Alerta Books: Eu e Você

Livro Eu e Voce

O cinema italiano nos presenteou ao longo dos anos com várias obras de arte como La Dolce Vita e Cinema Paradiso. Indo de Fellini a Sophia Loren. Mas hoje não vamos falar dos clássicos. Vamos falar de Io e Te (2012), filme de Bernardo Bertolucci e sua inspiração, o livro homônimo de  Niccolo Ammaniti.

Sinopse: Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.

Eu e você é o típico livro italiano, tem um pouco da cultura da região em que se passa (Roma), é simples e ao mesmo tempo é composto de um drama forte e firmemente enraizado em todo o seu roteiro.

O livro foi lançado esse ano (2013) pela editora Bertrand e em 2012 foi adaptado por Bertolucci. O livro no Brasil saiu com a capa do filme e não foi tão divulgado. Mas isso é justificável, afinal é muito mais fácil ver a cultura francesa ter um destaque maior em nosso país do que a italiana. Muitas pessoas às quais indico o livro, nem sabiam que ele existia ou tinha sido traduzido para as terras tupiniquins.

Não é ser hipster, sei que tenho tendência em trazer para resenhar livros que muitas vezes não são tão bem divulgados. Isso porque eu tento trazer algo diferente, algo que nem todos falam e que você pode acabar deixando de lado ou nem sabendo que existe. Afinal, um pouco de utilidade pública misturado com uma pitadinha de cultura é sempre bem-vinda.

Eu e Você é um livro rápido e que pode ser lido em apenas um dia. Com menos de 100 páginas ele é complexo, triste e verdadeiro. Com personagens fora da nossa realidade, mas presentes no mundo todo.  Niccolo trabalha a amizade, o amor incondicional, o aprender a ajudar, a prestação de serviço ao próximo. Ser alguém preocupado. Aqui se é trabalhado a descoberta do outro. Quando deixamos de pensar somente em nós e descobrimos que existe um mundo inteiro fora do nosso casulo.

Eu e Você encanta o leitor com sua simplicidade em mostrar o difícil. A mentira se sobressai e a adolescência complicada é plano de fundo para algo muito maior e mais familiar.

Um livro que eu recomendo para você ler hoje, daqui a 10 anos e quando ficar muito velhinho, leia várias e várias vezes. Pois os assuntos polêmicos e o trabalho de construção de personagem de Ammaniti são atemporais.

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta