brigando, são próximos, claro, especialmente do ponto de vista sentimental, mas fica evidente que o senhor enxerga mal o próprio filho, trata ele de forma até desdenhosa.
A loja onde a família reside e trabalha parece ser o epicentro de momentos estranhos, já que ali não ocorreu somente esse momento pitoresco.
O fator Noah
É nesse cenário da que aparece um outro garoto estranho, no caso, Noah Adams (Tracy Fraim) um local, recém-chegado à cidade, que se hospeda em um hotel, passando para o dono do local um cheque sem fundo.
Noah resolve presentear o locatário, dando um embrulho da loja, para "compensar" o problema que lhe ocorreu, o inconveniente do atraso. Se saber, passou para ele um embrulho que tinha um ser rastejante.
Essa criatura lembra um pouco as monstruosidades viscosas de Natal Sangrento 4, mas a impressão maior que fica é a dubiedade. Saberia Noah que caixa "carregava a morte"?
Ele tem alguma ligação com a morte do início do filme. Talvez seja ele um cúmplice de vilania ou ele mesmo pode ser o responsável pelos brinquedos, ainda mais pelo fato dele trabalhar como Papai Noel de Shopping, em atenção ao drama de Billy Chapman, no primeiro Natal Sangrento.
Fato é que os brinquedos têm um design sensacional, pois parecem objetos infantis comuns, mas também conseguem ser assustadores.

Em seu trabalho como Papai Noel de shopping, ele recebe uma menina, que pede uma fita de A Noiva do Re-Animator. Essa criança é interpretada pela filha do produtor, Zoe Yuzna.
Mais tarde, o rapaz assusta o progragonista Derek, aparece subitamente, silencioso, de uma forma que lembra o modo como Billy Chapman ataca no filme de 1984.
Invasão domiciliar
Dessa forma Noah e Pino disputam para saber quem é o mais esquisito dos personagens, embora a postura de Noah passe a ser de uma pessoa mais "normal". Os dois agem como stalkers, a diferença é que Noah persegue as pessoas da família Quinn, tentando chegar perto de Derek e de Sarah, enquanto Pino tem outro alvo de obsessão.
O filho de Joe se aproxima da casa dos Quinn, entra em segredo no lugar.
O que mais chama a atenção nem é o fato dele ter entrado na casa de terceiros, e sim como ele se veste, com tecido cobrindo quase todas as partes de sua pele, aparecendo de fato apenas o rosto.
Como era época de natal, havia a desculpa de que fazia muito frio, mas ainda assim, é bastante suspeito o modo dele se portar e apresentar. Também chama a atenção em como ele se movimenta, andando de formae maneira muito rígida e dura.
Sarah decide ir até a loja de brinquedos, tirar satisfação com Joe e o velho pai explica que no passado, moraram na casa dos Quinn. Ele diz que Pino vai para lá por conta de saudade, já que eles moraram lá, quando o rapaz era uma criança.
Texto ruim
Nenhuma linha de diálogo foi pensada para tornar o filme em algo realista. O texto também não consegue divertir muito, nem mesmo ao se perceber que ele é tosco e estranho.
O humor não funciona, seja o proposital ou o involuntário. Outra fragilidade no filme é que há poucas mortes e ataques, o máximo de violência que ocorre é uma briga entre Joe e Pino, que aliás, é muito sem graça, fugindo de qualquer possibilidade de clímax.
Um momento que vale a pena a conferir é o ataque dos patins, que são dados a uma criança, no caso, Lonnie, feito pelo irmão do produtor, Conan Yuzna. O ator mirim esteve em Natal Sangrento 4 e tinha esse mesmo nome.
O calçado aparentemente é eletrônico, entram em curto circuito, soltam faísca e fazem com que ele chegue a rua, trombando com um carro. Apesar dele ficar muito machucado, o impacto do atropelamento é ridiculamente lento.
Ligações com o quarto filme
Conan Yuzna disse nos bastidores desse que está interpretando o mesmo personagem que fez no filme anterior da série. Curiosamente também há pequenos papéis nesse para Neith Hunter e Clint Howard, com ambos tendo os mesmos nomes do longa de 1990, Kim e Ricky respectivamente.
Hunter e Conan tem até uma ligação familiar. Segundo teorias de fãs, Kim adotou Lonnie, que obviamente envelheceu entre os filmes. Considerando isso, o menino passou por muitos eventos traumáticos, os anteriores e esses que ocorreram em The Toy Maker.
Sobre o Ricky de Clint Howard, é praticamente impossível que ele esteja reprisando o seu papel, já que o personagem morreu ao ser devorado por um verme gigante no quarto episódio da franquia.
Os momentos finais e as revelações
Noah segue a Família Quinn por conta de acreditar que é pai do menino e o roteiro não demora a revelar o óbvio: ele é mesmo o pai de Derek, mas por algum motivo, Sarah escondeu isso dele e preferiu optar por Tom, que era alguém mais seguro.
Como ele rouba brinquedos, trabalha com funções não fixas - já que só se trabalha como Papai Noel no final do ano - não era sem motivos.
A viuvez e o retorno de alguém que amou amoleceu a mocinha e os dois ensaiam reatar a relação, quase transam inclusive, justamente em um ponto onde outros personagens coadjuvantes são sendo atacados por brinquedos violentos.

