Crítica: Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos

warcraft-poster-criticaNão cheguei a dedicar muito tempo aos jogos da franquia Warcraft, de forma que o pouco que conheço sobre eles se resume ao fato de terem conseguido expandir sua história por várias outras mídias, criando uma grande base de fãs desde seu início, há mais de 20 anos. Depois de um bom tempo em desenvolvimento, o projeto para que todo esse universo fosse para os cinemas se torna realidade agora pelas mãos de Duncan Jones (filho do saudoso David Bowie e responsável pelos excelentes Lunar e Contra o Tempo). O resultado dessa adaptação é satisfatório, chamando atenção principalmente pelo brilhantismo de seu trabalho com performance capture, mostrando como a tecnologia não para de evoluir.

Escrito pelo próprio Duncan Jones em parceria com Charles Leavitt, Warcraft acompanha os conflitos entre os humanos do reino de Azeroth e os orcs de Draenor, lugar que está morrendo gradualmente. Por conta disso, o maléfico Gul’dan (Daniel Wu) pretende tomar Azeroth com seu grande grupo de guerreiros a fim de fazer dali o novo lar dos orcs. Mas o chefe do clã Lobo de Gelo, Durotan (Toby Kebbell), percebe que a destruição de Draenor não se deve a terra em si, levando-o a conclusão de que dominar Azeroth não acabará com o problema, e ele vê nos humanos, liderados pelo rei Llane Wrynn (Dominic Cooper) e seu fiel comandante Anduin Lothar (Travis Fimmel), uma possível união que salve ambos os povos.

Ao invés de tentar sustentar a narrativa um pouco mais em cenas de ação grandiosas, o roteiro acerta em cheio ao dedicar a maior parte de seu tempo para desenvolver a trama e os personagens, o que faz Warcraft não nos colocar diante de uma guerra unidimensional na qual um lado representa o bem e o outro o mal. Na verdade, além de as motivações dos personagens ficarem muito bem estabelecidas, o filme dá espaço para que o público possa se identificar tanto com humanos quanto com orcs, e o melhor exemplo desse detalhe certamente é o fato de termos em Lothar e Durotan as principais ancoras emocionais da narrativa. Além disso, fica clara a intenção do roteiro de mostrar que aqueles povos são parecidos em alguma instância, como podemos ver na breve cena em que o jovem mago Khadgar (Ben Schnetzer) e Garona (Paula Patton), descendente de orcs e humanos, compartilham um com o outro os obstáculos pessoais que já enfrentaram.

Com isso estabelecido, quando os dois lados se chocam nas batalhas, estas se tornam naturalmente envolventes, sendo também muito bem conduzidas por Jones, que mostra um controle admirável com relação à mise-en-scène, o que compensa sua mania de espirrar o sangue dos personagens na câmera, decisão que pouco acrescenta ao filme, servindo mais para chamar atenção ao próprio diretor. Por essas cenas lidarem com os orcs e com uma série de magias, é claro que são bastante carregadas nos efeitos visuais, mas em momento algum a grandiosidade delas representa um espetáculo feio, não seguindo os exemplos de obras como Quarteto Fantástico e Batman vs. Superman.

Mas a beleza técnica e visual de Warcraft não se resume só aos efeitos, incluindo também os figurinos e o design de produção que concebem aquele universo, desde o reino de Azeroth e seus residentes até os acampamentos que formam Draenor. Mas o maior destaque visual do filme é mesmo a concepção dos orcs, que com a ajuda do performance capture nunca surgem como meros bonecos digitais, ganhando peso em cena e contando com detalhes que contribuem para seu realismo, seja os pelos corporais, a locomoção ou pequenos tiques, como aqueles que Durotan faz com a língua. Quando o personagem olha pensativo para a câmera, por exemplo, podemos ver em seu olhar que há vida ali, algo que impressiona mais até do que o que se vê nos exemplares mais recentes da série Planeta dos Macacos. E assim como nesses filmes, é curioso ver que os personagens digitais são mais interessantes que os humanos, já que intérpretes como Travis Fimmell e Dominic Cooper são um tanto limitados.

Enquanto isso, o filme também exibe um interessante senso de humor, pontuando a história com gags orgânicas e eficientes (aquela que traz uma ovelha merece destaque especial). No entanto, vale dizer que, apesar de o roteiro se esforçar para desenvolver os personagens e ser corajoso em certas direções que dá a eles, alguns momentos (como aquele envolvendo uma grande barreira mágica) carecem de um impacto maior na tela. Para completar, na reta final o filme parece mais preocupado em deixar pequenos ganchos para uma possível continuação do que em encerrar a trama que estamos acompanhando, algo feito de um jeito apressado.

De qualquer forma, devo dizer que não reclamarei se tal continuação vier a acontecer. O universo que Warcraft apresenta aqui se revela interessante e rende um trabalho eficiente, de maneira que retornar a ele não seria uma má ideia.

Thomás Boeira

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

3 comments

  1. Avatar
    Lukas 15 junho, 2016 at 08:45 Responder

    Fala galera! Parabéns pelos ótimos podcasts!

    Como já comentei antes eu tenho uma experiência meio peculiar com os podcasts de vocês, porque salvo os de Game of Thrones que na maioria das vezes eu concordo com o que dizem, nos demais quase sempre eu discordo, PORÉM vocês não discordam como a maioria que meramente esculacha o filme, vocês tentam dar base ao argumento de vocês e é por isso que adoro os podcasts.

    Sobre o filme, eu como fã dos jogos quando era mais jovem, e até hoje em dia vira e mexe me bate saudades e jogo um pouquinho, eu acho interessante levantar dois pontos:

    Primeiro que o filme, pra mim, foi uma das melhores adaptações de um produto para o cinema, deixando até muitos filmes de HQs no chinelo (veja bem, em termos de ADAPTAÇÃO).

    E segundo, e que acho que possa ajudar a compreenderem melhor, vocês sabiam que uma das inspirações de Warcraft são As Cronicas de Gelo e Fogo de R.R.Martin (Game of Thrones)? Tanto que o nome do último episódio do modo Campanha de Warcraft III é "Crônicas de Gelo e Fogo"? O mapa de Azeroth, assim como Westeros e Essos em GOT, possuem vários reinos diferentes, que no caso de Warcraft não são divididos apenas por territórios, mas por "raças" diferentes (humanos, elfos, anões, orcs, etc), e que tudo de certa maneira "culmina" com a vinda de um exército de mortos-vivos que força os povos a se unirem para combatê-los?

    Os Orcs são uma adaptação dos Dothrakis, só que em vez da força vir dos cavalos vêm deles mesmos, e os Orcs que montam Lobos Gigantes são Wargs como o Bran.

    Dito tudo isso, chegamos ao ponto: Imaginem se o cinema tentasse recriar Game of Thrones para as telonas em APENAS 3 FILMES (considerando a idéia de trilogia para Warcraft)? É muita informação a ser inserida de uma vez só.

    Eu entendo perfeitamente que pra quem não conhece a história o filme parece péssimo por causa da falta de empatia com os personagens, mas sinceramente, considerando tudo o que precisava ser mostrado, eu acho que Duncan Jones conseguiu mostrar até demais kkk. Esse filme, assim como GOT, funcionaria muito melhor como seriado se fosse possivel de ser feito.

    E quanto a parte de games serem inspirados em outros materiais, acho que meu comentário já mostra o quanto vocês estavam certos nessa parte kkkk

    Abraços!!!!

Deixe uma resposta