Alerta Dicas #14

alexandre

downloadAmerican Pop: Esta animação de 1981, dirigida por Ralph Bakshi tem vários problemas de narrativa. Mas, isso é irrelevante, porque o que vale mesmo é como o filme percorre por quase um século de música norte-americana, fazendo paralelos que vão desde as inúmeras "revoluções" musicais em períodos de conflito, até uma crônica mais profunda quanto ao comportamento da juventude dos EUA através dos tempos. Um dos pontos mais interessantes da fita é justamente mostrar como as Guerras mexeram com a estrutura familiar norte-americana, além de proporcionar transformações políticas e de ordem popular. A história recente da América do Norte é contada através de jazz, blues, folk e rock, tornando tudo lindo de assistir, com os traços da animação sofrendo mudanças de acordo com a passagem dos anos (com influências de artistas de variadas épocas) e lindo de ouvir, já que conta com uma infinidade de canções históricas de Gershwin, Cole Porter, Jimi Hendrix, Lynyrd Skynyrd e uma infinidade de outros músicos imortais. Ralph Bakshi fez sua carreira com animações de teor adulto, sem medo de botar a imaginação para criar belíssimos quadros. Em American Pop não é diferente. E deve ser assistido no melhor sistema de som possível.

joseguilherme

A Young Doctor's Notebook: Em 2012, o canal Sky Arts levou ao ar a versão de A Country Doctor's Notebook, um livro de contos semi-autobiográficos do escritor russo Mikhail Bulgakov e o que surpreendeu de pg72-young-doctors-notebookverdade, é que mesmo em detrimento dos dois grandes nomes que carregaram a produção – Jon “Don Draper” Hamm e Daniel “Harry Potter” Radcliffe –, poucas foram às pessoas que deram uma chance para a série. Sim, estou aqui essa semana, só para pedir que corrijam este erro, se vocês ainda não viram A Young Doctor's Notebook. Narrando as experiências de Bulgakov quando ainda era um jovem recém-formado em medicina e teve de medicar num pequeno vilarejo durante a Revolução Russa, conhecemos na série o Dr. Vladimir Bomgard (Radcliffe e Hamm na versão jovem e adulta do médico), adaptando-se a mesma situação de Bulgakov.

O interessante aqui, é que a narrativa usa mão de um artifício genial para colocar Bomgard constantemente em conflito com todas as situações que ele pensa ser definitivas. A diversão se dá, por que durante as nossas visitas às memórias do médico, sua versão adulta – como uma espécie de eu-lírico consciente –, está sempre presente para lhe dar os conselhos mais desesperançosos, já que no futuro, ele mesmo entra numa espiral de tragédia devido a um vício bem comum aos médicos daquela época.

Mesmo para uma produção relativamente simples, é notável o cuidado que A Young Doctor's Notebook tem em criar o universo no qual sua história acontece. Não há muita felicidade no passado, presente ou no futuro do médico, porém o humor negro e por vezes mais assustador do que escatológico impressiona bastante e consegue emocionar graças à interpretação dos atores. No Brasil, a série vai chegar pela HBO com o nome de Diários de um Jovem Médico, e já deu pra perceber né?... A produção é mesmo imperdível.

tiago

AN11192485Bad-EducationBad Education: Série de comédia britânica, que atualmente exibiu a sua terceira temporada, mas até hoje vejo pouca gente comentar e acompanhar a série. A trama se foca em um professor, jovem, numa sala de aula tentando dar aula, sem ter a menor noção do que faz. E nesta sala de aula temos alunos dos mais variados estereótipos, e que não economizam em piadas, e insinuações que só britânicos sabem fazer. Sem dúvidas se você gosta de séries de comédia, com esse tom colegial, além de sacadas geniais, com certeza essa  pode ser sua pedida. Confesso ser uma das minhas comédias favoritas no ar atualmente, e apesar de não ter confirmação de uma possível quarta temporada, minha torcida é que aconteça, afinal a série ganhou até episódio especial de natal =). No Brasil a série infelizmente não passa em nenhum canal de Televisão. 

Redação

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta