Musicais e seus momentos mais marcantes

O cinema tem diversos gêneros e subgêneros cinematográficos, mas nenhum divide tantas opiniões quanto o musical. O “ame ou odeie” cai como uma luva, numa vertente da sétima arte que se apoia em outra ainda mais antiga para contar sua história. Utilizar a música como enredo e ainda inserir coreografias que exaltem o tema principal ou os sentimentos dos personagens, é a principal marca dos musicais. Particularmente, a equipe do Cine Alerta é fã confessa do gênero, e esse especial vai elencar cenas e principais números que marcaram nossos musicais favoritos. Apreciem e fique a vontade para falar de seus musicais favoritos nos comentários e dizer, é claro, quais performances mais mexeram com vocês.

Momentos mais marcantes por José Guilherme

Dominado por cenas dos anos 2000, minhas escolhas advêm de filmes que marcaram o início da minha vida como um cinéfilo oficial, sendo algumas mais simples, outras de filmes mais premiados, elas representam o que de melhor o gênero trás.

 

Elephant Love Medley (Ewan McGregor / Nicole Kidman) - Moulin rouge - Amor em vermelho (2001)

Talvez esse seja o musical que mais marcou minha vida. Confesso que anualmente eu revejo o filme pelo menos umas cinco vezes e a cada cena revista, tenho certeza absoluta de que o momento em que Satine e Christian declaram todo o seu amor um ao outro com um mash-up de músicas românticas, será por muito tempo uma das cenas mais apaixonantes e inspiradoras do cinema. É o amor na sua forma mais cafona e mesmo assim encantadora.

2º A Little Priest (Helena Bonham Carter e Johnny Depp) - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

A cena mais engraçada e sádica do primeiro musical oficial de Tim Burton é também o momento no qual vemos que a química entre Depp e Bonham Carter, que já chegou a um nível tão impressionante, que qualquer cena que eles protagonizem vai lhe deixar com aquele sorrisão no rosto, é só se perguntar: quando você se encontraria rindo de duas pessoas escolhendo outras para comporem o recheio das tortas que são o carro chefe de seu comércio? Surreal define.

Nowadays / Hot Honey Rag (Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger) - Chicago (2002)

O apoteótico desfecho do premiado musical Chicago é uma cena de beleza ímpar e que traduz da forma mais clara possível todo o glamour e sonhos almejados por Roxie e Velma, as femmefatales com almas de divas do jazz.

All You Need Is Love (Jim Sturgess, Dana Fuchs, TV Carpio e Joe Anderson) - Across the Universe (2007)

Um dos musicais que mais dividiu opiniões, mas que apesar dos momentos disparatados onde a diretora Julie Taymor,quis dar sentido a músicas nonsenses dos Beatles, e merece uma conferida pelo elenco afinado e inspirado. Basta ver e ouvir todo o amor conferido na melodia dos versos de uma das canções mais conhecidas dos rapazes de Liverpool.

Summer Nights (John Travolta e Olivia Newton-John) – Grease- Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Uma lista que fale de musicais e não cite Grease, é quase impossível de se ver. Tem como não cantarolar junto de Danny Zuko e Sandy Olsson relatando suas férias de verão de forma um tanto quanto diferentes, mas não menos inspiradas? Um clássico.

 

Momentos mais marcantes por Eduardo Silva

Fazer escolhas é sempre difícil, ainda mais quando se é apaixonado por esse gênero que é tão detestado por muitos! Não tenho nenhuma vergonha em dizer que “EU AMO MUSICAIS!” e que com certeza doeu deixar alguns de fora. Mas é assim mesmo.

 

And I am Telling You (Jennifer Hudson) - Dreamgirls - Em busca de um sonho (2006)

Acho que não preciso dizer o porquê dessa cena estar na lista né? Jennifer Hudson arrebatadora, a qual já sabíamos ser uma excelente cantora, mas aí vimos uma estrela nascendo. Exagero? Acho que não, afinal,a sequência foi gravada numa tomada só e levou toda equipe ao choro. De arrepiar!

Roxanne (Jacek Koman e Ewan McGregor) - Moulin Rouge - Amor em vermelho (2001)

Claro que o filme que trouxe os musicais de volta a cena não podia ficar de fora, mas como meu amigo Zé Guilherme escolheu minha música, achei válido colocar essa cena que é incrível, cheia de energia do elenco e com uma grande carga dramática.

The Winner Take It All (Meryl Streep) - Mamma Mia!(2008)

Um filme desprezado e detestado por muitos, mas que me diverte de uma maneira absurda, seja pelas ótimas músicas ou pelo clima de descontração que é palpável pelo elenco. Portanto, a cena em questão é uma das minhas favoritas, primeiro por gostar muito dessa musica e segundo por que Meryl está demais.

You Can’t Stop the Beat (Hairspray Cast) – Hairspray - Em busca da fama (2007)

Essa com certeza é aquela cena empolgante que faz você querer sair dançando e deixar a batida realmente te dominar! Afinal, é a cena final desse que é um dos musicais mais divertidos já produzidos, com muitas cores, animação e uma protagonista apaixonante.

By the Sea (Helena Bonham Carter) - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Definitivamente,um dos musicais mais diferentes que já vimos. Mas com certeza esse número onde temos a Sra. Lovett imaginando um lindo futuro ao lado do seu amado Mr. Todd, numa cena surreal e muito bonita naquele estilão que só Tim Burton pode proporcionar.

Redação

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

8 comments

  1. Avatar
    William Haddad 28 novembro, 2012 at 16:22 Responder

    simplesmente espetácular majestoso mesmo faltanto um ou outro mas estás perdoado pois ao ver estas cenas magnificas com atores e cantores maravilhosos encheu-me a alma de alegria….gostaria de lembrar som carinho de um dos musicais maravilhosos que assisti ainda na década de 60 CHAMADO …..HELLO DOLLY…QUE NÃO ASSISTIU QUE ASSISTA….FORA TANTOS OUTROS…..GRATO PELA POSTAGEM MUITO ELEGANTE E SENSÍVEL …

Deixe uma resposta