Roy Colt & Winchester Jack : Um comédia western de Mario Bava

Roy Colt & Winchester Jack : Um comédia western de Mario BavaRoy Colt & Winchester Jack é um filme de faroeste conduzido por Mario Bava. Lançado em 1970, é uma obraque se vale dos clichês do western spaghetti, embora seja menos sério que a maioria dos clássicos do subgênero.

Sua fórmula mistura elementos de ação, aventura, comédia e louvor a valores ligados a amizade/companheirismo. A história é simples, mostra uma caça ao tesouro, envolvendo duas gangues, uma vigarista, um religioso e claro, os dois personagens que dão nome ao filme, interpretados respectivamente por Brett Halsey, de O Monstro de Mil Olhos e Charles Southwood, de Gringo, Reze Para Morrer.

O roteiro ficou a cargo de Mario di Nardo, de Chuck Mull: O Homem da Vingança, Cinco Bonecas pela Lua de Agosto e Yeti: O Monstro do Século 20, com escritos adicionais (e não creditados) de Bava. Luigi Alessi foi o produtor e Mario Bregni também produziu, embora não fosse creditado como tal.

O filme se chama Roy Colt & Winchester Jack na maioria dos países, incluindo Itália, Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Também é encontrado como Roy Colt and Winchester Jack ou Colt Roy and Winchester Jack.

Na Finlândia é Tappavat kaverit, na França é Roy Colt et Winchester Jack, na Noruega é Roy Colt and Winchester Jack, enquanto na Espanha é Roy Colt y Winchester Jack. O nome mais diferente certamente foi o escolhido para Portugal, onde se chama Quando as Pistolas Decidem.

Roy Colt & Winchester Jack : Um comédia western de Mario Bava

A obra foi feita pelos estúdios PAC (Produzioni Atlas Consorziate), que não só produziu como distribuiu também. Apesar de ser uma obra do mestre do horror Mario Bava, essa foi uma fita de baixo orçamento, tanto que a equipe de produção foi reduzida e cheia de amigos do cineasta.

Prova disso foi a escalação do filho do homem, Lamberto Bava, que trabalhou aqui como aito regista, que em português, é creditado como assistente de direção. Ele já havia feito outros trabalhos com o pai nessa função, a saber o também western Gringo Selvagem, O Ciclo do Pavor, Bonecas Explosivas, Perigo: Diabolik e Alerta Vermelho da Loucura.

Já Luigi Alessi é conhecido por ter produzido Cinco Bonecas pela Lua de Agosto e A Batalha no Espaço Estelar. Foi gerente de produção em A Camareira de Roberto Bianchi Montero e Débito de Sangue, de Alfonso Brescia. Já Mario Bregni fez Cinco Bonecas - onde também não foi creditado - foi produtor executivo em Garotos do Coro e escreveu La Preda e La Polizia ha le Mani Legate.

O longa foi gravado na Itália, como todo bom faroeste italiano barato. As filmagens ocorreram em Roma, entre novembro e dezembro de 1969. As cenas internas foram no Incir De Paolis Studios em Lazio e as externas nos arredores da capital.

Antes da história começar de fato, se nota um bom trabalho da música, de Piero Umiliani, que embala a interação de dois homens brigando. O compositor trabalhou em obras como Dois Mafiosos Contra Al Capone e Sete Minutos Para Morrer. Nessa obra a composição pontua bem os momentos de ação mais séria, assim como abrilhanta os trechos mais engraçados.

A primeira cena mostra uma briga na lama, onde o Winchester Jack de Southwood enfrenta um sujeito, supostamente para conseguir o trabalho de um terceiro homem.

É um modo diferenciado de arrumar um capanga...

Esse clima gaiato seria o norte dessa produção, já que haveriam muitos momentos de troca de socos e brigas engraçadas, quase sempre voltado para o humor.

Roy Colt & Winchester Jack : Um comédia western de Mario Bava

Em outro ponto do cenário, entra um pistoleiro que tem um comportamento peculiar, cheio de restrições na parte da comunicação. Ele tem um problema de fala, parece gago, ou algo que o valha. Há quem defenda que ele sofra da doença que popularmente é conhecida como Síndrome de Tourette, condição essa que faz a pessoa xingar de maneira indiscriminada.

