Califórnia : Um Western com Giuliano Gemma, repleto de melancolia e reflexões

Califórnia : Um Western com Giuliano Gemma, repleto de melancolia e reflexõesCalifórnia é um filme de faroeste europeu lançado em 1977. Obra com uma temática diferenciada, foi conduzida por Michele Lupo e tem como protagonista o herói Giuliano Gemma.

A história parte de uma atmosfera melancólica e um pouco niilista, se passa logo após a Guerra Civil dos Estados Unidos, segue o veterano de guerra Michael "California" Random, que vai para o Missouri com um sujeito que acabou de conhecer.

A questão é que o personagem tem um passado sombrio, era na verdade um bandido, que acabou de ser liberado e ao acompanhar o jovem, acaba sofrendo alguns reveses, que mudam a sua vida e projetem nele uma identidade renovada.

Mas as forças do destino trazem ele de volta para o seu lugar comum de banditismo, violência e tiroteios. Produção ítalo-espanhola, a obra tem William Berger no elenco, é escrita por Franco Bucceri e Roberto Leoni, que fazem o argumento, enquanto o roteiro é de Mino Roli, Nico Ducci, Franco Bucceri e Leoni. Manolo Bolognini foi o produtor.

O longa estreou na Itália em 26 de agosto de 1977, na região da Toscana em Milão. Na Alemanha Ocidental chegou em setembro, na Suécia em outubro enquanto na Argentina estreou em novembro de 1977.

O título original é California. Nos países de língua espanhola tem boas variações de nome, como California adios na Argentina e Algo rojo y caliente no México. Aqui no Brasil tem dois nomes, Califórnia e Califórnia Adeus. Na Bulgária e Калифорния.

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A obra foi rodada em dezembro de 1976, em Almería, na Andalucia. Gravaram no Desierto de Tabernas e no estúdio espanhol Fort Bravo Cinema Studios, local conhecido como Texas Hollywood ou Almeria Paraje del Unihay, em Tabernas, também em Almería.

Os estúdios que fizeram o filme foram o Uranos Cinematografica e Belma Cinematografica. A distribuição na Alemanha Ocidental foi da Adria Filmverleih, na Argentina foi lançado pela Producciones Imperial. No Canadá foi veiculado pela Videogram, em 1983.

No Brasil foi lançado pela Poletel, Studio T Home Vídeo e pela Videocast em VHS.

Quem Fez:

Michele Lupo era especialista em obras de western e drama. Entre suas obras mais conhecidas, estão Sete Contra Todos, Arizona Colt, Muito Para Viver...Pouco Para Morrer, a comédia O Testamento Fatal, Ben e Charlie e Um Homem a Despertar.

O diretor também fez vários filmes com o icônico ator e humorista Bud Spencer, como O Xerife e o Pequeno Extraterrestre, O Super Xerife e Buddy no Velho Oeste.

Franco Bucceri escreveu Ou Tudo ou Nada, O Carrasco da Mão Negra e A Cruz dos Executores.

Roberto Leoni escreveu argumento de Requiém Para Matar, Ou Tudo ou Nada, O Carrasco da Mão Negra, Um Homem a Respeitar, era editor diretor de dublagem italiana, trabalhando em clássicos como De Punhos Cerrados e A Bela da Tarde, junto a Bucceri. Ele era ator também, sendo creditado em O Mundo Jovem, Traído...por uma Questão de Honra e A Pistoleira Virgem.

Mino Roli escreveu A Fúria dos Intocáveis, A Qualquer Preço, Trinity e Carambola, Keoma e Matá-lo. Nico Ducci fez o roteiro de filmes como Carambola, Um Homem, Uma Cidade e Trinity e Carambola.

Manolo Bolognini produziu Django, A Colina dos Homens Maus, Um Dia Negro e Keoma.

Narrativa:

A história já começa de forma meio "desanimada", já que mostra o cenário arenoso do faroeste americano - na verdade o filme se passa no sul, mas todo o cenário evoca o Western clássico - em um dia chuvoso, com pessoas encasacadas e com capas de chuva.

O tempo está nublado e chegam homens uniformizados, de trem. Aos soldados que acabaram de sair do serviço militar é oferecido uma oportunidade trabalho indigno.

O empregador que sugere as pessoas virem com ele, oferece apenas casa, comida e meio dólar por semana. Um sujeito chega a dizer que na terra dele, um escravo ganhava mais do que isso, logo depois é focado um figurante da raça preta.

Gemma vive o cowboy solitário Michael Random, conhecido como California, mas que só seria chamado assim após uma boa parte da exploração dramática.