Esses são brinquedos moralistas, tal qual Cropsy de Chamas da Morte, Jason Voorhees de Sexta-Feira 13, Parte 2 e claro, Michael Myers de Halloween: A Noite do Terror.
O modo de operar dos objetos "malignos" lembra as tranqueiras super divertidas como os motes Brinquedos Diabólicos (Demonic Toys) e O Mestre dos Brinquedos (Puppet Master). Mas também se usa um avatar humano, para referenciar a maldade, com Petto vestindo-se de Papai Noel, acompanhando os seus inventos assassinos.
Fica claro que há alguma reviravolta nesse método de Joe, mas isso se desenrola depois.
O ataque ao casal anteriormente citado, com Buck (Eric Welch) morrendo e a quase morte da babá Meridith (Amy L. Taylor) são momentos agressivas, tão sanguinolentos que quase compensam a monotonia geral, mas na prática, acrescentam pouco a trama, estão lá só para demonstrar que o mesmo poderia ocorrer aos pais de Derek, caso se integrassem ao sexo fora do matrimônio.
Exposição
Noah afirma que conhece a história pregressa de Petto. O senhor foi preso no passado, em Groove City, quando Noah ainda era criança. Noah pesquisou sobre ele, investigou, até comprou seus brinquedos, mas nada encontrou.
Não fica claro se o brinquedo que ele deu ao sujeito como "sinal" do aluguel era um desses comprados ou não, embora fique a impressão de que ele não sabia ou não tinha certeza daquela questão.
Uma vez que o homem morreu, ele teve certeza da malignidade alheia, mas obviamente, não precisava fazer algo tão radical quanto dar um brinquedo suspeito ao homem que lhe alugou um quarto.
Um homem magoado e com motivos para matar
É dado que o velho perdeu a família em um acidente, sua esposa grávida morreu e seguindo a teoria de Noah, ele segue tentando matar as pessoas chega até a levar a mãe dos Quinn para dentro do seu covil, onde estão vários manequins, partes de robôs e cadáveres mumificados.

O final é expositivo e muito tolo. Tem seu charme justamente por ser tosco, por se revelar um conto sobre o boneco que quer virar humano
Pino quer se tornar o filho de Sarah, ao mesmo tempo que faz movimentos pélvicos em cima dela, referenciando sexo de maneira obvia e muito, mas muito bizarra.
Ele não tem pênis, é quase como os bonecos de Ken e Barbie, mas nesse esse "defeito" o impede de ser (ou de tentar ser) incestuoso, já que diz que quer ter Sarah como mãe, mas também faz movimentos típicos de sexo com ela. Talvez a ideia seja a de mirar não só a ideia do Pinóquio de Carlo Collodi, mas também ser uma variação insana de Édipo Rei de Sofócles.
Não fica claro se foi Pino ou Joe quem cometeu os crimes do passado, talvez ambos, possivelmente um começou e se arrependeu e o outro seguiu o exemplo homicida. É confuso e mal construído o texto.
Natal Sangrento 5 é o mais insano da pentalogia, é confuso, sujo e engraçado, mas desperdiça a chance de ser sangrento e repleto de gore. Uma vez que foi lançado direto para vídeo, poderia ousar mais. Ainda assim, é uma obra curiosa e muito engraçada, visto o nonsense com que trata sua narrativa.
Confira também os outros filmes da franquia:
1984- Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night)
1987- Natal Sangrento 2: Retorno Macabro
1989- Noite do Silêncio ou Natal Sangrento 3 (direto para vídeo)
1990- Natal Sangrento 4: A Iniciação (direto para vídeo)
1991- Natal Sangrento 5: O Horror na Loja dos Brinquedos (direto para vídeo)
2012- Natal Sangrento