Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano Gemma

Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano GemmaArizona Colt é um filme de faroeste dos anos 1960 que se fia em duas questões principais, as figuras famosas de Giuliano Gemma e Fernando Sancho, além de carregar em si uma história bastante peculiar, que traz controvérsias e bizarrices com centro de conduta dos seus personagens centrais.

Parte do que se comumente chama de Western Spaghetti, é uma produção franco-italiana lançada em 1966, dirigida por Michele Lupo.

A trama segue um ataque de um bando de bandidos, liderados pelo latino Torrez Gordon (Sancho) que também é chamado de Gordo. Precisando de "sangue novo" para a sua gangue, ele liberta um grupo de prisioneiros e foras da lei, sugerindo que eles se unam ao seu propósito, sob pena de morrer.

No meio do caminho, liberam Arizona Colt (Gemma) um homem que não quer fazer parte do grupo e vai rumo a Blackstone City. Ao longo da história, os caminhos de ambos se cruzam, graças a uma desgraça que ataca a população da cidade.

Colt tenta defender a honra de uma família específica, em uma manobra pouco usual e de motivação bastante torpe e tudo se desenrola a partir desse ponto.

As habilidades de Colt enquanto atirador e fora da lei são postas a prova, assim como a presença de Gordon como contraponto malvado a esse herói de moral baixa.

O roteiro é escrito pelo lendário Ernesto Gastaldi, também por Lupo, que não é creditado como tal. O argumento é de Gastaldi e Luciano Martino. Foi produzido por Elio Scardamaglia.

A estreia do filme na Itália foi em 27 de agosto de 1966. No seguinte estreou em Hong Kong, na Alemanha Ocidental, Turquia e Japão. Na França, chegou apenas em outubro de 1967, enquanto nos Estados Unidos da América chegou em 1969.

O título original da obra é Arizona Colt mesmo e há poucas variações de nomenclatura, como no Canadá e em parte dos Estados Unidos, que chamava Man from Nowhere.

 Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano Gemma

Na Dinamarca é 50.000 Dollars for Arizona Colt, em Hong Kong é Faai cheung sau gong wu fu baa, na Suécia é 50.000 dollar för Arizona Colt. Na Alemanha Ocidental é Halleluja Companeros, já na Iugoslávia é Arizona Kolt osvetnik.

A maioria das gravações foram feitas em Almería, na Andalucía espanhola, com gravações no Cinecittà Studios, Cinecittà, em Roma na Itália.

Os estúdios por trás da obra foram a Leone Film Group e a Orphée Productions, com distribuição da Interfilm nos cinemas italianos e pela Société Anonyme Universal-Film na França.

Lupo dirigiu obras dramáticas, que variam entre o estilo de capa e espada e faroestes. Dirigiu 7 Contra Roma, A Vingança de Spartacus, Dois Panacas no Oeste, Sete Contra Todos, Califórnia, O Xerife e o Extrarrestre e O Super Xerife.

Gastaldi fez centenas de roteiros, entre os mais conhecidos estão O Dia da Ira, Libido, No Quarto Escuro de Satã, Fotos Proibidas, Tão Doce Quanto Perversa, A Morte Caminha de Salto Alto, O Doce Corpo de Deborah.

Luciano Martino escreveu O Herói do Oeste e Os Tiranos da Babilônia. Escreveu o argumento de Tão Doce Quanto Perversa, A Ilha dos Homens Peixe e produziu Django Mata Por Dinheiro, Canibal Ferox e Uma Lâmina no Escuro.

Scardamaglia fez O Viúvo, O Chicote e o Corpo, Sete Contra Todos, A Lâmina do Corpo e Os Palhaços de Federico Fellini.

Gemma fez muitos filmes onde era o mocinho, como em O Dia da Ira e Tex Willer e os Senhores do Abismo. Também obras de drama, como O Leopardo, fitas criminosas como Os Poderes da Máfia, além de obras de terror, como Tenebre.

Sancho é um ator espanhol conhecido por histórias dramáticas e de bangue-bangue como O Filho do Capitão Blood, Minnesota Clay, Se Encontrar Sartana Reze Pela Sua Morte, La Guerrilla, O Golpe Mais Fabuloso do Oeste e Vudú Sangriento. A dupla esteve junto em Uma Pistola Para Ringo.

O filme foi um grande sucesso de bilheteria na Itália na época de seu lançamento.

O longa possui uma série de reviravoltas surpreendentes, por isso, deixamos aqui o aviso de spoilers, caso o leitor se incomode com discussões a respeito da trama.

O aviso está dado.

Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano Gemma

A abertura se dá com uma bela animação multicolorida, que varia entre cenas estáticas e outras em movimento. A letra dá conta de um homem que veio do nada, solitário e armado, em busca de emoção. Também se afirma que ninguém sabe dos seus desejos e o que ele fez, sente ou faz.

Um bando de mexicanos, liderados por Gordo, passa por um vilarejo isolado, lugar tão pequeno e esmo que mal pode ser encarado como uma cidade. Parece mais uma aldeia, que comporta uma pequena cadeia.

Depois de matar vários cowboys, o bando taca uma bomba na prisão. A ideia era liberar prisioneiros para recrutá-los, mas os personagens escolhem fazer isso de uma maneira agressiva e violenta, perigosa, já que podia vitimar os possíveis recrutados.

Arizona Colt está entre os presos, mas ele vai em outra direção. Quando sai da cela - sozinho, diga-se, graças aos tremores do lugar onde está - ele distribui socos nos guardas e se libera. É bem calmo, vai andando até o lado de fora, evitando todo e qualquer contato. Tiros ocorrem ao seu lado e ele não faz qualquer menção a medo ou nervosismo. É seguro até demais, o dono da razão e do seu ser.

Colt só sai depois que o bando todo sumiu, exceto uma pessoa: o beberrão cujo nome pode ser encontrado como Whisky ou Whiskey de acordo com as traduções. Sujeito interpretado por Roberto Camardiel, retribui o fato de ter poupado sido poupado por Arizona salvando o homem, atirando em um dos guardas que havia sobrado, que certamente mataria o personagem-título.

O "herói" dá a ele uma carona, manda ele subir na parte de trás do seu cavalo e eles eventualmente se encontram com os homens de Gordo, já que o alcoólatra também é um antigo parceiro do latino. Só então se tem a certeza de que eles fizeram (ou fazem) parte do mesmo bando.

Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano Gemma

No deserto, Gordon reclama aos seus homens, que chamaram ele pelo nome errado no aviso de recompensa. No papel com seu retrato falado, a grafia do nome ficou Gordon Watch. Esse acabou sendo o nome pelo qual ele é chamado em algumas dublagens.

Gordo diz que ninguém é obrigado a ficar com ele, quem quiser entrar no bando viverá, quem se recusar, morre.

Além de manter os capangas vivos, Torrez também usa sua marca, colocando uma cicatriz com um S em alguma parte da pele dos bandidos. Serve assim para demarcar quem faz parte do grupo bandido e quem não faz, tal qual a marca que se coloca no gado.

Colt passa por Torrez, o agradece, debocha do mexicano e sai. Um grupo de bandidos o persegue, acha que o pegou, mas acabam caindo em uma emboscada bastante surpreendente.

Ele mata os homens e faz um deles, Kay (ou Clay, dependendo da tradução) personagem esse de Nello Pazzafini voltar sem armas ou roupas, só de pijamas, para deixar um recado para Gordo, de que Arizona não é fácil nem de capturar e nem de convencer.

Whiskey chega a falar com todas as letras que ele não quer se juntar ao bando de Gordo, mas isso não convence o bandido mexicano, que ainda assim permite que o alcoólatra tenha livre transito com os seus.

No Saloon da cidade de Blackstone se destaca Dolores, que aparece de costas, é citada e só depois é mostrada em plenitude. O xerife interpretado por Mirko Ellis dá uma dose de uísque para o pequeno John e pergunta qual das duas donzelas ele escolheria, entre Jane, a irmã bela, grosseira e violenta interpretada por Corinne Marchand, ou Dolores, a igualmente bonita que é bem menos tímida, feita por Rosalba Neri.

Aqui fica uma impressão de que John (Gérard Lartigau) é convidado a escolher uma delas, mas nenhuma parece ser apta a transar com ele por dinheiro. Dessa forma, não necessariamente tirariam a sua virgindade.

Além disso, ele é interrompido por uma figura de autoridade, que é o seu pai, feito por Pietro Tordil.

A impressão que fica é que, apesar da fala em inglês - filmes de faroeste dessa época eram dublados em diversas linguagens e diferenças substanciais nas tramas ocorriam nas versões estrangeiras - e a forma que Tordi se veste lembra mais a de um padre que um pastor protestante.

Se ele for um padre, o mesmo teria um filho? Fica confuso se ele realmente tem parentesco com o garoto, no roteiro original ou se é apenas uma bagunça que as traduções fizeram.

Quando chega, Arizona Colt repara no banco da cidade, mas vai até o bar, No saloon ele chama atenção por vários motivos, primeiro, por não beber e pedir leite, segundo, por ficar atento ao carteado e aos jogadores, terceiro, por se engraçar com Jane, ao invés de Dolores.