Ao menos parece sofrer disso, em uma manifestação visual bem caricata da doença. Ele entra no saloon, atrás de Samuel Lewis, personagem que é mostrado como um idoso aleijado, interpretado por sua vez por Giorgio Gargullio, ator famoso, que fez O Dia da Ira.

Nesse trecho, entra o outro personagem central, o "herói" Roy Colt, de Halsey. Como um paladino ele alveja o malfeitor e salva o senhorzinho, a princípio por bondade, mas obviamente tem segundas intenções, claramente sabe que Samuel tem um conhecimento sobre algo que lhe interessa.

O homem que destruiu (com tiros) as bengalas e muletas de Samuel não era uma pessoa sem razão. Ele estava no bando que roubou o tal tesouro previsto na sinopse, inclusive, tinha ciência de que o homem manco é o único que sabe do mapa, que por sua vez indica o paradeiro desse ouro, ao menos em teoria. O personagem de Halsey também queria saber onde estavam os papéis de localização.

Depois de estabelecer o espírito e discurso de Roy, o roteiro trata de mostrar o modo de ação que Jack pratica. Ele interrompe uma caravana, de caçadores de recompensa, que levam Manila, uma Índia, procurada pela lei, interpretada por Marilù Tolo, de Matrimônio à Italiana e Matem Sem Piedade os Espiões.

Roy Colt & Winchester Jack : Um comédia western de Mario Bava

O sujeito é tolo e um bocado abusivo, já que considera que a moça será grata, cedendo facilmente aos seus encantos única e exclusivamente por conta de ter sido salva por ele. Chega até a forçar intimidade com ela, mas é interrompido. Eventualmente, eles até se deitam juntos, mas não antes dele sofrer uma tentativa de golpe, que envolve até o empunhar de armas em sua direção.

Manila é bonita e faz questão de ser uma dama fatal também no sentido mortífero. É armada e perigosa.

Essas certamente são as partes mais bem-sucedidas do filme, com as melhores e mais construídas piadas, bem diferente do que ocorre na parte do meio da trama.

Entre os momentos mais importantes, há a procura de Jack ao Reverendo, personagem de Teodoro Corrà (A Vingança é um Prato que se Serve Frio), que foi um dos ladrões do tesouro original. Apesar do nome, ele claramente não é um religioso comum, ao menos não é um homem correto, tampouco pacifista, embora ele gosta de ser tratado como se fosse um homem santo. Ele é um dos principais perseguidores do tesouro.

Entre os momentos de humor mais escrachados há o uso de bombas para desmontar a parte de cima da casa onde está Samuel. O momento é tão bizarro que quase se mostra ele no banheiro. Apesar da cena ser bem feita - afinal, se abre toda a parte da frente de uma casa cenográfica - a mão do humor acaba pesando demais. Bava fazia assustar melhor do que rir, indiscutivelmente.

Todas as tramas giram em torno da busca pelo tesouro, não há nenhuma motivação que fuja desse escopo. A caça ao ouro conta com personagens demais, com muitos cowboy estrangeiros. Não há muita mensagem por trás, ao contrário, há muitos momentos enfadonhos, como o número extenso de piadas em um bordel.

Essa é meramente uma comédia tola, que se vale dos piores clichês dos filmes de Bud Spencer e Terence Hill, mas sem o brilho e carisma desses dois.

Na falta de encontrar o ouro, os dois personagens que nomeiam o filme, perto do fim, brigam por um chapéu, terminando assim a obra em um comentário sobre a imaturidade masculina, mostrando dois homens adultos que brigam por qualquer motivo, que disputam a posse da razão quando nem ela faz sentido mais.

Roy Colt e Winchester Jack é um passatempo mediano, não é uma obra absurdamente bem pensada, tampouco é bem executada. Vale assistir pela relação entre Roy e Jack, também pela perseguição que eles sofrem. Os dois e Manila acabam se tornando um triangulo amoroso bizarro, que em alguns pontos funciona. Certamente é uma das obras menos lembradas do diretor, não à toa, já que é bastante derivativa.

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