Uma Fresta no Teto é um filme polêmico, complexo e pouco conhecido se comparado a suas qualidades técnicas e dramáticas. Lançado em 1972, é protagonizado pela dupla de atores Britt Ekland e pelo ator mirim Mark Lester, sua trama flerta com o desfrutar de vários pecados como a volúpia, matança e terror com crianças malignas.
A trama segue uma mulher, que se casa com um autor muito rico. Ela começa a suspeitar que o seu enteado de 12 anos pode ter cometido um grande crime, motivado pela morte da mulher que ocupava o seu lugar antes.
O longa-metragem é conduzido pelo escritor e diretor britânico James Kelly, tem codireção do polêmico cineasta italiano Andrea Bianchi e é uma coprodução entre Reino Unido, Itália, Alemanha Ocidental e Espanha.
O roteiro original é creditado a Trevor Preston, com adaptação de Bianchi. Erich Kröhnke e Bautista Lacasa Nebot assinam o argumento. Graham Harris é o produtor e Harry Alan Towers foi o produtor não creditado, enquanto Andrés Vicente Gómez e Oliver A. Unger foram produtores executivos.
Pelo que contava nos bastidores da época, Towers contratou Andrea Bianchi para adaptar o roteiro original de Preston, a fim de adicionar cenas mais polêmicas e sexuais, para tornar a obra mais próxima do cinema exploitation.
Bianchi que somente trataria o texto acabou assumindo a direção em algumas cenas, é o codiretor sob o pseudônimo de Andrew White, sendo creditado assim na maioria dos releases, exceto nas versões em inglês deste filme.
Muita gente compara esse com o filme dos anos 2000 A Orfã, não pela virada no final, mas sim pela intenção do personagem infantil. Também se compara esse com Voice from the Stone, onde Emilia Clarke faz uma bela enfermeira que ajuda um menino problemático após a morte de sua mãe e tenta se conectar com ele. Há quem defenda que essa obra seja inclusive um remake desse Uma Fresta no Teto.
Também há comparações desse com O Preço do Silêncio de 2005, que também lida com uma criança perturbada, que se aproxima de uma mulher adulta, além do thriller com Nicole Kidman, chamado Reencarnação, que se tornou muito popular graças a memes totalmente tirados de contexto.
Comparações errôneas com o brasileiro Amor Estranho Amor, de 1982, podem ser feitas, especialmente na questão relacionada ao fato de ser estrelado pela futura apresentadora Xuxa Meneghel, que tem intimidade com um menino na casa dos 10, 11 anos, ainda que a própria fosse menor de idade na época - ou seja, se havia moralmente criticável ou criminoso na obra, não havia culpa ou razão para críticas a Xuxa.
Tentando falar sem spoilers, essa é um filme com uma mensagem estranha, que lida com temas como incesto, assassinato e abusos sexuais por figura um tanto inesperadas.
A estreia italiana ocorreu em 14 de outubro de 1972. Nessa data também chegou ao México. Passou nos Estados Unidos em circuito limitado no mês de outubro, no Japão e Reino Unido chegou em novembro.
O título original é La tua presenza nuda! na Itália, na Espanha é Diabólica malicia, além de Child of the Night no Reino Unido. O filme também é conhecido como What the Peeper Saw e Night Child.
Na Alemanha Ocidental tem dois nomes: Der Zeuge hinter der Wand e Diabolisch. Na Colombia é Una grieta en el techo, no Japão é Naito chairudo.
As gravações ocorreram em dezembro de 1970 até janeiro de 1971. Foi rodado na Espanha em dois lugares, em Almería, na Andalucía e também em Madri.
Os estúdios que fizeram foram o Cemo Film, Corona Filmproduktion, Eguiluz Films, Leander Films e Leisure Media. Foi distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) na Alemanha. No Estados Unidos a American International Pictures havia estabelecido um acordo de distribuição do filme, mas foi a Avco Embassy que acabou lançando ele nos cinemas estadunidenses.
Em 2007 a Televista lançou em DVD nos EUA, depois pela VCI Entertainment em 2014. A VCI lançou a versão uncut em bluray e DVD. O filme foi distribuído pela 20th Century Fox nos cinemas australianos.
Uma novelização de editora Sphere foi escrita, chamada de The Night Hair Child, dos autores Jack Gratus e Trevor Preston, publicada pela em 9 de setembro de 1971.
Kelley dirigiu apenas duas obras, The Beast in the Cellar em 71 e esse. É conhecido por participar do texto de filmes como O Esquife do Morto-Vivo e W: A Marca do Terror.
