Combate Mortal: Um wuxia que versa sobre heróis não usuais

Combate Mortal: Um wuxia que versa sobre heróis não usuais

Combate Mortal é um filme de ação chinês que se baseia no estilo conhecido como Wuxia. Lançado em 1978 e dirigido por Chang Cheh é mais um filme chinês, sobre heróis com restrições corporais severas.

Sua história versa sobre três homens, que tiveram membros de seus corpos removidos por um outro guerreiro.

O trio se reúne para treinar e aprender kung fu. Nesse interim, acabam se afeiçoando um ao outro, se tornando amigos.

Cheh Chang também escreveu o roteiro, junto a Kuang Ni. Foi produzido por Runme Shaw, enquanto Lieh Chen foi produtor assistente.

Estreia e nomenclatura

Em Hong Kong foi lançado em 21 de dezembro de 1978, já na Alemanha Ocidental saiu no dia 17 de agosto de 1979. Nos Países Baixos foi lançado em 8 de outubro de 1981.

O filme só recebeu um lançamento oficial nos cinemas dos EUA em novembro de 1981. O título original é Can que, enquanto é conhecido em cantonês como Chaan kuet.

Na Austrália, Canadá e em outros países de língua inglesa, se chama Crippled Heroes. Na Itália também se chama da mesma forma.

Já nos Estados Unidos tem o nome Mortal Combat, na versão dublada, além de The Return of the 5 Deadly Venoms, em atenção ao filme Os Cinco Venenos de Shaolin, obra que falaremos mais à frente, lançada também em 1978.

Na Argentina é Combate mortal, na França é La vengeance des infirmes e no Brasil se chama Combate Mortal e A Vingança dos Manetas de Ferro.

Combate Mortal: Um wuxia que versa sobre heróis não usuais

Onde foi rodado e informações de estúdio.

Rodado em Hong Kong, foi produzido pela Shaw Brothers, distribuído por eles na Ásia. A Residenz Film lançou o mesmo na Alemanha Ocidental e pela World Northal nos Estados Unidos. A Celestial Pictures lançou no mundo inteiro, em 2003.

Quem Fez:

Cheh Chang dirigiu O Valente Arqueiro de Shaolin, Confronto em Chinatown, Os Cinco Venenos de Shaolin, A Bandeira de Ferro, A Espada Manchada de Sangue, A Vingança do Kung Fu, O Arqueiro Valente e Sua Parceira além de O Super Dragão Chinês.

Kuang Ni escreveu O Assassino de Shantung, A 36ª Câmara de Shaolin, O Espadachim de Um Braço, Ho, o Sujo, O Lutador Rebelde e Gato vs. Rato.

Runme Shaw produziu centenas de filmes, como O Assassino de Shantung e O Espadachim de Um Braço, Garras de Louva-a-Deus, Espada Manchada de Sangue e O Braço de Ouro do Kung Fu.

Chen foi assistente de produção em O Espadachim e a Encantadora e Os Cinco Venenos de Shaolin, também foi produtor executivo em Os Vingadores Mascarados, produtor associado em A Luta dos Destemidos, O Braço de Ouro do Kung Fu e O Retorno do Espadachim Sentimental.

Possível influência em Star Trek

Para fãs de ficção científica, esse é considerado uma possível influência por trás do episódio Blood Oath de Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine, lançado em 1994.

O enredo do episódio tinha semelhanças com esse, mostrava a musa trill Jadzia Dax (personagem de Terry Farrell) se juntando aos guerreiros Klingon Kor, Kang e Koloth enquanto eles partem em busca de vingança contra o pirata espacial conhecido como Albino, que cometeu uma injustiça com eles e os envergonhou severamente, 81 anos antes da trama do episódio.

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O episódio de Jornada nas Estrelas DS9

Nesse filme há três especialistas em artes marciais, unidos por um quarto que buscam vingança contra um senhor da guerra e seu filho que os envergonhou, praticam injustiças com eles deixando-os desonrados e aleijados.

A principal diferença entre essas duas histórias é que a quantidade de baixas entre as duas versões, uma vez que o filme possui muito mais mortes, inclusive de alguns dos opositores.