O protagonista até sofre com alguns socos, mas isso chama menos atenção que a interação com a mulher.

Em outro ponto da trama, Dolores descobre que Klay é da gangue e paga com sua vida pela descoberta. Jane promete que pagarão com a vida, quem quer que fez isso a cidade se comove, todos passam a suspeitar dos forasteiros.

Colt ouve do pai das meninas que o assassino de Dolores fugiu. Arizona se oferece para pegar o homem, primeiro pede 2.500 U$, mas fecha por 500, desde que possa ficar com Jane, não ficando claro se ele pede uma noite ou ela como posse.

Esse é um acordo que o pai não quer aceitar, já que é bastante ofensivo. Ele aceita o fato da família ser pobre, mas diz que isso não é o suficiente para ele aceitar tal trato.

No entanto a bela quer tanto essa vingança que aceita, entrando enfim o belo e inspirado tema musical de Francesco Masi assoviado.

Gemma vai ao deserto e encontra seus "iguais". Tenta entrar em acordo com Gordo, oferece sua parte em dinheiro, parece ter interesse somente na mulher que lhe foi prometida.

Arizona Colt : O estranho e misterioso pistoleiro vivido por Giuliano Gemma

Depois de bater em Klay ao ponto de ele cair, Gordo saca sua arma e prova que tem uma bela mira, já que acerta o alvo que está bem distante, de modo milimétrico, quase como um atirador de elite ou sniper.

Alveja covardemente Arizona Colt, acerta suas duas coxas e suas mãos para impedir que ele pudesse segurar uma arma de novo, a cena é gráfica, na mão esquerda chega a arrancar um polegar, ao menos é isso que parece.

Whiskey se compadece dele, mas é paciente, vai com o bando, rouba algum dinheiro, pega um cavalo e retorna ao deserto, para resgatar Colt.

Além de estar vivo, o galã trata de levar o corpo de Klay consigo, para conseguir o seu prêmio. São 3 homens no deserto e um cavalo, sendo um desses um cadáver e outro quase morto.

Jane tem pena de Colt, cuida dele, faz sua barba, mas posterga o cumprimento do trato, o pistoleiro tem tempo para refletir se forçará ela a cumprir o trato, mas não tem muito tempo para refletir a esse respeito. Algumas situações mais urgentes ocorrem, como a morte dos melhores pistoleiros da cidade, pegos em uma emboscada perto de Blackstone.

Ao invés de tomar a moça à força, ele tenta se aproximar, para convencer Jane de que é uma boa opção. Até assume que trabalha como caçador de homens procurados, mas segue com a ideia fixa de cobrar seu prêmio.

Os homens da cidade se reúnem com o pai dela, para enquadrar o rapaz, que com o "sogro" é bem mais agressivo do que com a sua amada, afirmando que não mudará sua postura.

Geralmente Sancho fazia personagens que flertavam com a maldade, mas tinham algum senso de justiça. Foi assim em várias obras, como Redenção de Um Bandoleiro e Uma Pistola para Ringo.

O seu Gordon Watch não passa essa impressão, é malvado, ganancioso, um vilão clássico, que mais lembra os opositores dos filmes de John Wayne do que os faroestes italianos revolucionários, conhecidos como Zapata Westerns.

O estilo não era exatamente uma novidade, mas boa parte do gênero ainda não tinha se solidificado tanto.

Ele vai na contramão de Django e outras obras de Sérgio Corbucci, acaba sendo bem maniqueísta, além de valorizar o herói branco como o estandarte da justiça, mesmo que o personagem de Gemma tenha uma conduta reprovável, especialmente no trato com sua amada.

O homem que quer levar a sua prometida a força é o contraponto ao mexicano corpulento, rotundo e glutão. A diferenciação de bem e mal que é mostrada até certo ponto mira mais a questão estética do que a moral.

O final surpreende um bocado, Arizona acerta as contas com seu opositor, encomenda seu caixão, mas decide não matá-lo. Dessa forma, quebra o gelo do coração de Jane, em um movimento completamente sem sentido. Parte para fora da cidade, buscando novas aventuras, mas sem a sua prometida.

A pergunta da música de abertura segue viva, ninguém sabe qual é o seu objetivo, motivação e para onde ele vai. Ele entra na trama como um mistério e sai da mesma forma.

Arizona Colt é uma obra curiosa, se localiza em uma posição mais conservadora que os Zapata Western, tem ótimas atuações de Gemma e Sancho e contém uma história sombria, cheia de anti-heróis que são incapazes de perceberem o quão parecidos com vilões ambos são, exceção ao ato final de Colt, que enfim entende que não deve forçar ninguém a nada.

Avatar

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta