Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrentoIt's Wonderful Knife é um filme de terror natalino baseado nos clichês de obras Slasher ou Filmes de Matança. Ele é parte da onda de filmes de horror que parodiam obras famosas, sendo essa uma versão para A Felicidade Não se Compra (que chama It's a Wonderful Life no original) e é parte também do catálogo do streaming de terror canadense Shudder.

Longa-metragem de Tyler MacIntyre, sua história parte da experiência de uma menina, que mora em uma cidade do interior, que se decora toda para o natal e celebra a data de maneira muito efusiva, reduzindo a trama inteira para as datas que circundam o 25 de dezembro.

A obra é protagonizada por Jane Widdop, tem em seu elenco pessoas famosas como Joel McHale, Justin Long e Katharine Isabelle.

Ao ver sua melhor amiga ser morta por uma pessoa vestida de anjo natalino, Winnie contra-ataca, acertando o assassino, para assim salvar a sua cidade de um mal homicida que poderia ser ainda maior. Um ano depois ela se encontra triste, saudosa da antiga vida e acaba acionando um evento mágico acidental, que faz com que seu desejo de não existir ocorra de fato.

Dessa forma ela acaba entrando em uma realidade alternativa, mas diferente do que ocorreu com George Bailey de James Stewart (o protagonista de Felicidade Não se Compra) não há um anjo para guiar ela na lição moral proposta e sim toda uma realidade ainda pior do que ela vivia antes.

O roteiro é de Michael Kennedy, produzido pelo trio Daniel Bekerman, Seth Caplan e Kennedy, além de John Negropontes, que foi o produtor da Infinite Lives Entertainment.

São produtores executivos Greg Gilreath, Adam Hendricks, Marc Hofstatter, Sarah Lebutsch, Kevin McGrail, Mark WardSteffen Wild.

Estreia e circuito de festivais

Essa é uma coprodução entre Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mas sua inauguração foi no circuito de festivais.

Estreou nos Estados Unidos em 8 de outubro de 2023, no Beyond Fest, na Rússia chegou no dia 14 de outubro, pelo NST Horror Fest, passou também nos EUA em 14 de outubro no Telluride Horror Show, no Canadá passou no Toronto After Dark Film Festival e em circuito limitado.

Foi assim também em novembro, nos Estados Unidos. Chegou pela internet em 1º de dezembro de 2023.

O título original It's a Wonderful Knife. Como o filme não foi lançado de maneira oficial no Brasil, normalmente se acha ele com o nome em inglês ou com o titulo português: Um Conto Fatal.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Houveram poucas variações de nome, como no Equador e Espanha, onde é chamado Qué bello es morir, mas na maioria dos locais se chama da forma como foi batizado originalmente.

A filmagem principal ocorreu entre 20 de março de 2023 e 14 de abril de 2023, e estreou cinco meses e meio depois, no já citado Beyond Fest. Foi filmado ao longo de 18 dias.

Houveram contratempos na época da rodagem no Canadá, já que houve uma chuva de três dias seguidos durante as filmagens. Foi rodado na Colúmbia Britânica em Vancouver, com cenas no Rio Theater 1660 E Broadway.

A onda dos remakes de horror

Esse é parte de uma onda de filmes de terror que parodiam obras famosas, tal qual ocorreu com Dezesseis Facadas, que referencia De Volta Para o Futuro, com A Morte te Dá Parabéns que faz o mesmo com Feitiço do Tempo e claro, Freaky: No Corpo de Um Assassino, que faz referência a série de filmes homônimos, cuja obra mais famosa é a chamada no Brasil de Se Eu Fosse a Minha Mãe, embora muita gente o compare também com Garota Veneno, com Rob Schneider e Rachel McAdams.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Essa é uma obra dos estúdios Divide/Conquer, em associação com Fourth Culture Films. Foi distribuído pela RLJE Films nos cinemas dos Estados Unidos em 2023 e pela Shudder.

