Uma Pistola Para Ringo: O clássico de Giuliano Gemma e Duccio Tessari

Uma Pistola Para Ringo: O clássico de Giuliano Gemma e Duccio TessariUma Pistola Para Ringo é um dos filmes mais famosos e lembrados do movimento conhecido como Western Spaghetti. É uma coprodução europeia entre a Itália e Espanha, conduzido por Duccio Tessari e é mais conhecido por ser protagonizado pelo ator e galã Giuliano Gemma, que aqui, utilizou seu nome americanizado, Montgomery Wood.

Tal qual ocorreu na maioria dos bons filmes do movimento Bangue Bangue à Italiana, esse também foi filmado no deserto de Almería na Espanha, tendo locações também no PC Balcazar Studios em Madrid e em San Jose-Andalucia.

Do original Una Pistola Per Ringo, o leitor pode achar o filme com o nome em inglês A Pistol for Ringo e Ringo no perdona na Argentina. A história se passa no final do ano, durante o período de festas, próximo do natal.

No início é apresentado Ben, o xerife e autoridade local interpretado pelo ator catalão George Martin. Ele recebe uma carta afirmando que em Crystal City, o sujeito conhecido como Cara de Anjo foi absolvido.

De cara é estabelecida uma fama para o personagem central antes mesmo dele aparecer. Fica claro que Ringo agiu em legítima defesa, que normalmente afirma que seus causos são todos defensivos, que ele não causa infortúnios.

Também é dado que os Benson, os membros da família do sujeito assassinado, não iriam gostar dessa decisão judicial. Logo depois aparece Gemma, tentando viver os seus dias de maneira calma, sendo cercado pelos quatro irmãos restantes da família.

Essa é a velha história do homem de moral duvidosa, que não se sabe exatamente qual é a filiação, se ele é um herói, um bandido ou algo que o valha. Ringo recebe a alcunha de Cara de Anjo por conta de sua boa aparência e beleza virginal.

Uma Pistola Para Ringo: O clássico de Giuliano Gemma e Duccio Tessari

Suas belas feições ajudam a esconder sua capacidade mortífera, uma vez que ele detém cinco homens rapidamente, nos intervalos do ato de pular amarelinhas. É o cúmulo do cowboy rápido no gatilho.

Logo depois de apresentar Wood/Gemma como ponto central da história a música tema do maestro Ennio Morricone embala uma invasão de imigrantes mexicanos, liderados pelo carismático Sancho (Fernando Sancho), um sujeito que aparenta ser bonachão apesar de ser bastante violento e vingativo em seus métodos.

A fotografia de Francisco Marín consegue valorizar bem os cenários arenosos de Almería. Os cânions tornam toda a atmosfera simplória da história em algo maior, épico.

É notório que as cenas de ação são criativas. Ocorre muita coisa em segundo plano, no fundo de tela. Os personagens são diferenciados, há mulheres que fogem do estereótipo de mocinha em apuros - no caso, Dolores de Nieves Navarro - tem estrangeiros capazes não só de se defender, mas também são capazes de causar mal.

Uma Pistola Para Ringo: O clássico de Giuliano Gemma e Duccio Tessari

Além desses destaques, o filme possui um personagem título que permanece boa parte do início da história preso, aguardando julgamento para crimes que de fato ele não teve culpa, uma vez que diante da tela ele realmente só se defendeu.

Tessari foge de maniqueísmos também na construção de cenário. Acostumado a conduzir filmes épicos como Os Filhos do Trovão (1962), o cineasta realizou anos depois A Marca do Zorro (1975) com Alan Delon, fez o filme de horror Uma Borboleta com as Asas Ensanguentadas (1971), além de ter colaborado com o roteiro de Por Um Punhado de Dólares embora não tenha recebido créditos por isso.

Também dirigiu Tex Willer e os Senhores do Abismo, com o mesmo Gemma vivendo o personagem famoso dos Fumetti. Ainda em 1965 Tessari fez Ringo Não Discute... Mata - também conhecido como O Retorno de Ringo - também fez com Gemma a comédia Vivo ou Preferivelmente Morto em 1969.

Ringo ficou famoso e gerou uma série de imitações e sequências não oficiais. Dentro dos dois tipos, se destacam Cem Mil Dólares para Ringo (1965) com Richard Harrison, Ringo e Gringo Contra Todos (1966) dirigido por Bruno Corbucci, 2 RRRingos no Texas (1967), a comédia musical Duas Pistoleiras Invencíveis (66), houve também Ringo e Sua Pistola de Ouro (66) de Sergio Corbucci, Gringo Selvagem (66) Ringo the Face of Revenge (1967) e Texano, O Bandoleiro Temerário (66).