Bianchi escreveu Piratas da Ilha do Tesouro, Comando do Crime, Nua Para o Assassinoe Masacre. Parte do motivo dele ingressar no projeto seria para adicionar cenas de sexo softcore ao longo do filme, mas acabou só colocando elementos que referenciavam incesto. Vários de seus filmes posteriores tinham representações do tipo, como em La moglie di mio padre, Malabimba e A Noite do Terror.
Trevor Preston escreveu episódios para Four People, Freewheelers, Fox, Alugado para Matar e Vingança Final.
Erich Kröhnke escreveu episódios da série Interpol e o argumento de Conde Drácula de Jess Franco. Teve adaptado seu livro em A Ilha dos Perdidos.
Bautista Lacasa Nebot escreveu Carga de Cavalaria, S.077-Espionagem em Tanger, Dois Mafiosos contra Golfinger, Dois Mafiosos Contra Al Capone e Django Volta Para Matar.
Graham Harris produziu The Beast in the Cellar e Blood Suckers, fez a música em Encontro com Homens Notáveis e a minissérie Planeta Vermelho. Foi um profissional de som em diversas obras, como em A Megera Domada e Ninja, a Máquina Assassina.
Harry Alan Towers produziu E Não Sobrou Nenhum, Conde Drácula, O Retrato de Dorian Gray, De Sade 70 e Gor E os Guerreiros Selvagens.
Ekland fez vários filmes de sucesso nos anos 1970 como Carter, o Vingador, O Asilo do Terror, O Homem de Palha, além de ter sido a bongirl Goodnight em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro. Já Lester atuou em Oliver!, Quando Brota o Amor, Fábula Macabra e O Príncipe e o Mendigo.
Embora interprete uma mulher de 22 anos no filme, Ekland tinha entre 29 e 30 anos nas gravações. Era portanto 16 anos mais velha que Mark Lester. Esse foi um dos motivos para a alta classificação do filme, de categoria R, motivo esse ligado a conteúdo sexual generalizado.
Na Austrália recebeu classificação R18, por seu conteúdo perturbador, incluindo nudez gráfica e uma breve cena implícita de sexo com menores de idade.
Na Inglaterra, o filme recebeu o certificado 18, sofreu pequenos cortes em seu lançamento. Algum tempo depois, em 1978, a introdução da Lei de Proteção às Crianças fez com que o BBFC retirasse o filme do mercado, para receber mais cotes. Todas as cenas em que Elise se aproxima de forma lasciva de Marcus foram retiradas, também caíram momentos onde ele. Muitas cenas foram editadas e uma (a mais polêmica) foi removida.
A narrativa já começa "saliente", com uma linda mulher nua se exibindo na frente do espelho, enquanto se prepara para se banhar. Aqui ela mostra seu corpo escultural e é feita pela atriz Collette Jack, que executa aqui o seu último papel como atriz.
Alegre, ela entra na banheira, treme de maneira repentina e cai. Nesse ponto não fica claro o que ela sofreu. Se foi um choque leve, se a água estava fervendo. Fica claro que não era algo estrondoso ou pesado, e é só isso.
Um pouco depois aparece um avião cortando o céu, depois exibe uma outra moça linda e loira, Elise Bezant (Ekland) ela vai dirigindo até a sua casa, ao som da música do talentoso Stelvio Cipriani.
Ao entrar em casa ela se assusta, já que não está sozinha. No recinto está Marcus (Lester) seu enteado, que aparece sem aviso.
O fato dele aparecer a pegou desprevenida, tanto que ela deu folga a sua empregada e assistente, Consuela, ou seja, os dois ficarão sozinhos, até que o marido dela chegue.
O menino causa nela um certo incômodo, não fica claro se eles tiveram entreveros ou atritos no passado, fato é que ela se sente insegura, só de olhar acha ele suspeito.
Ele afirma que a escola onde estava sofria com um surto de catapora e por isso, ele foi dispensado. Nessa conversa primária, o garoto afirma que não costuma ficar doente, diz que é plenamente saudável. Um pouco depois, seu pai/marido liga para casa, diretamente de seu trabalho em Paris.
Enquanto ela está no telefone, Marcus é agressivo, passa a mão nela, passando a mão em seus seios, aproveitando o momento em que ela não pode gritar ou protestar para ter algum prazer em ser invasivo e abusivo.
É mais provável que os dois não tenham passado por problemas anteriores, possivelmente nem se conheciam até então. A pouca convivência já justifica o receio dela com a figura estranha a maliciosa do rapaz, é difícil ficar indiferente.
