Elencamos aqui algumas dicas de trasheiras, que imitam o clássico Tubarão, de Steven Spielberg
É mais do que sabido que Tubarão de Steven Spielberg é um dos clássicos do cinema mainstream, que inaugurou toda a tradição de fazer filmes blockbuster e que gerou até uma franquia com seu nome.
Porém quando um filme faz sucesso, é natural que ele tenha uma série de filhotes derivados e com a obra spielberguiana não é diferente.
Essa lista e artigo poderia ser feita de diversas formas, poderíamos falar da sharksploitation, que trouxe uma série de bons e péssimos filmes de tubarão - e que chegou ao cúmulo de toda a série Sharknado e outros filmes de qualidade duvidosa - mas não, decidimos aqui falar de filmes com animais no centro da trama, que atacam e maltratam a humanidade.
Um dia talvez falaremos de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, que para Spielberg, é a sua sequência de Tubarão, ou mesmo do livro de Peter Benchley e das sequências, mas começamos aqui falando das obras que seguem a esteira do terror espetáculo inaugurado há 50 anos atrás.
Piranha (1978) de Joe Dante

Produzido por Roger Corman, esse é certamente o mais conhecido filme da lista.
Foi dirigido pelo criativo e anárquico Joe Dante, que anos mais tarde, entregaria obras como Gremlins e Pequenos Guerreiros.
Aqui é mostrado que, graças a interferência dos homens, um grupo de peixes carnívoros invade um resort de verão, vitimando vários banhistas.
Essa é uma obra tão alardeada que ganhou uma sequência, chamada Piranhas II: Assassinas Voadoras, que foi assinada por James Cameron, além de ter uma refilmagem em telefilme nos anos 1990 e um reboot, dos anos 2010, que também tem uma sequência.
Bacalhau (1976) de Adriano Stuart

O Brasil também tem uma imitação de Tubarão para chamar de sua, trata-se da paródia de Adriano Stuart Bacalhau, ou Bacs.
Ele substitui o tubarão por um bacalhau gigante, mantém a cidade litorânea como palco, também tem um prefeito negacionista, aborda temas como pânico turístico e ainda possui boa parte do elenco de apoio de Os Trapalhões.
É um clássico do cinema mambembe da época da pornochanchada e é lembrado pelos aficionados do gênero.
Orca: A Baleia Assassina (1977) de Michael Anderson

As baleias orcas são os predadores naturais dos tubarões e graças a Free Willy, elas se tornaram figuras simpáticas ao público. Pois bem, antes disso, Orca: A Baleia Assassina (Orca) de Michael Anderson mostrava o grande mamífero como vilão.
O elenco reúne estrelas como Richard Harris e Charlotte Rampling, além do icônico Will Sampson de Poltergeist 2 e bela Bo Derek.
Esse tem momentos terríveis e mega divertidos, é uma trasheira sem intenção de ser.
Tentáculos (Tentacoli, 1977) – Ovidio G. Assonitis

Clássico do exploitation italiano, Tentáculos ou Tentacoli é uma obra de Ovidio Assonitis, que rodaria a maior parte do que acabou se tornando Piranhas II.
Nesse, um polvo gigante ataca uma cidade praiana, causando mortes na água, prefeito ignorando fatos e a ciência sendo ignorada.
É divertido, como as boas imitações italianas de clássicos do cinema.
Alligator: O Jacaré Gigante (1980) de Lewis Teague

Um clássico das tardes do SBT, na sessão Cinema em Casa.
Ao contrário do subtítulo nacional, esse é sobre um crocodilo, não um jacaré. O réptil mora nos esgotos de Chicago, depois de consumir lixo radioativo.
Ou seja, além de imitar Tubarão, também tem temperos de Godzilla. Esse ainda teve uma sequência, Alligator II: A Mutação.
Grizzly, a Fera Assassina (1976) de William Girdler
Esse é o mais diferenciado filme da lista, já que não é sobre uma criatura marinha e sim sobre um mamífero, peludo e matador também.
Na obra de Girdler, um urso pardo aterroriza um parque estadual. Para enfrentar ele, se juntam um fotógrafo, uma naturalisa e um guarda florestal, tal qual Quint, Martin e Hooper se reúnem, para salvar Amity,
É uma obra que vale a pena conferir, especialmente para quem gosta de uma boa trasheira.
Bônus: Anaconda (1997) de Luis Llosa

Essa é a imitação mais tardia, já que saiu mais de duas décadas depois do clássico.
É notável que essa lista conta com obras que foram lançadas pouco tempo depois do lançamento. Esse demorou, se passa no Brasil, usa uma cobra gigante como fonte do seu horror e virou um clássico trash de sua época, especialmente por ter um elenco com Ice Cube, Eric Stoltz, Owen Wilson, J-Lo e John Voight.
Ainda se tornou uma franquia, de cinco filmes, incluindo uma que estreia em 25 de dezembro de 2025.
-
Tubarão marcou época e em breve poderemos falar de mais obras derivadas. Até a próxima.








This article deserves way more attention than it’s getting! The insights you shared here are gold, and I’m honestly surprised this isn’t trending everywhere. Your unique take on this subject really stands out from all the generic content out there. I especially loved the section where you talked about common misconceptions – that part alone was worth the read. Thanks for being willing to share your expertise and experience so openly!
Hi there to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.