Alerta Vermelho #89 - Goonies: Trinta Anos Depois

Um clássico absoluto da infância de praticamente todos os nascidos na década de 80, Os Goonies completa 30 anos em 2015. Mas depois de tanto tempo, o longa continua com o mesmo apelo? Uma discussão acirrada tenta responder essa pergunta no Alerta Vermelho da semana. Venha já ouvir os acalorados comentários de Alexandre Luiz, Davi Garcia, Wilker Medeiros e Igor Frederico sobre esse longa que está no coração de muita gente!

Links do Podcast

Links Cine Alerta

Assine nosso feed:

Contato: Mandem seus e-mails para [email protected], ou comente no post logo abaixo!

Redação

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

9 comments

  1. Avatar
    Lucas Barbosa 29 julho, 2015 at 13:50 Responder

    Tenho 30 anos, e NÃO SEI porque demorei a conhecer Goonies, minha primeira lembrança é de alugar o VHS quando já era pré adolscente. E apesar de algumas coisas parecerem datadas, consegui crescer e ignorar essas coisas, desde essa VHS até hoje eu vejo os Goonies pelo menos uma vez por ano.
    Faltou um pouco de boa vontade do Alexandre, na verdade faltou MUITA, kkkk. Mas é bom pra discussão ouvi lados tão diferentes na mesma discussão.

    Na verdade não é o primeiro a criticar, o Jurassicast massacrou Goonies, fiquei traumatizado, kkk.

  2. Avatar
    Paulo Roberto Galliac 29 julho, 2015 at 16:26 Responder

    Por essas e outras que tenho um certo receio as críticas do Jurassicast eles não veem vários filmes pelo contexto da época. Mad Max eles massacraram de forma muito pior em uma critica rasteira. Eu detesto e acho babaca o pessoal se deixar levar pela regra dos 15 anos. Isso para mim não é regra, pois em várias ocasiões esse regra falhou feio comigo. A Hora do Espanto, Sem Licença Para Dirigir, Ela Vai Ter Um Bebê, Os Fantasmas Contra Atacam, Os Intocáveis, Te Pego Lá Fora, Papillon, Clube dos Cinco o próprio Mad Max estão como me lembrava e até melhores. Já que eu amadureci para rever o contexto e analise melhor. Enfim uma cacetada de filmes que não tinha revisto por muitos anos e não me decepcionaram. Ao contrário eu valorizei mais ainda pelas temáticas adultas propostas.

    Já o Superman O Filme e Superman II relevando o fator de época e nostalgia são lixos digno dos piores filmes de Super Heróis. Super infantis. Mas isto é ser injusto ao avaliar pelo fator tecnologia e eles serem pioneiros desse subgênero de Super Heróis. O própria trilogia clássica do Star Wars já está datado. Eu revi um VHS Original antigo de um amigo sem as mãos do odiado George Lucas ao refazer as cenas CGI. Estava uma bosta DATADA e aquela cena final com os Ewoks é pior que o bosta do Jar Jar Binks. Eu senti vergonha alheia ao rever aquilo. Eu preferi a nova versão mesmo com polemica cena do Han Solo atirar primeiro. Aos fãs xiitas o filme como um todo não é só essa cena.

    O que eu quero dizer é: Qualquer filme vai datar cedo ou tarde ver um filme com a cabeça de hoje sem contextualizar é injusto na análise crítica. Se for por esse viés falha o Charlie Chaplin, O Gordo e O Magro, Os Três Patetas são lixo da comédia e infância hoje. Não gente. Eu entendo que a nostalgia pode não ser a mesma coisa e respeito isso, mas não se podem equiparar os filmes de ontem com os de hoje. Eles não são e tem a tecnologia de hoje e efeitos em CGI e têm milhões a mais de orçamento em sua produção.

    Alias Harry Potter eu achei fraco na época pelo CGI e outras coisas pelo o que apresentou alias a saga toda não me cativa. E.T Extraterretre é e nunca foi um filme muito bom tanto que esses dois filmes eu tenho preguiça de rever esses filmes. Não me marcaram e já achavam eles fracos na época. Não são lixos, mas não é essa Coca toda não. Eu acho bem abaixo de Goonies. Sou mais o apelo emocional dos Goonies. Mesmo que não sendo tão denso a questão do despejo e a separação dos amigos. Mas para mim é muito mais cativante e universal do que eu me importar com ser imaginário da pseudociência da ufologia. Ou da criptozoologia mítica dos contos de fada. Isto se deve por eu ser mais cético também e não acreditar e me identificar em coisas sobrenaturais e fantásticas apesar de adorar o gênero fantasia e ficção cientifica.

    Obs.: Eu adoro Star Wars. Gosto de E.T e Superman só até o II e idolatro Charlie Chaplin, Os Três Patetas e Gordo e O Magro. Mas acho só legal Harry Potter.

  3. Avatar
    Paulo Roberto Galliac 29 julho, 2015 at 16:33 Responder

    Eu gostei da análise, eu gosto muito do podcast de vocês e até recomendo. Apesar de achar injusto não considerar a época e as limitações de ontem com hoje ao rever os Goonies. Eu não acho que datou MUITO apesar de estar sempre revendo ao menos uma vez ao ano. Acho em minha opinião melhor que E.T, que como já disse eu tenho preguiça em rever, por não ter me cativando tanto quanto esse filme.

