Às vésperas da nova entrada no universo Invocação do Mal, entenda como assistir a série de filmes iniciada por James Wan
Na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro de 2025, estreia o filme que promete ser o fim da saga do casal Ed e Lorraine Warren nos cinemas, ao menos dentro dessa franquia conhecida popularmente como Invocaverso.
Invocação do Mal 4: O Último Ritual é o fim de uma saga (ao menos por enquanto) mas o universo compartilhado vai além das obras dirigidas por James Wan, eventualmente com algumas que tem direta ligação com o profissional, seja ele roteirista, argumentista, produtor ou produtor executivo.
Depois do início da cinessérie em Invocação do Mal em 2013, que ajudou a tornar os controversos detetives paranormais Ed e Lorraine Warren em figuras célebres, há também outros momentos, anteriores e posteriores aos filmes com nome Conjuring.
Destacamos os spin offs e outros pontos dos filmes da saga principal, de maneira cronológica:
Annabelle: A Criação do Mal - o prólogo

Samuel Mullins e Esther, o criador da boneca e sua amada.
Muitas pessoas se confundem a respeito de qual o momento mais antigo da saga e a realidade é que não começa exatamente em A Freira e sim nessa parte dois da franquia Annabelle.
A trama inicia nos anos quarenta, quando o fabricante de bonecas Samuel Mullins (Anthony LaPaglia) e sua esposa Esther lamentam (Miranda Otto) lamentam a perda de sua filha de sete anos, Annabelle, apelidada de "Bee", que morre ao acidentalmente pisar na frente de um carro.
Mais tarde, a trama avança alguns anos, para o restante do filme, assim como a saga do Invocaverso, que remete ao chamado Nunsploitation.
1952 - A Freira
Spin-off que traz a figura de Valak como principal opositor, o filme de 2018 dirigido por Corin Hardy e protagonizado por Taissa Farmiga - que faz uma prima distante de Lorraine Warren.
Aqui ela vive a noviça irmã Irene, que vai para um convento na Romênia. A trama gira em torno da investigação do caso de uma freira que veio a óbito auto-provocado.
A trama tem fantasmas, brigas de fé, muitos sustos falsos, sacrifício para selar o Mal...acaba resultando na obra mais criticada da franquia até então.
1955 - Annabelle 2: A Criação do Mal, o presente

Essa é uma continuação/spin-off, lançado em 2017, mas que se passa cronologicamente antes do primeiro Annabelle.
A obra de David F. Sandberg começa nos anos 1940, mas depois avança 12 anos, quando os pais de Bee, por caridade, acolhem em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato.
Dentre as obras da trilogia, essa foi a mais elogiada, também graças ao fato de ser conduzida por um diretor veterano, responsável por Quando as Luzes Se Apagam e Until Dawn: Noite de Terror.
1956 - A Freira 2

Lançado dois anos atrás, em 2023, o filme de Michael Chaves consegue avançar um bocado na trama da irmã Irene. Depois das muitas críticas ao primeiro longa, dessa vez se economizou nos jumpscares e no uso de CGI genérico.
O quadro melhorou ligeiramente e Chaves se consolidou como o maior diretor do Invocaverso, sendo o mais prolífico desses.
A trama ocorre na França, depois que um padre é assassinado. Dessa forma, a irmã Irene fica frente a frente com força demoníaca do primeiro filme.
1964 - Invocação do Mal 4: O Último Ritual, flashback

O início do novo filme da saga, Invocação do Mal 4 se dá nessa época, na linha temporal do que seria o primeiro caso investigado pela dupla.
Não falaremos muito a respeito, em virtude da estreia quinta. Faremos um texto sobre o filme, em breve, não perca.
1967 - Annabelle

O longa-metragem lançado em 2014 ficou marcado na época como uma bomba. Dirigido por John R. Leonetti, diretor de fotografia de Invocação do Mal e Sobrenatural, a obra mirava mostrar a origem da boneca maligna, Annabelle, mas curiosamente, não é sobre as enfermeiras que aparecem no início do primeiro Conjuring.
A trama acompanha o casal Mia e John Form, que acabam encontrando a boneca, interpretando assim uma versão mambembe de O Bebê de Rosemary, com diversas alegorias ao clássico de Roman Polanski.
A história lida com uma seita satânica, invasão domiciliar, evocação de demônio, além de uma boneca receptora de uma entidade maligna.
1971 - Invocação do Mal
![31 Days of Halloween] Day Twenty-Nine: James Wan's 'The Conjuring' - Bloody Disgusting](https://bloody-disgusting.com/wp-content/uploads/2019/10/The-Conjuring-bathsheba-e1572359673362.jpg)
O ano do tomo um da saga, o clássico que James Wan entregou em 2013, nessa que é não só uma boa adaptação do mito de uma casa assombrada, como também inaugurou a moda de adaptar materiais literários de demonologistas para o cinema.
Ed e Lorraine Warren viraram heróis de ação, persoangens fortes, carismáticos e respeitáveis, ao contrário da fama que ambos tinham, já que os dois são figuras muito criticadas, relegadas a fraude, inclusive.
A partir desse, surgiu uma nova franquia, dois spin-offs, um filme com ligação leve junto ao resto da trama, etc.
1972 Annabelle 3: De Volta Para Casa

Esse é o mais recentes dos filmes de Annabelle e se passa em uma noite agitada, na casa dos Warren. A boneca está trancada no Museu Oculto da família e conseguiu se libertar, atacando Judy, a filha do casal.
Isso serve também para desenvolver a rivalidade que a boneca tem com a filha dos protagonistas, que prosseguiria até o quarto Conjuring.
Detratores chamaram esse de um filme de terror home office, já que ocorre dentro do lar de Annabelle e essa não é uma crítica sem razão.
1973 A Maldição da Chorona

O longa de 2019 aborda uma lenda latina, trazendo entre seus personagens o Padre Perez, que esteve em Annabelle.
Também dirigido por Michael Chaves, é o patinho feio da franquia, disputando com A Freira o posto de obra mais criticada da saga.
Mostra uma assistente social, que cria seus dois filhos sozinha em Los Angeles. Essa começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural chamada de Chorona.
A partir daí começa a exploração porca de sustos falsos em excesso, muito CGI e aparições espirituais bem genéricas.
1977 Invocação do Mal 2

Na verdade, o filme começa em 77, no caso de Amityville, que por si só já é bastante controverso, conforme falamos em Amityvillle: An Origin Story.
Logo depois, James Wan mostra 1978, desenvolvendo assim o caso Enfield, na Inglaterra, no que seria a ação do casal Warren na Europa.
Nesse filme, o diretor malaio também teceu respostas às críticas que sofreu, por, supostamente, pregar a canonização dos demonologistas, escritores e estudantes da paranormalidade que era o casal Warren.
Foi nesse filme também que introduziu Valak, a freira maléfica e o Homem Torto, que quase ganhou filme solo.
1981 Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

O famoso caso envolvendo um sujeito julgado por homicídio depois de estar possesso, ocorreu já em 1980. Dessa vez, Wan não dirige, deixando o cargo para Michael Chaves.
A atmosfera muda bastante e o antagonismo recai sobre uma bruxa, uma mulher humana e não um demônio ou fantasma.
Outra diferença substancial é que esse não é um filme sobre poltergeists ou assombro em uma casa, tendo um rito como principal motim.
1986 Invocação do Mal 4 O Último Ritual

Outra vez dirigido por Chaves, esse é o fim da saga Invocaverso. Situado em 1986, é sobre o mais macabro dos casos investigados pela dupla de ativistas sobrenaturais, o que por si só já é cansativo, já prescinde da boa fé sobre o filme e sobre a história, que claramente não é tão interessante quanto os primeiros filmes.
Promessas à parte, o filme lida com a tentativa do casal de se aposentar e escrever sobre suas desventuras investigando histórias de famílias sendo destruídas por ações do Mal.
Nessa versão se fala de maldição hereditária, da ideia de legado e repressão a paranormalidade.
--
Invocação do Mal 4: O Último Ritual estreia dia 4 de setembro e promete ser o fim das histórias dos Warren, que ocorrem desde 2013 com a New Line Cinema, Warner Bros e outros estúdios, como a Atomic Monster de James Wan.
Até onde se sabe, não há pré-produção de mais um filme para A Freira ou Annabelle.
A aguardar e conferir se o filme será um sucesso.
**breathe**
breathe is a plant-powered tincture crafted to promote lung performance and enhance your breathing quality.