O Grande Mestre Beberrão : Um clássico da Shaw Brothers, com protagonista feminina

O Grande Mestre Beberrão : Um clássico da Shaw Brothers, com protagonista feminina

O Grande Mestre Beberrão é um filme de ação chinês, da região de Hong Kong, que se utiliza dos clichês do estilo wuxia e que se pauta na exploração da temática dramática das artes marciais.

Lançado em 1966, a história acompanha uma quadrilha de bandidos, que sequestra um jovem oficial para exigir a libertação de seu líder.

O resgate fica sob a responsabilidade da Vespa Dourada, personagem de nome Chang Hsuan-yen, que é chamada de Gold Swallow em inglês e é interpretada por Pei-pei Cheng.

A moça é uma lutadora extremamente habilidosa, versada em várias artes marciais e é irmã da vítima, portanto, seu trabalho passa também por uma motivação pessoal e sentimental.

Dirigido por King Hu (que assina como King Chuan) o filme foi escrito por Hu e Shan-Hsi Ting (assina Ye Yang) enquanto Run Run Shaw produziu.

A estreia se deu em 7 de abri de 1966, em Hong Kong. Nos Estados Unidos da América, passou no dia 1º de julho do mesmo ano, em Los Angeles, Califórnia.

O título original do longa é Da zui xia, sendo escrito em mandarim como 大醉侠. Em países de língua inglesa, se chama Come Drink with Me, na França é L'hirondelle d'or, na Itália é Le implacabili lame di rondine d'oro, na Alemanha Ocidental é Das Schwert der gelben Tigerin, já na Espanha é Bebe conmigo.

O Grande Mestre Beberrão : Um clássico da Shaw Brothers, com protagonista feminina

O filme é do estúdio Shaw Brothers, teve distribuição desse mesmo grupo na maioria da Ásia, enquanto nos Estados Unidos, foi levado pela Frank Lee International.

Quem fez:

King Hu dirigiu A Estalagem do Dragão, A Tocha de Zen, Os Valentes e Chuva de Luz na Montanha Vazia. Também é ator, estando no elenco de filmes como O Amor Eterno e O Terceiro Olho.

Shan-Hsi Ting escreveu A Mais Longa das Pontes, Organização Terrorista e dirigiu ambos. Foi também planner (que é um membro da produção, que anota todos os compromissos das pessoas importantes) em O Desafio de Bruce Lee.

Run Run Shaw é um dos donos da Shaw Brothers. Foi pessoalmente produtor em clássicos como A 36ª Câmera de Shaolin, Ho o Sujo, O Clã do Lótus Branco, Armas Lendárias da China, Cinco Dedos de Violência.

Pei-Pei Cheng fez A Última Mulher de ShangO Pântano do Dragão, Punhais Voadores e A Ermitã do Kung Fu por essa época. A atriz foi resgatada em obras dos anos 2000, atuando no milênio à dentro, fazendo parte do elenco de obras mainstream como O Tigre e o Dragão, Na Cadência do Amor e o live action de Mulan.

Rumores sobre Jackie Chan

Há rumores de que Jackie Chan apareceu como um dos cantores infantis perto do início do filme, no entanto, Cheng negou isso no comentário em áudio do lançamento do filme em DVD em Hong Kong.

Mesmo assim, o filme está listado entre os créditos de atuação de Chan em seu site oficial e em sua autobiografia, obviamente sem garantia de que foi ele quem defendeu sua presença de fato no set e nas filmagens, tanto no site, quando no livro, já que essa última parte pode ter sido escrita ou editada por outra pessoa.

Premiações e sequências

O filme foi selecionado como a entrada de Hong Kong para Melhor Filme Estrangeiro no 39º Oscar em 1967, no entanto, não teve grande sorte, não ficando entre os finalistas.

Houve uma sequência desse, chamada A Andorinha Dourada (Jin yan zi) de Cheh Chang, lançada em 1968, novamente com Pei-pei Cheng no elenco, mas não como protagonista, já que foi Yu Wang o ator principal.

Narrativa

A história já inicia galhofeira, com uma armadilha engraçada, mostrando um mensageiro maquiado chamado Fan Ta-p'i (Hua Yueh). Ele acaba sendo uma vítima fácil, produzindo na verdade um ardil, sabendo que essa era uma emboscada.

No seu contra-ataque, faz cair uma diligência inteira, com vários homens armados e uniformizados, munidos até de armaduras.

A emboscada tinha o ideal de resgatar um (ou mais?!) prisioneiro, mas essa trama é deixada de lado, sendo resgatada somente perto do final.