Quem fez

Tyler MacIntyre tem alguns tentos como diretor. Realizou Patchwork, As Garotas da Tragédia, o segmento The Gawkers em V/H/S/99. Dirigiu episódios na série Into the Dark, escreveu o telefilme Amante Sob Suspeita e Five Nights at Freddy's: O Pesadelo Sem Fim, montou Pare o Casamento! e Anjos do Gelo.

Michael Kennedy é conhecido por seu trabalho como escritor em Freaky: No Corpo de um Assassino e no recente Corte no Tempo e do futuro Heart Eyes. Também escreveu episódios em Bordertown.

Daniel Bekerman produziu XX, A Bruxa, Floresta do Silêncio e Slash/Back, foi produtor executivo em Jovens Bruxas: Nova Irmandade, Sede Sem Fim e Casamento Sangrento.

Seth Caplan produziu A Maldição de Villisca, Festival Sangrento e Mercy Black.

Um conto em Angell Falls

A narrativa é curiosa, pois começa com uma propaganda de um futuro shopping center, que se chamará Waters Cove.

Esse é um empreendimento do empresário Henry Waters, o personagem de Justin Long, que é o dono da Waters Corp, empreiteira imobiliária essa da qual ele é herdeiro.

O seu modo de operar consiste basicamente em avançar sobre a cidade de Angell Falls de maneira voraz, ele tenta comprar tudo e todos, mira o monopólio comercial e imobiliário.

Nos rascunhos originais a trama começaria com uma montagem da cidade e não com a propaganda, mas ainda teria a ideia de mostrar Waters como esse tipo de empresário. Também é dado que nos rascunhos, ele deveria ser mais velho, com aproximadamente 60 anos, fato que mudaria significativamente o discurso que ele proferiria depois, a respeito de ser "sangue novo" para a cidade.

Nesse trecho, Henry parece forçado. Ele clama por ser amado, parece necessitar de uma aprovação, tenta então parecer um benfeitor regional e demonstra querer ser aclamado como isso.

Waters e o Príncipe, de Maquiavel

Essa é uma óbvia demonstração de que o script segue a ideia de O Príncipe de Maquiavel, que prega que o líder preferencialmente deve ser amado, mas quando não, deve ser temido. Em falta de uma dessas duas, é melhor que o "príncipe" seja temido e isso conversa bem com as duas faces do personagem.

Apesar de se apresentar como alguém jovem e como uma alternativa moderna, ele consegue ser um símbolo de conservadorismo e boa conduta, ao passo que também consegue dar um slogan com palavrão, devidamente bipado assim que ele fala.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Seu visual é curioso, tem um grande topete, que mais parece uma peruca, possui dentes muito brancos, com reflexo e aspecto tipo de chiclete, que parecem fruto de intervenção cirúrgica.

Ele está sempre elegante. Parece um boneco, de tão artificial que é.

Ao seu lado está sempre o seu irmão Buck (Sean Depner) rapaz que foi professor de futebol americano no colégio e que é exibicionista, até abriu um Onlyfans para vender imagens de seu pinto, mesmo na época do natal - ele inclusive faz uma promoção temática.

Na inauguração da árvore há um anjo alvo, no estilo da roupa do assassino, no topo da árvore, que remete ao que se imagina do anjo exterminador ou do fantasma do natal, uma figura alva, bela, que entra em contraste com o sangue que retira das vítimas.

As muita faces de Justin Long

Long tem se especializado em filmes de horror. Ele é lembrado especialmente por duas participações, no filme de Sam Raimi o divertido Arrasta-me Para o Inferno e o polêmico clássico dos anos 2000, Olhos Famintos.

Fora esses, há também Tusk, filme de horror corporal feito por Kevin Smith, além de Noites Brutais, que foi um dos filmes queridinhos dos fãs de filme B em 2022.

Every Justin Long Horror Movie Ranked, Worst To Best

Aqui o seu Henry Waters lembra um pouco o Max Schreck que Christopher Walker fez em Batman O Retorno, sendo o mesmo personagem ganancioso, milionário, extremamente cínico e otário.