Califórnia : Um Western com Giuliano Gemma, repleto de melancolia e reflexões

Apesar de silencioso, ele demonstra um pouco de sua personalidade, quando derruba dois sujeitos, que ofereceram dinheiro para que ele desse o gatinho que estava em suas mãos, já que eles queriam comer o animal.

Esse trecho parece desimportante, mas acaba revelando um drama que parece pequeno e breve, mas que é considerável, afinal, os soldados não comiam carne há tempos.

Nas forças que combatiam o norte não havia estrutura básica sequer de alimentação, já que após alguns dias de embate, já não havia mais proteína para comer.

Também é apresentado um jovem fardado, o segundo tenente William Preston de Miguel Bosé (ator que estaria em Suspíria) se aproxima, mas ele o repele, não deseja uma aproximação, faz todo o teatro típico do lobo solitário.

Nas cenas internas, em cabanas pequenas onde se improvisaram escritório, autoridades entram em contato com gente do norte ou fazem menção a se comunicar com elas. Redigem cartas onde se afirma que os sulistas estão em apuros, na penúria, com muita dificuldade financeira.

No meio desses se destaca o cowboy de vestes negras, que mais tarde ganharia importância.

Willie persegue Random. Quando o sujeito enfim diz o seu nome, o rapaz diz que a alcunha não lhe é estranha, já que ele ouviu aquilo em algum lugar. Segundo o personagem principal, esse é o nome de uma marca de cigarros.

Michael é passivo agressivo, especialmente com seu novo amigo. É grosseiro com ele, desdenhando de uma medalha que ele ganhou, por ter sobrevivido, mesmo sem combater bem.

A verdade é que o personagem de Giuliano parece desprezar o ofício do exército, tem suas medalhas (se ainda as guarda...ou sequer ganhou alguma) mas não acha que elas são importantes, faz pouco delas.

Parece ser um sujeito niilista, sem objetivos, família ou alguém para quem lutar e voltar, mas pode ser apenas alguém que acha o exército um empregador ruim, que deixa as pessoas mal assistidas.

Em meio a isso, o personagem-título vai abrindo a guarda para a aproximação de Willie, que se torna seu companheiro, aos poucos.

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Não é sem razão que California pensa dessa forma. O fato de ter ficado preso não seria a única razão para ele suspeitar das forças armadas, já que toda a trama mostra essas como entidades que só pensam em seus próprios interesses.

Depois de testemunhar gente tentando comer gatos, aparecem veteranos caçando rãs em um pedaço de chão repleto de água, em um cenário enlameado, pulando tal qual os anfíbios. Os homens que formavam os exércitos no sul passam fome e até Random se submete a pegar sapos.

Depois de se estalarem, com outros fugitivos, aparece o homem de preto, o caçador de recompensar sr. Whittaker, feito pelo alemão Raimund Harmstorf (ator presente em A Incrível Espada do Bárbaro e Desafio ao Lobo Branco) o sujeito mata vários homens procurados, empilha os corpos para reclamar a recompensa.

Logo pela manhã aparece um homem curioso, que se apresenta como um repórter. Ele é Nelson, feito por Chris Avram (Mansão da Morte e A Possuída) um homem que tem intenção de escrever sobre os caçadores de recompensa, mas que chegou tarde demais. É prontamente ignorado por William e Michael.

Tiros e surpresas

Considerando que o filme é um Bangue Bangue à Italiana, é curioso que hajam mais cenas de lutas, com socos, pontapés e sopapos. A ação com tiros demora a ocorrer.

A partir daqui falaremos sobre fatos importantes da narrativa, dessa forma, terá spoilers. O aviso está dado.

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A dupla se envolve em uma briga com pistoleiros, mas até essa ocorre sem tiros. A premissa segue firme até o momento que uma dupla chega a uma cidade, onde Willie serve de escudo para Michael, recebendo em si os tiros que eram destinados para os dois.

Random se esconde, para não ser acertado também, ao passo que é procurado pelos homens que alvejaram seu amigo.

Desesperado e culpado, acaba se traindo, saindo para procurar o rapaz. Se sente culpado, ao ver ele morto, enforcado e pendurado, segurando a medalha que lhe era cara.

California se mostra entristecido pelo que ocorreu com o garoto, tenta se redimir, da forma que dá. Mesmo que quisesse ficar sozinho antes, nesse ponto já se importava com o menino, tanto que segue até a propriedade de sua família, para dar alguma satisfação a sua família.

Na casa indicada, ele encontra três pessoas, o pai dele (Berger) a mãe dele (Dana Ghia) e a irmã dele. O pai então manda que Helen (Paola Dominguin) receba o forasteiro e é ela quem recebe a notícia que ninguém queria ouvir.