Jornada nas Estrelas tinha certo pudor encerrar vidas de personagens, inclusive dos que aparecem pouco, mas o cinema Wuxia não tem esse mesmo receio.

Futurama

O filme foi parodiado em um episódio de Futurama, chamado The Series Has Landed. O episódio foi lançado em 1999 e a citação ocorre em um videogame de arcade chamado Mortal Kooperation, em uma clara referência em forma de piada a respeito desse filme analisado.

Narrativa

A história já inicia com uma batalha bem elaborada, criativa e bastante vistosa, envolvendo três invasores, a casa de Dao Tian-du (Chen Kuan-tai) o guerreiro conhecido como Tigre Negro.

O sujeito é celebrado por sua habilidade no kung fu estilo tigre

Os invasores por sua vez são chamados de os três tigres de Tian Nan. Uma vez dentro da casa de Dao, não hesitam em fazer o mal, matando o filho e a esposa dele, na ausência do mesmo.

Quando o Tigre Negro chega em casa, encontra a sua amada sem duas pernas, mutilada e morta. Ao ver o menino, acredita que ele também morreu, até pelo fato dele não ter mais os braços, que foram cruelmente arrancados, no entanto o garoto milagrosamente sobrevive.

A Promessa

Nesse ponto, o rapaz, Dao Chang (Lu Feng) recebe a promessa do pai de que vai treinar kung fu e que teria substitutos para os seus braços.

Pouco tempo depois ele recebe próteses de ferro, para o lugar dos braços. Para escolher um, o rapaz prova sete pares, até enfim achar o ideal, um punho que solta uma arma secreta, que lembra um projétil.

Essa arma é chamada de o Punho do Tigre Negro, passa a ser classificada como a obra prima de seu pai, um baita feito de engenharia de sua parte.

Os estilos de luta e o modo de obter a revanche

Há três estilos de combate que Dao Chang mira conseguir destravar.

Essas rotinas em português são denominadas como lançamento do tigre, estilo alado e cata-vento - esse último, estica o braço, com uma haste de aço.

De forma quase poética, Dao Chang busca dar o "retorno" aos seus inimigos. Ele se torna vingativo deixa Chen (Filipe Kwok) cego, ensurdece o ferreiro Wei (Lo Mang) só por conta de ele zombar das mãos de seu filho.

Os dois se reúnem, por coincidência, mais tarde, ainda encontram um terceiro sujeito, Hu Ah-kue (Sun Chien) que tem as pernas cortadas graças ao fato dele ter feito menção de ter braços e pernas na frente do Tigre Negro.

A união inesperada

Os vitimados acabam se reunindo. Nesse ajuntamento, passam a treinar golpes, mas não fazem movimentos típicos de luta, trabalham com argolas, a fim de despertar novas formas e sentidos em sua luta.

Eles aproveitam o inimigo em comum para se inspirar mutuamente, também para fazer número e para entender as possíveis fraquezas de Dao.

Tudo mira se instruir para se vingar do Tigre Negro.

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A jornada de Dao

A trajetória de Dao é uma boa demonstração de como até heróis podem se corromper, se tiverem oportunidade de fazer somente o que deseja.

Da parte do trio, também é mostrado de maneira bem moralista que a vingança e o desejo dela podem perverter o homem.

A mensagem, ou a falta dela

O filme tem algumas reviravoltas, algumas disputas consideravelmente boas, especialmente da parte da violência gráfica, mas fora a reflexão da perversão do herói, não há muita mensagem levantada aqui.

No final, há uma luta que resulta em estrangulamento até a morte, como também há personagens sucumbindo aos ferimentos.

A luta conjunta, entre Chen, Wei e Hu contra o Tian-du é bastante emocionante, guardando em si boa parte dos melhores momentos do filme.

Juntos, eles imobilizam o adversário experiente, conseguem vencer alguém mais forte e melhor preparado. O fim é surpreendente e o ataque dos injustiçados resulta em um final poético.

Combate Mortal é um filme divertido e animado, cheio de reviravoltas, com atuações razoáveis para a proposta do filme e com grandes lutas em si. Tal qual seu irmão dos cinco venenos, é uma boa valorização da arte do kung fu e um bom mergulho na cultura milenar da China e Hong Kong.

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