Especial O Trem do Terror/Terror Train

Compilamos nesse artigo nossas análises a respeito da franquia oriunda do exploitation do slasher,
O Trem do Terror

Quem é aficionado por Filmes de Matança - termo esse de autoria de Carlos Primati, que utilizamos em atenção tanto a slasher movie quanto com o giallo - sabe que esse tipo de filme é, normalmente, repleto de fórmulas e clichês, que eventualmente se repetem.

O gênero ganhou tração com Halloween: A Noite do Terror, lançado em 1978, mas copiou de Psicose e A Tortura do Medo o ódio à mulheres e utiliza o mistério em torno do assassino, no que foi proposto tanto em Black Christmas quanto em O Massacre da Serra Elétrica, embora em nenhum desses quatro haja uma identidade secreta ao matador.

Poucos slasher tem o hábito de esconder quem é a pessoa que mata, especialmente nas obras que se tornam franquia. A partir de Sexta-Feira 13 Parte 3 isso foi abandonado, uma vez que se sabia que esses eram crimes de Jason Voorhees, com Halloween Michael Myers é dado desde sempre como o homicida, assim como é com Freddy Krueger na franquia A Hora do Pesadelo.

Curiosamente, O Trem do Terror precisa do mistério em torno de quem é a pessoa que infringe o mal, seja no original de 1980, na versão dos anos 2000 ou na "retomada" iniciada em 2020.

Esse aspecto por sua vez é copiado dos filmes italianos, conhecidos giallo, obra belas, com trilhas sonoras instrumentais poderosas, fotografia com muita cor e temática que vez por outra passava pela vontade quase sexual de matar mulheres.

São exemplos desse Prelúdio Para Matar, Uma Lâmina no Escuro, Fotos Proibidas, O Ventre Negro da Tarântula e O Pássaro das Plumas de Cristal. A misoginia passa pelos giallo, passa pelos slasher e é isso que define o termo Filme de Matança, normalmente, embora hajam vítimas masculinas.

Semelhanças com a obra de John Carpenter

A escolha desse O Trem do Terror foi o de trazer para o centro das atenções justamente Jamie Lee Curtis, que é uma figura hoje cara ao cinema, mas que em meados de 1979 e 80, era mais enxergada como scream queen, como a mocinha sempre posta em perigo.

Quando ela foi chamada para esse, Halloween já havia estourado e os produtores decidiram situar a obra feita no Canadá também em uma data festiva diferente do dia das bruxas, ou seja, no ano novo.

É curioso, visto que todos os personagens usam fantasias, típicas do halloween (o remake dessa década de 2020, Terror Train, até brinca com isso) que a passagem de ano se dê em um lugar tão insalubre, quanto um trem.

Crimes de morte em meios de transporte eventualmente perpassam pelo gênero de horror, mas esse apela não só para isso, mas para o clichê da data festiva, para o apelo a uma grande estrela, além de ter um final surpreendente.

Confira então a compilação dos filmes da cinessérie e alguns outros relacionados.

Filmografia

1980 - O Trem do Terror
2008 - Train
2002 - Terror Train
2022 - Terror Train 2.

Relacionados:

1960- Psicose
1974- Black Christmas
1978- Halloween
1983- Acampamento Sinistro

3 comments

  1. freiberufler 27 janeiro, 2026 at 15:26 Responder

    i enjoy reading your articles, it is simply amazing, you are doing great work, do you post often? i will be checking you out again for your next post. you can check out webdesignagenturnürnberg.de the best webdesign agency in nuremberg Germany

Deixe uma resposta