Uma Pistola Para Ringo: O clássico de Giuliano Gemma e Duccio Tessari

O exército de Sancho e os subordinados do xerife Ben (George Martin) travam um duelo sanguinário em um primeiro tempo, com perdas para os bandidos e também para os policiais.

Eles chamam a cavalaria do governo, que demorará a chegar, então decidem organizar uma alternativa paliativa. A discussão gira em torno de algumas opções, entre elas, criar uma milícia armada para tentear segurar os avanços dos bandidos, mas eles decidem tentar infiltrar alguém no bando de Sancho.

Depois de muito deliberar, decidem soltar Ringo para ir até o líder latino.

Como primeiro passo, o protagonista chega sem mentir, avisa que estava na prisão e escapou, ou seja, corrompeu a realidade, mas não tanto. Afirma ter sido um auxiliar de cirurgião, dizendo que poderia tirar a bala alojada em seu tronco a pretexto de impedir que seu braço gangrenasse caso não fizessem um procedimento rápido.

Além de rápido no gatilho ele improvisa muito bem e é veloz em construir planos. É um autêntico malandro, capaz de mentir e não ser pego em suas inverdades. Desse modo, é fácil falar que ele não é um herói, nem tenciona ser.

Ele é tão errático que chega a ser imoral, quando perto de Sancho aparenta que trairá Ben e os cidadãos comuns, sugerindo que duas cavalarias virão. Ele diz que tem um plano, mas só contará se ganhar 40% do malote roubado do banco.

Fica a dúvida se ele de fato quer se aproveitar da fragilidade da situação, se está fazendo jogo duplo, se é tão egoísta ao ponto de colocar a cidade em risco ou se está arrumando um modo dos bandidos perderem tempo com planos novos, para então a cavalaria chegar. Essa ambiguidade ajuda a deixar o personagem complexo e enriquece a história.

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Sancho utiliza a casa de um homem rico, onde moram o Major Clyde (Antonio Casas), sua filha Miss Ruby (Lorella De Luca) além de muitos empregados.

Estando ali ele consegue posar como o bandido benevolente, que gosta de parecer um alguém compreensivo apesar do banditismo, além de fazer isso tendo em sua posse pelo menos dois reféns entre os nobres cidade.

Mas o roteiro de Tessari não deixa dúvidas, mostrando o bando de contraventores sendo violentos, capazes de matar a sangue frio de uma forma tão explícita que assusta Ruby.

A moça perde o controle ao testemunhar um simples treino de tiros que é seguido de um capanga estapeando outro. Esse fato favorece a aproximação de Ringo, que tenta acalma-la, aproveitando o ensejo para ensaiar uma construção de um casal.

Sancho é um personagem curioso. Sua introdução é engraçada, com ele fazendo um número cômico antes de começar um ataque. Acaba sendo uma espécie de alívio cômico e o principal antagonista, geralmente a figura arquetípica do Pícaro dentro da Jornada do Herói de Joseph Campbell é feita por um capanga, e não pelo chefe dos vilões.

Ele é escroto, machista ao extremo, obriga Dolores a beijar-lhe a força. Em alguns pontos pode-se reclamar que Tessari vilaniza os mexicanos, que historicamente tiveram suas terras roubadas, mas o comentário de condenar as ações de um homem autoritário e abusivo é bem acertada, especialmente para a agenda de costumes atuais.

O roteiro apela para alguns tropos politicamente incorretos, como o fato de um sujeito confundir Ringo com uma pessoa preta unicamente por ele estar sujo de carvão (diga-se, por pouco Gemma não esbarrou em uma manifestação de black face) ou as insinuações de estupro na postura de Pedro (José Manuel Martin), ao menos o texto não deixa essas questões impunes, maltratando ou matando personagens que agem de maneira errada.

A briga sem tiros entra Ringo e Pedro é um bom destaque. É uma troca de golpes franca, não é tão bela e plástica, chega a ser bizarra quanto as batalhas em Trinity Ainda é Meu Nome e nos outros filmes de Bud Spencer e Terence Hill, mas ainda bastante agressiva. Gemma utiliza bem os elementos do cenário, em alguns pontos lembra os futuros filmes de artes marciais de Jackie Chan.

Perto do fim Ringo enfrenta parte do exército de Sancho por partes altas, nos telhados brancos das casas. A composição visual é muito boa, lembra o que fariam nos cinemas ao retratar histórias de aventura que se passam nas Arábias.

Uma Pistola Para Ringo é bastante icônico, graças a dobradinha Gemma e Sancho, que retornaria a parceira em sequências, mas também por apresentar um mocinho trapaceiro e que usa a seu favor quaisquer vantagens circunstanciais a mão, especialmente ao incluir o cenário na luta. É divertido, direto e tem um protagonista bastante memorável além de conseguir terminar de forma otimista, algo raro nos filmes de faroeste italianos.

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