Carruthers:

Na inauguração também aparece a família de protagonistas: os Carruthers. Eles são formados pelo pai, Dave ou David, de Joel McHale, a filha Winnie (Jane Widdop) que é a pretensa protagonista, a final girl e o motor da trama, a mãe Judy (Erin Boyes) e o irmão dela, o atleta GLBT Jimmy de Aiden Howard.

Eles não são exatamente o símbolo da família funcional americana, eles tem seus problemas e tem um inclusive membros LGBT no meio deles, o que inclui Jimmy, que saiu do armário há pouco tempo.

Quando são comparados aos Waters, são o exato símbolo da correção.

Henry é mostrado ao lado de Buck - que promete fotos de seu falo aos seus seguidores - enquanto o irmão mais "responsável" (na verdade, o mais comedido) convence Dave para ir com ele.

Henry quer ir até a velha casa de Roger Evans, que seria uma das últimas a comprar, para garantir a construção do tal shopping. Os dois são sócios na empresa que antes era do pai de Henry.

David era um funcionário modelo, enquanto Henry não trabalhava no ramo. Tudo leva a crer que ele vivia da renda da família, torrando o dinheiro, sendo um playboy. Uma vez que o velho se foi, ele assumiu o lugar na sociedade.

A configuração dos personagens protagonistas

Os personagens tem algum carisma, especialmente a família de Winnie. Jimmy é tratado como o filho que se torna um alienígena desde assumiu ser gay.

Fora os já citados, há também Gale Prescott, a tia interpretada pela icônica Katharine Isabelle de Possuída, Freddy x Jason e a série Hannibal. A personagem tem seu nome em homenagem a uma dupla homenagem a personagens do filme Pânico de Wes Craven tanto para a repórter Gale, de Courteney Cox e a mocinha Sidney Prescott, que em Pânico, é interpretada por Neve Campbell.

O senhor Evans

Os dois homens vão tentar convencer o velho a vender a casa, na verdade, somente Henry quer isso. O sujeito é interpretado por William B. Davis, que é o "Canceroso" de Arquivo X.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Acontece uma profunda discussão, onde Waters revela o quão pretensioso é. Ele diz que é o futuro da cidade, se levanta quase como um Messias, enquanto o velho afirma que o negócio deveria ser tocado por Dave, que é quem trabalhada de fato com o Waters Sênior.

Pelas falas de Evans, fica claro que ele e o senhor Waters eram próximos, mas o personagem de Long discorda, diz que o idoso não conhecia de fato o seu pai e que ele tinha segredos guardados.

Isso levanta a hipótese de que talvez o sujeito já morto tivesse pecados escondidos, poderia ser um abusador, ou mesmo um assassino, como o que apareceria depois. Poderia ser ele a fonte de inspiração para os homicídios, mas essa parcela da história não é explorada.

O primeiro crime e Spoilers

Avisamos que a partir daqui, falaremos sobre segredos da trama. Fica o aviso de spoilers.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Não demora muito a ocorrer um assassinato, aliás, um super sangrento com oito minutos, o Ghostface alvo ataca o velho Evans. Junto a Roger apareceu antes sua neta.

Cara, a personagem de Hana Huggins. Antes do ataque, ela ensaiou interferir na conversa com os dois, mas saiu depois que o parente a mandou se afastar.

Cara decide ir até Winnie, que é a sua melhor amiga e mesmo escapando do matador, acaba se tornando um dos seus alvos, no que é o primeiro ataque coletivo, o "Anjo".

O sujeito é sanguinário demais, retalha o pescoço do velho sem dó e faz o mesmo com todos os outros.

Antes de ocorrer a bagunça sanguinolenta, Winnie cumprimenta a "esquisitinha" (weird, no original) Bernie Simon, de Jess McLeod, personagem excluída de todos, que ganharia importância depois.

Além dela, aparece também a popular Darla (interpretada por Zenia Marshall que também fez o teste para o papel de Bernie) que demove Winnie de falar com ela, até adjetiva a menina como esquisita, só por que pode.

Também aparece Robbie, o namorado da protagonista, interpretado por Jason Fernandes.

Matador moralista

O assassino ataca os jovens, se aproveita do fato dos rapazes estarem na flor da idade e os pega justamente quando estão flertando ou ficando entre si.

Cada um dos personagens é mostrado desenrolando com alguém, Jimmy beija um "artista sombrio", um aluno novo que chegou a escola e dá sinal de aceita ser cortejado. Os dois são observados pelo Anjo.

Já Cara está com Eddie (Oscar Chark) rapaz que tem sua pele atravessada, por um canudo doce, que é enfiado em sua garganta, no meio de um beijo.

Além de violento e punidor, esse assassino pune até etapas mais inocentes do flerte e não as menções a sexo. Basta existir, beijar ou abraçar que se é atacado, sobretudo se os jovens pertencerem a algum especto LGBTQIA +.

O traje

A roupa do assassino é caprichada, uma mistura de espírito fantasmagórico do natal com um Anjo Exterminador

O traje branco usado pelo assassino é uma homenagem ao traje original que deveria ser usado por Ghostface, o assassino de Pânico, que era para ser branco quando o roteiro do primeiro filme estava sendo escrito. Posteriormente, foi alterado para preto, pois pensaram que ficaria mais assustador.

O nome do sujeito é popular, chamado de Anjo. Seus métodos de matar são impactantes visualmente, especialmente quando utiliza armas ligadas a enfeites e objetos festivos ligados as festas, fora que ao acertar seus alvos, se suja de sangue, se lambuza com ele.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

A perseguição a Cara é implacável, ele enfia a lâmina no braço dela, depois vai até a parte baixa do píer só para enfiar sua arma particular, no corpo da vítima. Parece ter prazer nisso e o objeto consiste basicamente em uma adaga estilizada.

O sujeito faz com que os jovens testemunhem a morte dela, já que a ataca no vidro que fica na porta de uma cabana lotada. É para chocar e para mostrar sua maldade.

Ele se move muito rápido, quase se teletransporta, faz perguntar se é mais de uma pessoa. Enquanto é perseguida, Winnie recebe a ajuda do irmão, que por muito pouco não perece.

Para contra-atacar ela usa a bateria elétrica de alguma traquitana de natal próxima, uma espécie de caixa de bateria, sai fumaça de seu corpo e ele morre no início.

E revela ser o empresário com dentes artificiais, Henry Waters e esse era "apenas" um epílogo.

Um Ano Depois

Imediatamente após o anúncio do nome do filme, depois do vislumbre da bela roupa do matador (agora morto) aparece uma versão do comercial inicial, mas outra, agora com os Carruthers no centro da propaganda

A vida mudou para todos, só Winnie parece descontente, na verdade, está mais do que isso, está traumatizada.

A cidade mudou bastante, Dave, o pai, não é mais triste e tão ocupado quanto antes, pode finalmente passar o natal com a família, ao contrário do outro ano.

A agência imobiliária agora é comandada pelos Carruthers, a tal torre não saiu do papel, ou seja, inexiste, a maioria das pessoas é feliz, incluindo os personagens de McHale e Howard, que estão muito mais unidos agora, depois da tragédia, embora o que aconteceu no outro ano mal seja citado.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

A única pessoa realmente triste, é a protagonista Winnie, que segue sua vida, morrendo de saudades de sua amiga Cara.

O descontentamento e a raiva dela rivalizam com a sensação de desajuste, quando encontra na rua justamente a única pessoa que se importa com o que aconteceu, no caso, o irmão de Henry, Buck.

O rapaz culpa os Carruthers pela desgraça dele e de sua família. Ao ser agressivo e ao sugerir que acabaria com ela, o sujeito acaba sendo o único que compreende um pouco do drama pelo qual ela passa, já que todos buscam fingir que nada de errado acontece.

Para ser justo, as duas tias lésbicas, Gale e Karen Simmons (Cassandra Naud) são mais atenciosas, portanto, são sensíveis ao que ela sente.