Marcus parece maduro demais para a idade, tanto que faz perguntar se é alguém adulto com problemas de nanismo. Ele de fato é uma criança, mas bem mais maliciosa que alguém que tem em torno de dez anos.
Parte do fascínio no gênero terror por crianças malvadas é o comportamento delas, que lembra o de um adulto. Meninos e meninas inteligentes chamam a atenção positivamente, mas normalmente causam desconforto em adultos quando são espertas, maduras e com vontades demais.
Ainda assim ele tem hábitos infantis, como o amor por animais, além de ter uma certa ingenuidade, mas no geral ele parece maldoso tal qual um adulto e não é como alguém que aparenta ter menos de 10 anos.
Eventualmente, Paul (Hardy Krüger) chega. Ele contraria a expectativa de Elise, cumprimentando primeiro o filho, só depois fala com sua esposa, ou seja, ela já sente que não é a prioridade.
A realidade dessa família é que a natureza do trabalho de Paul o obriga a viajar muito, dessa forma, o menino e sua madrasta passam muito tempo sozinhos.
Marcus demonstra malícia para além do lado sexual, parece malvado, faz questão de fazer ela parecer mentirosa, faz o pai ser testemunha de que ela se confundiu a respeito de uma quantia de pesetas (a moeda espanhola da época) que sumiu do escritório do escritor.
No entanto ele não é só maldade, ao menos não de maneira voluntária, já que passa por maus bocados, até enxerga um corpo de mulher na piscina de casa. Esse momento é curioso, já que somente ele vê, quando seu pai chega há apenas uma bola no meio da água, ou seja, ele parece culpado, guarda sentimentos conflitantes em si, até de delírio.
A mulher resolve investigar os motivos para a chegada de Marcus. Vai até o antigo colégio dele, conversar com o dr. Kessel (creditado como Headmaster) de Harry Andrews. Nesse ponto se explana mais qual é o ganha pão de Paul. Ele escreve artigos para revistas e faz livros, esse é o motivo principal para ele passar tanto tempo fora.
Kessel inclusive diz que leu um bom artigo dele, no Sunday Times. No momento estava fazendo um livro sobre surrealismo, para a Splash Publishers.
O professor, no entanto, se recusa a contar o motivo para o rapaz ter saído do internato, diz que a carta que ele mandou continha as informações necessária e que além disso, os detalhes a mais, somente parentes de sangue e tutores diretos poderiam ter.
Faltou a Paul a inteligência de passar uma procuração a Elise, ou ele deliberadamente escolheu não deixar ela com esse poder.
No entanto nem mesmo o conteúdo da carta ela sabe, já que Marcus destruiu o envelope e os papéis, ela só consegue ler uma cópia no escritório do docente. Só então ela tem ciência de que não houve nenhum surto viral, o rapaz foi excluído do convívio escolar, sofreu uma expulsão.
Marcus foi expulso por incidentes infelizes, especialmente por ele ser notável, o mais inteligente que tiveram. O professor mostra alguns desenhos, que foi por onde ele começou a notar problemas dele.
A partir daqui falaremos com spoilers. O aviso está dado.
Pessoas na vizinhança reclamavam de uma figura observadora indiscreta, um vagabundo que ficava nas janelas, ou seja, reclamavam de um observador, de um voyeur.
Tiveram vários momentos que indicavam que o menino era a pessoa que a vizinhança caçava, até por conta de ele espalhar pontos de espionagem em lugares do campus onde casais se encontravam para namorar.
Dessa forma ele rebatia imagens, para um ponto escondido, onde ele poderia ver as pessoas dando amassos. Um rapaz o pegou e deu uma surra nele, que segundo o professor, poderia tê-lo matado.
O casal vai para uma festa, na antiga casa de Paul. Ele a vendeu para Sophie (Conchita Montes) depois que sua antiga esposa Sarah morreu lá.
O motivo para ela ter morrido foi um ataque cardíaco no banho, que a fez escorregar e cair, ao menos é essa a fala oficial de Paul. Mark instiga Sarah a tentar entender como a sua mãe morreu, já que foi de uma maneira estranha, diz ter um segredo ali, mas que ele não revelaria.
Aparentemente todos os homens gostam de esconder fatos de Elise. Isso a deixa confusa, passa a suspeitar inclusive do seu amado. Esse é um dos elementos que fortalece esse filme como um conto sobre gaslighting.
Ela vai ter com Sophie, novamente. Dessa vez, a senhora parece estar mais calma, fala de maneira serena sobre o ataque cardíaco, diz que foi causado por um susto. Sarah era a mulher que morreu na introdução...
