
Desde o princípio, Logan joga o espectador em um universo de atmosfera desesperançosa, sendo que às vezes o filme lembra um pouco o excepcional Filhos da Esperança, até por incluir o fato de fazerem muitos anos desde o último nascimento de um mutante, assim como ocorria com os humanos daquele longa. É algo que ajuda a estabelecer o tom melancólico que rege boa parte da narrativa, com o roteiro mostrando ter como prioridade aproveitar seu contexto para trabalhar a humanidade de seus personagens, a relação que constroem uns com os outros e seus dramas pessoais. Assim, vale dizer que aqui encontramos um Logan e um Charles Xavier completamente diferentes das versões joviais e altruístas que acompanhamos até pouco tempo atrás, com ambos exibindo um misto de cansaço, raiva e tristeza que sinaliza perfeitamente as tragédias que os levaram a sua atual situação.
Tudo isso é tratado com cuidado e sensibilidade por James Mangold, que consegue dar densidade àquelas figuras e à narrativa que constrói, e não é à toa que alguns dos melhores momentos do filme são exatamente aqueles mais intimistas nos quais vemos Logan, Xavier e Laura discutindo uns com os outros ou simplesmente encontrando uma espécie de paz em meio à realidade que vivem. Isso não quer dizer, porém, que o longa se perca ao partir para a ação. Seguindo o caminho de Deadpool ao se livrar das amarras que uma baixa classificação indicativa certamente lhe daria, Logan investe na violência como raramente se vê em filmes de super-heróis, detalhe que jamais soa gratuito, dando peso aos atos dos personagens e intensidade às sequências de ação. Estas, por sinal, são conduzidas com uma segurança admirável por Mangold, que também é hábil ao criar tensão a partir dos surtos telepáticos que Xavier tem pontualmente, e o fato de nos importamos com aquelas figuras e seus destinos naturalmente faz com que a ação seja envolvente e instigante.
Enquanto isso, Hugh Jackman ganha um prato cheio para explorar Logan dramaticamente, sendo bom ver o ator exibir a mesma determinação que sempre teve no papel, por mais que este seja um personagem que ele poderia interpretar com os olhos vendados e as mãos atadas. Logan surge como um homem que tenta evitar abraçar tanto seu lado violento quanto o herói que foi um dia, mostrando-se física e emocionalmente mais vulnerável que nos outros filmes, algo que Jackman pontua brilhantemente, encarnando um arco de redenção surpreendente e até mesmo tocante. Por sinal, tal vulnerabilidade não deixa de ser compartilhada com o Charles Xavier de Patrick Stewart, que aqui é perseguido pela senilidade decorrente da idade e pela culpa com relação a um evento recente, elemento que o torna uma espécie de herói trágico, e o monólogo que ele tem em determinado momento representa o ponto mais emocionante da projeção. E se a pequena Dafne Keene se destaca com uma presença em cena admirável no papel de Laura, tendo uma ótima dinâmica com os dois veteranos da franquia, Stephen Merchant faz de Caliban não um alívio cômico como talvez pudéssemos esperar dele, ganhando espaço para dar peso dramático a um aliado importante para o protagonista, ao passo que Boyd Holbrook cria em Donald Pierce um vilão interessante o suficiente para tornar palpável a ameaça do grupo governamental que ele representa.
Logan acaba sendo uma despedida mais do que digna de um excelente ator ao personagem que lançou sua carreira rumo ao estrelato absoluto. Contando sua história com maturidade e evitando caminhos fáceis, este é um filme de super-herói que fascina e comove como poucos do subgênero conseguem.
This is a topic close to my heart cheers, where are your contact details though?
I am really enjoying the theme/design of your website. Do you ever run into any internet browser compatibility issues? A number of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any suggestions to help fix this issue?
Hi there, You’ve done an excellent job. I will definitely digg it and in my view recommend to my friends. I am confident they’ll be benefited from this site.
Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
I enjoy, lead to I discovered exactly what I used to be looking for. You’ve ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye
amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Normally I don’t read article on blogs, however I wish to say that this write-up very pressured me to take a look at and do so! Your writing style has been surprised me. Thank you, quite nice post.
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂
amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.
demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
Would you be excited by exchanging links?
amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.