Enquanto Jimmy foi presenteado com um carro - um grande veículo que grita "hetero-top" - ela ganhou um casaco rosa, um traje que mistura collant e agasalho, que segundo ela, parece uma vestimenta lésbica. Gale e Karen dizem que não, que jamais teriam vontade de usar algo tão feio, mas não recriminam a menina por ter usado a sua raiva para atacar uma minoria, ao contrário, apoiam ela.

A expectativa é que Winnie fosse um sucesso, que aceitasse a alternativa de estudar em Nova York, na faculdade de arte NYCU, mas tal qual ocorre com a sua máquina fotográfica quebrada (e guardada, desde que acertou Henry Waters) ela não conseguiu nem isso.

Na festa ela reencontra Bernie, que tenta distrair ela, tenta se aproximar mas não consegue. Logo depois a protagonista descobre que seu namorado está transando com Darla, há mais de um ano.

Winnie ignora a menina esquisitinha, vai até beira do cais, em Angel Park e brinca de se enforcar, em um gesto bobo e até meio terno. Essa pode ser uma demonstração sutil do desejo de morrer, de não mais existir, ou seja, conversa com a ideia de Bailey em It's Wonderful Life.

Depois do gesto pseudo-suicid@ na beira do lago, ela olha para cima e deseja não ter nascido, pensa em como seria o universo sem a sua presença, até que algo corta o céu.

A aurora realizadora de desejos

Uma precipitação no céu acontece, desenvolvendo assim o desejo dela, como fruto místico da aurora boreal.

Não fica claro o que fez ela se tornar o ideal para receber desejos. Talvez seja a vontade de inexistir ou a dor de ser traída, talvez a Aurora tenha olhado para ela como alguém digno, por isso deu a ela a sua lição moral.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

A partir daí há o ferimento no tecido da realidade, que agora, traz o assassino de volta, mostrando ele agindo e à solta já em um primeiro momento. Já que Winnie não matou Waters no ano anterior, naturalmente ele estaria vivo.

A versão alternativa!

As coisas mudaram em volta dela e só ela não percebeu,

As luzes caem, a decoração muda, mas a garota está tão perdida em seu inferno pessoal e em sua sensação de inadequação ao cenário perfeito - e pequeno burguês - que não enxerga o óbvio, ela mudou a realidade e como consequência, fez perder muita coisa e muita gente também.

Talvez se Winnie fosse menos ensimesmada notaria que seu desejo tornou quase tudo pior.

Agora o Anjo é um assassino conhecido, a polícia sabe disso mas nada faz, inclusive o delegado é Buck - sim, o irmão de Herny é agente da lei aqui, assumiu a vaga da xerife Betty, que morreu um ano antes, como a quinta vítima do matador - ele continua matando pessoas a cada duas semanas.

Henry Waters aparece logo depois, mas não fica exatamente claro se ele segue sendo o assassino.

Foram 26 ou 27 homicídios, ao menos segundo Buck, que é burro o suficiente para não ser preciso e convincente para fazer um resumo desse mundo invertido sem parecer desnecessariamente expositivo, mesmo que o seja, mesmo não sendo preciso.

Henry agora é o prefeito da cidade e se aproxima de Winnie, sem obviamente saber quem ela é.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Ela procura sua família, percebe que os Carruthers foram destruídos, graças ao assassino, que matou Jimmy no outro natal.

Sua mãe está bêbada, seu pai deprimido, é a compreensiva tia Karen quem fala para ela o que aconteceu, mesmo sem reconhecer ela, por motivos óbvios. A menina ainda tem sorte de entrar na casa, que está destrancada, mesmo depois da tragédia.

Sobre a posição e postura de Henry Waters, a Waters Cove é uma realidade e a cidade parece conviver com o seu assassino, como se nada fosse, louvando a figura de Henry como político e benfeitor, de uma maneira obediente e servil, que seria justificada depois, embora pareça forçada.

Até a fotografia mudou, tudo está escuro. A cidade como um todo escureceu, agora há um toque de recolher obrigatório, a torre e o shopping de Henry são as únicas coisas de pé, todos os negócios locais foram comprados pelo magnata, que está ainda mais rico agora.

