Especial Batman - Aquecimento O Cavaleiro das Trevas Ressurge: Pra conhecer antes

O novo filme do Morcegão estréia essa semana e abaixo, separamos algumas obras que você deve conhecer antes de conferir O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ok, algumas você deve conhecer, e ponto!

Quadrinhos: A lista de boas histórias do Batman é longa. O personagem é o mais “sortudo” da DC Comics por ser agraciado por artistas tão competentes. Vamos a algumas:

Batman – Ano Um – A mini-série que conta o primeiro ano de atividades do Morcego em Gotham. As principais idéias de Batman Begins saíram daqui. Foi escrita por Frank Miller nos anos 80 e ajudou a trazer de volta o tom sério que o personagem merece.

A Piada Mortal – A Graphic Novel escrita por Alan Moore e desenhada por David Gibbons conta a origem do Coringa, 50 anos depois de sua primeira aparição nos quadrinhos. Essa versão é tida como a oficial para o surgimento do personagem. Indispensável.

O Longo Dia-das-Bruxas  – Mini-série que mostra a descida de Harvey Dent de promotor a Duas-Caras, quando tenta combater o crime em Gotham. A HQ traça um ano quando crimes contra a máfia são cometidos em feriados. Um serial killer a solta, Batman, Gordon e Dent fazendo um pacto para levar criminosos pra prisão e o Cavaleiro das Trevas percebendo o que sua chegada a Gotham realmente pode ter trazido. Por Jeph Loeb e Tim Sale, a obra foi uma das maiores inspirações para Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Vitória Sombria – Continuação direta da mini-série citada acima. Mais um serial killer assombra a cidade, desta vez indo atrás de policiais corruptos. A história também introduz Robin a mitologia do Batman.

Batman – O Cavaleiro das Trevas – Mais uma Graphic Novel de Frank Miller. Batman voltando a ativa, após uma longa aposentadoria. Vale ser lida pela relevância tanto para a reformulação do Homem-Morcego nos quadrinhos quanto para a época em que foi escrita: os anos 80, regime de Ronald Reagan e a Guerra Fria. Algumas idéias de O Cavaleiro das Trevas Ressurge saíram dessa, considerada uma das mais importantes obras sobre o Batman já lançadas.

A Queda do Morcego e Terra de Ninguém – As duas supersagas publicadas nos anos 90 que ajudaram a redefinir o Batman naquela década. A primeira mostra o Morcego passando por um forte stress que resulta na batalha com Bane, vilão que surge em Gotham com a intenção de destruir o herói. E consegue, quebrando sua coluna e o deixando paraplégico. A segunda coloca a cidade toda em estado de calamidade, depois que um terremoto a isola do resto dos EUA. Ambas sagas serviram de inspiração pro desenvolvimento do roteiro de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, então é bom conhecê-las.

Filmes: Nem só de Batman vive um fã de cinema, então vamos a uma lista de filmes que vai ajudar a compreender o espírito Drama-policial que Christopher Nolan impôs em sua trilogia d’O Cavaleiro das Trevas.

Blade Runner – O Caçador de Andróides – O clássico da ficção científica dirigido por Ridley Scott é o filme preferido de Nolan e serviu de base pra direção de arte e pra criação da atmosfera de Batman Begins.

Fogo contra Fogo – Filme policial de Michael Mann em tom épico, mostra a caçada a um assaltante de bancos vivido por Robert De Niro efetuada por um policial interpretado por Al Pacino. Em termos de história o filme é extramente profundo no desenvolvimento dos personagens. Todos tem parte fundamental a trama e são muito bem construídos. Tem por ponto alto o assalto ao banco de Los Angeles, que serviu de inspiração a Christopher Nolan para a primeira aparição do Coringa em O Cavaleiro das Trevas.

Trilogia O Poderoso Chefão – Po... é a trilogia Poderoso Chefão né? Obrigatória até pra assistir desenho da Disney 😛 Mas falando sério, visualmente e no desenvolvimento da história, principalmente no segundo filme, há muito da saga dirigida por Coppola. Sem contar que na HQ O Longo Dia-das-Bruxas existem inúmeras referências a essa obra importantíssima do cinema.

Operação França – Uma das inspirações de Christopher Nolan para desenvolver o visual de sua versão do Batman. Um dos filmes policiais mais realistas e brutais (no que se diz respeito a como desenvolve a história e não a violência) do cinema moderno. Dirigido por William Friedkin.

Amnésia, Insônia, O Grande Truque e A Origem – Os filmes do Nolan fora do circuito Batman. Insônia é o mais “fraco” e ainda assim é um bom thriller. Apenas A Origem compartilha da escala grandiosa dos filmes do Homem Morcego. Os três primeiros são menores e mais pessoais, o que torna a experiência ainda mais interessante, pois dizem muito sobre Nolan como cineasta.

Batman Begins e Batman – O Cavaleiro das Trevas – Nem pense em assistir o último capítulo de uma trilogia sem conhecer os dois primeiros.

Metrópolis, Doutor Jivago e Lawrence da Arábia – Três clássicos absolutos do cinema. O primeiro, representante do Expressionismo Alemão e uma das histórias de ficção científica mais famosas da sétima arte. Nolan se refere à Metrópolis como inspiração para a metáfora da arquitetura de uma cidade refletindo sobre a sociedade que nela vive. Já Jivago e Lawrence são dois épicos históricos de grande escala. O cineasta declarou que se Begins e O Cavaleiro das Trevas são filmes policiais, O Cavaleiro das Trevas Ressurge tende a ser comparado a um drama histórico, tanto tecnicamente quanto por seu roteiro, que valoriza mais os personagens do que a ação. Será?

Batman – Dirigido por Tim Burton. Jack Nicholson como o Coringa. É bom para ver como um personagem pode ser interpretado de duas formas completamente diferentes.

Batman Eternamente – Esse é pra torturar um pouco. Veja como o Duas-Caras não deveria ter sido adaptado pro cinema para poder depois curtir o que Aaron Eckhart fez com o personagem no novo filme.

Outras mídias: Além do cinema e quadrinhos, o Batman também foi muito bem adaptado na TV. Altamente recomendável o seriado animado dos anos 90. Principalmente a primeira temporada. E, lógico, o anime Gotham Knight, que faz uma ponte entre Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas.

É isso aí, se você conseguir ter tempo pra conhecer tudo isso ai antes de ver o filme no cinema, garantimos um aproveitamento maior da experiência 😉

1 comment

  1. Maryellen Jervey 10 abril, 2025 at 04:38 Responder

    After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

Deixe uma resposta