Depois de saber a verdade sobre Sarah, é Elise quem se embriaga. Chega em casa ébria, pergunta se o menino está lendo De Sade, depois provoca o marido, o incomoda enquanto ele está fazendo algo simples, como cortar a grama. Sai chorando depois de uma briga simples.
A relação do casal está longe de ser saudável. Eles vivem brigando, ela não compreende bem com quem ele se relaciona, acha as amizades que ele nutre estranhas, também acha a arquitetura da casa onde moram esquisita. Nesse dois quesitos, ela tem razão, Paul é excêntrico, tem amizades diferenciadas e é um acumulador, guarda muita coisa, especialmente objetos de sua antiga vida.
O menino promete contar a verdade sobre Sarah para Elise, caso ela tire a roupa, caso faça um striptease, enquanto ela as despe, ele diz que a morte não foi acidental.
Depois da última peça, ele diz que foi ele quem matou sua mãe.
A partir desse ponto a narrativa cai em um caráter onírico. É difícil notar o que é real ou não, há momentos que parecem sonhos ou pesadelos, momentos onde ela está em risco, outros em que ela é atacada pelo marido ou pelo enteado, há até menções a sexo com o menino.
Em um ponto de suposta lucidez, Elise tenta mostrar um objeto de observação que Marcus instalou, um olho mágico, que reflete imagens do quarto do casal para ele, mas quando chega, ele já não está mais onde ela verificou.
O roteiro cai novamente no conceito de gaslighting, já que trata a sua personagem feminina como alguém insana. Especialmente Paul trata te lidar com ela como se ela fosse louca, até a velha questão das pesetas sumidas ele usa contra ela.
O marido não sabe mais no que acreditar, enquanto Elise fica na dúvida se ela viveu o que acha que viveu ou se foi apenas fruto de delírio.
O escritor tem chances de encontrar no filho alguém frio, possivelmente sociopata. Na cena em que ele verifica o cachorro Trotsky na piscina, morto, o pai percebe estar mais preocupado com a reação do filho do que ele mesmo, já que Marcus se aproxima, mas não faz menção de se emocionar, ainda taca pedras no bicho, o que serve como um prenuncio, já que ele atira pedras no cachorro morto, fato que conversaria com um dos últimos momentos.
Elise decide se consultar com uma psiquiatra, a dra Viorne de Lilli Palmer. Elas conversam sobre as suspeitas e as inseguranças da mulher, com a doutora perguntando por que ela se despiu para uma criança.
O cenário todo está escuro, apenas Elise está iluminado, também o rosto da doutora, um bocado. A doutora busca entender se ela se exibiu por tara, se ela resolveu causar dor nos animais. Seria tudo um complô para tornar ela a culpada?
Há algumas diferenças entre as versões VHS e Blu-ray do filme. A cena de Elise tirando a roupa na frente de Marcus tem cortes significativos da versão Blu-ray, enquanto a impressão em VHS é mais fluída e direta. Na cena em que Elise e Marcus estão na cama a versão em fita acontece em uma única tomada, terminando e no Blu-ray divide a cena tem duas partes, colocando outras pequenas cenas entre elas.
No final, ocorrem os sonhos se intensificam e se tornam mais estranhos, primeiro Elise usa uma almofada para ferir o menino, depois imagina afogando ele na piscina, junto do marido, até ser atacada por um pastor alemão que o enteado levou, seria esse último um fato ou apenas outra perturbação?
Para enfim em uma instituição que parece um sanatório. É levada em uma cadeira de rodas por uma enfermeira, é tratada como uma inválida, como jamais foi, tem lembranças que variam entre o inquérito, as brigas com o marido e a relação com Marcus, assistido por Paul, que sorri.
Com o tempo, os três se adequam, aparecem em um cenário de neve, com um novo cachorro, chamado Hannibal/Aníbal.
A madrasta dá um beijo na boca do menino, fato que faz perguntar se ela e ele são amantes. As perguntas ficam sem respostas, já que logo depois ela provoca sua morte, jogando a bolinha para Hannibal, quando passa um carro rápido, faz o menino ir atrás do cachorro, sendo assim atropelado, sangrando ali, no chão.
Uma Fresta no Teto é cerebral, nervoso e pesado. É entre os filmes com crianças malvadas um dos mais pesados e cheio de momentos desoladores. Tem uma direção pontual, com ótima atuações e situações de peso enorme, sendo assim um dos filmes com crianças maléficas mais agressivos e perturbadores.
Awesome blog! Do you have any suggestions for aspiring writers? I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally confused .. Any recommendations? Thanks!