Uma mulher bela chega na província, personagem essa que a principio, não parece ter a ver com a celeuma inicial. Ela é Golden Swallow (Pei-pei), uma pessoa misteriosa, que é apresentada de uma forma que esconde o seu sexo, em um primeiro momento.

Ela é habilidosa, no primeiro momento, demonstra não ser uma presa fácil que a maioria dos beberrões da taverna pensam que ela é.

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O troco a quem a subestima

Não basta que os personagens masculinos manifestem a sua misoginia no discurso, que em suma, subestimam a moça, ainda são mostrados testes, onde pessoas tacam coisas nela, para verificar os reflexos da lutadora, até o ponto onde eles caem na tentação de atacá-la em bando.

Ela obviamente não tem dificuldades na luta contra ninguém, ao contrário. É ágil e muito veloz, elogiada por isso, tratada como alguém tão leve que é comparada uma pluma.

Pei-Pei utiliza duas armas brancas, laminadas, uma em cada mão, se porta como se segurasse punhais, mas também usa espadas de lâmina mais longa.

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Também usa leques afiados, os mesmos que inspiraram a montar o visual de Kitana, personagem de Mortal Kombat, além de outros momentos no épico de Quentin Tarantino, Kill Bill.

Tom de humor incômodo

O filme possui alguns momentos que miram a comicidade, mas não acertam tanto.

Há algumas demonstrações meio bestas da parte dos vilões, que envenenam um menino com um dardo, depois matam ele a sangue frio, justamente em um dia chuvoso, que tenta evocar um momento de poesia nessa morte.

Apesar de a descrição desse momento ser dramático, a realidade é que o filme trata isso como algo cômico, engraçado, desnecessariamente. Essa confusão de sentimentos faz parecer que os estúdios não sabiam exatamente como tratar a sua obra.

Nos anos 1970 e 80 seria bem comum que o cinema de ação chinês conseguisse equilibrar em si momentos engraçados no meio das fita de ação.

Malandragem como arma

Há muitos personagens que tem um caráter mais engraçado que sério, como ocorreu com um rapaz mendicante, que entrou no bar/pousada na hora do conflito e que aparece em outro momento, para roubar itens da heroína.

Ele depois foge, sem conseguir ser pego pela mesma. Aparentemente está na história só para fazer essas menções engraçadinhas.

Aqui há duas formas de encarar esse momento. O mais óbvia, é que se aponta o fato de que as aparências enganam, de que o sujeito se disfarçava de pedinte, para parecer ingênuo e fraco, tentando parecer inofensivo.

Também há como encarar que o personagem era alguém em situação de rua, mostrando que nesse cenário, a crise é tão grave, que há inclusive gente com capacidades de espião precisando da caridade alheia.

As tramas se cruzam

Eventualmente, a rotina da Andorinha Dourada e a questão inicial da emboscada se cruzam, já que ela foi a responsável por caçar os responsáveis pela armadilha.

Apesar da sinopse dar sinal disso, essa questão é levantada muito tempo depois, com boa parte da trama já passada. As obras do cinema chinês dessa época não tinham grande preocupação em guardar certos segredos.

O Grande Mestre Beberrão : Um clássico da Shaw Brothers, com protagonista feminina

Esse é um momento que serve de pretexto para confrontar estilos de luta distintos e diferenciados, colocando variações de kung fu e outras artes chinesas em confronto, utilizando armas brancas e também mãos livres.

A mocinha/heroína enfim luta contra Fan Ta-p'i - também chamado de Drunken Cat, ou seja, a versão em inglês e português se refere ao irmão da personagem principal, que em parte da história, era um opositor - e acaba contando com ajuda na batalha final, contra o abade Liao Kung, de Yeung Chi-hing, o mestre que salvou a vida do mendigo uma vez.

A partir desse ponto, Fan Ta-p'i se junta a personagem principal, entrando em contradição com a pessoa que o salvou, já que é uma pessoa justa, do lado bom.

A luta entre o abade e o Beberrão quase não demanda luta física. Os dois utilizam muito "ventos mágicos" e lâminas.

O golpe final é dado após uma cusparada de álcool, da boca do mendigo, momento esse que seria replicado em diversos elementos da cultura pop, inclusive nos jogos futuros de Mortal Kombat, no personagem Bo'Rai Cho, que é uma paródia justamente dos personagens bêbedos dos filmes ação de Hong Kong.

O Grande Mestre Beberrão é uma obra que tem todos os elementos clássicos dos filmes da Shaw Brothers, com uma porradaria franca, uma narrativa divertida e atuações de pessoas com muito carisma, contando com uma personagem feminina muito forte, que injustamente não estampa o nome do filme em várias praças pelo mundo.

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