Helen não conta aos pais o ocorrido e manda que o visitante avise ambos. O anúncio sequer é mostrado, Lupo não é explicito, deixa o silêncio do luto imperar, eventualmente interrompendo o momento apenas pela música instrumental melancólica de Gianni Ferrio.

Curiosamente, após isso, Helen e Random se aproximam, tendo em comum a dor de ter perdido Willie.

Já o sr. Preston fala de sua tristeza, lamenta em nome da família e se recolhe, indo para seus aposentos triste, provavelmente vai chorar, enquanto deixa o hóspede na sala, na frente da lareira.

Mudanças e constâncias

Se Michael mudou, passando a se comportar como um homem de família, assumindo o lugar do seu finado amigo, inclusive se tornando candidato a par da irmã de Wille.

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Já Whittaker não passou por mudança alguma, ele segue perseguindo gente, atirando nas cidades, cometendo danos colaterais à esmo. Em uma cidade que coincidentemente o mocinho está passando, o sujeito aparece, causa tumulto, até conversar com Nelson, que agora, é uma autoridade.

Como ele cita que o xerife chegará, fica claro que o homem outrora jornalista é agora um político, um sujeito influente, que em outro momento reportava a ação do principal caçador de recompensas da região.

Logo o xerife chega, cerca Whittaker, alguém coloca Helen sob a mira de um revólver. Ela não morre, mas os mercenários a levam como garantia, para não serem alvejados pelos homens da lei. Colocam em perigo uma pessoa que não tem absolutamente nada a ver com a disputa ali.

Random se despede dos seus sogros, que a essa altura, o veem como um filho também, para salvar a moça. Ele encontra um croupier, que o chama de California.

O personagem não tem seu nome proferido, mas é creditado como Full e é interpretado pelo napolitano Franco Ressel (de Sabata, O Homem que veio para matar). O sujeito parece ser alguém do passado do protagonista, uma companhia de um passado distante.

Quando descobre onde está o seu alvo, California faz um misancene considerável, abre crateras no chão, buracos como os de sepulturas, mas não tão fundos, coloca os corpos dos homens de Wittaker, para assustar ele.

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Sem saber com quem trata, o vilão propõe um trato, pegar o que os bandidos de Well Fargo carregam consigo, uma quantidade boa de dinheiro, contendo milhares de dólares. Os dois então agem em conjunto conseguem pegar o dinheiro dividem meia a meio, tal qual a palavra que lançou.

Na tentativa de chegar ao esconderijo onde Helen está, os dois se deparam com Nelson e seus homens, que são tantos que parece mais um exército do que um grupo de bandidos, mas eles conseguem uma alternativa, ardilosa.

California preparou tudo para enganar Whittaker, para fazer ele confiar em si, possivelmente, pretendia ludibriar também Nelson, mas ele não precisou disso, já que o político quis colaborar com ele, de bom grado.

A trama segue com essas questões, que obviamente se desenrolam de maneira até óbvia, mas com sentido. A narrativa é fluída nesse sentido e funciona também graças as belas atuações de Gemma, Harmstorf e Avram.

Quando a hora finalmente chega, emoções se conflitam. A trama faz parecer que Whittaker era um bom homem, ele até cumprimenta Betty (Diana Larys) e sua irmã de forma efusiva, trecho esse colocado justamente para confundir a situação.

A construção dele como homem de família é imediatamente interrompida quando California nota que a menina que ele amava é explorada e prostituída. Os dois acabam se conflitando fisicamente. Random responde com um soco o copo de vidro cheio de cerveja no queixo de Whittaker, simplesmente espatifa a peça no rosto dele.

Depois se envolvem em uma estranha briga na areia, um combate físico, que termina com o vilão morto e Random de pé. Quando Nelson chega, demonstra que sabe quem California é, faz vista grossa, deixa ele livre, com o dinheiro, também graças ao fato dele ter matado Whittaker.

Os dois se odiavam e California acabou fazendo um favor a ele.

Ele leva Helen, depois de fazer pensar que ela se jogaria do penhasco, ou seja, se perverte a ideia de fechamento melancólico, para terminar positivo, apesar de toda a tristeza exposta.

Califórnia é um western discreto, sem muita violência ou sujeira, uma boa história de um homem de passado sujo, que ao se permitir mudar de vida, acaba ironicamente colocando as pessoas que ama em perigo. É uma obra que entretém e faz refletir, na mesma medida, o que é raro dentro dos faroestes italianos, ainda mais com essas duas características em conjunto.

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