  4. Avatar
    Lucas Barbosa 29 julho, 2015 at 16:55 Responder

    Pois é, eu comecei agora a escutar podcasts e do Jurassicast foram poucos, també, percebi essa tendência deles em não respeitarem a época, e mesmo assim são umas críticas bem infantis e sem fundamento. Por isso gosto do Cine Alerta e da posição do Alex em relação ao Goonies, pois mesmo com opiniões diferentes, todas tem embasamento e fazem muito sentido.

    Sobre os filmes antigos eu gosto de ver independete de regra dos 15 anos, pois algumas coisas até ficam melhores como você disse, no próprio Goonies, os palavrões, as insinuações e piadas de duplo sentido, eu não via quando era criança.

    Outro que virou um filme totalmente diferente depois de muitos anos foi Edward mãos de Tesoura. Eu ADORAVA quando era criança, achava o máximo o personagem, e as coisas que ele fazia com as mãos (aparar cachorros, árvores, etc…). Depois de adulto fui ver que era bem tocante, muito triste até e bem profundo, o que deixou melhor ainda.

  5. Avatar
    @CassianoLima77 29 julho, 2015 at 15:01 Responder

    Olá Caras,

    Ouvindo o cast, pensei em desisti várias vezes. Pensei bem, refleti, fui tomar uma água, respirar ar puro e decidi ouvir até o fim. Afinal temos que respeitar as opiniões contrárias.

    Pra começar, eu não sei que crianças foram essas que vocês mostraram o filme e não gostaram. Por favor façam alguma coisa, ainda da tempo de recuperá-las . Eu mostrei o filme esse ano para uns sobrinhos e eles piraram. Idades mínima de 5 e máxima de 12. Então a resposta é: o filme conquista até hoje.

    Gosto das opiniões do Alex, mas dessa vez discordo de 99% do que ele disse. Hoje ele tem uma maturidade cinematográfica, e essa maturidade, em minha opinião, o impediu de perceber a verdadeira essência do filme. Eu revi o filme e ainda me diverti bastante, relembrei coisas que vivi com meus amigos e de como sonhávamos em participar de uma aventura. O filme serve pra isso, pra fortalecer os laços familiares, os laços de amizade, a busca por nossos sonhos. É claro que hoje tenho um conhecimento maior sobre a vida, mas o discernimento não me fez ficar rabugento, graças a Deus.

    O filme traz uma nostalgia é claro e isso faz com que deixemos passar alguns erros no filme, mas esses erros jamais deixam o filme ruim, como foi dito. É incrível como um elenco foi escolhido tão a dedo. A cena do Gordo confessando, com certeza é uma das cenas que eu mais ri no cinema. Pra mim o filme é nota 10(com nostalgia e sem nostalgia), por que a proposta do filme foi passada com muita competência. É um filme que jamais vai perder sua magia.

    Abraços e bom trabalho!

  6. Avatar
    Danilo Andrade 1 agosto, 2015 at 22:32 Responder

    Curiosamente Nunca Fui Muito Fã de os Goonies, Mas Vibrei Tardiamente Quando Vi o Filme no You Tube Muitos Anos Atrás, Realmente 1 Filme Como Esse Dificilmente Seria Filmado Hoje (A Não Ser Como Falaram que Chamem o Seth McFarlane Como Diretor), Vou Respeitar a Opinião do Alexandre Luiz Porquê Até Eu Não Curto Alguns Filmes de Sessão da Tarde que os Outros Gostam Como Curtindo a Vida Adoidado, O Filme é Ruim?, Não, Pelo Contrário, Mas Não é dos Meus Favoritos, Já Gostei de Guerra nas Estrelas na Minha Infância Porquê Tinha Magia de Vibrar uma Boa Aventura Espacial, Mas Duas Coisas me Fizeram Deixar de Gostar da Segunda Trilogia de George Lucas (A Primeira é a de 1999 Até 2005): o Primeiro é que Redublaram os Filmes que Eram da Herbert Richers e Eu Gostava e a Segunda São os Nerds que Passaram a Cultuar Até Demais e Me Sinto 1 Peixe Fora D'água Nesse Meio (Não Sou Nenhum Nerd), Por Outro Lado Adoro Filmes de Sessão da Tarde que Ninguém Fala Como o Bacana Viagem Insólita de Joe Dante (Quero 1 Fora da Curva Desse Filme) e Até os Filmes dos Anos 70 Como Golpe Sujo Com Goldie Hawn no Qual Lembro que Até Misturei os Meus Brinquedos ao Utilizar o Filme que Tava Passando numa Sessão da Tarde de 1990 Inventando uma História, Fica Dado Minha Opinião.

    Valeu Alex,

    Danilo

  7. Avatar
    Rômulo 26 julho, 2016 at 17:34 Responder

    Gente, juro que não entendi, vocês fizeram um cast para criticar o filme? desnecessário, juro! Meu sobrinho de cinco anos assistiu gonnies e adora, não generalize algo que vocês não possuem certeza. Foi difícil chegar ao fim, amigos. Abraços!

Deixe uma resposta