Uma mudança no quesito confiança

A moça acaba só conseguindo confiar em Bernie, justamente a menina excluída e esquisita.

Curioso é que essa adjetivação não faz nenhum sentido, além de ser preconceituosa e presa a estereótipos, Bernie é absolutamente comum, não tem nenhuma característica chamativa ou algo que o valha.

Winnie não é como Darla, não precisa apelar para esse tipo de pensamento e é justamente por ser diferente que desenvolve uma ligação sentimental por Bernie, algo invisível, que parece ocorrer desde a outra realidade.

A personagem de Bernie tem inspiração em uma pessoa real, uma conhecida do escritor Michael Kennedy, da sua infância, mas o próprio não detalhou se ela era um interesse romântico ou algo que o valha.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

Depois de alguns atritos e acordos, as duas prometem ser a versão de George Bailey e Clarence, de A Felicidade Não se Compra.

Lugar decadente

A cidade está tomada por viciados em crack, que viajam ainda mais vendo as tímidas luzes de natal que ainda restam na cidade. A forma das pessoas se divertirem é basicamente batendo um no outro.

Os jovens estão perdidos e pela quantidade tão grande de mortes, se cogita até ter mais de um assassino.

O cenário é feio, tudo é azulado ou esbranquiçado, como se fosse tornado feio de propósito. As cores de natal empalideceram, parece que a data festiva virou um fardo, cenário esse que facilita a ação do Anjo assassino, que consegue dessa formas se camuflar, já que a roupa branca não se destaca no escuro.

Amizade e epifania

Winnie e Bernie se unem ainda mais quando demonstram que ambas tem anseios pela arte. Bernie desenha roupas e coincidentemente também é interessada nos assassinatos, até tem um quadro com os assassinatos, embora esse último hobby possa fazer dela uma suspeita.

É Bernie quem chega a conclusão de que a mudança supostamente ocorreu graças a aurora. Ela convence Winnie que se matar o "novo" assassino as coisas vão voltar ao normal.

As duas chegam a essa conclusão em reflexões graças a serem fanáticas por filmes de natal. As duas tem hábito de assistir filmes temáticos nessa época.

O cinema Cova, um estabelecimento local, é palco de boas piadas, como o cartaz de I know what you did last chrismas, que é o nome de uma canção, de Holiday Sidewinder, mas parece também ser uma piada com Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado que é outro slasher moderno, de data festiva (4 de Julho, no caso) além da versão de 1938 para A Christmas Carol, chamada no Brasil de Noite de Natal.

Quando volta aos Carruthers, convence a tia de que ela é da família ao citar uma história de vergonha dela, sobre uma tanga aguileriana, que usou quando era nova. A parente tenta ajudar as meninas, mas não por muito tempo, já que ela se torna uma das vítimas.

Eliminando a concorrência

As protagonista chegam à conclusão de que foram mortos os filhos de quem tinha negócios na cidade, assim, Waters conseguiria pôr suas mãos em todos os pequenos comércios, negócios e micro empresas, sendo compradas de forma barata e sem resistência, já que os parentes estavam enlutados.

Ocorrem momentos constrangedores, onde Winnie vê sua mãe traindo seu pai.

Alguns desses pontos soam mesmo desnecessários, parecem estar ali apenas para chocar, mas como essa é uma versão bizarra e estranha da realidade da personagem, até combina, mesmo sendo tão melancólica.

Também se apela a clichês de slasher, como o fato dos mocinhos não matando o homicida quando podem, além da revelação de identidade do matador bem precoce.

Its Wonderful Knife : O fantasma dos natais passados em um slasher divertido e sangrento

As boas ideias

Há cenas tensas, como a sequência no cinema, toda escura, só interrompida por flashes fotográficos, que remontam a um momento bastante criativo, no sentido de mostrar homicídios de maneira criativa, com limitações de ação e com um visual bonito.

Outro ponto curioso é que a tropa de "heróis" é bastante diversa, com personagens que fogem de uma lógica moralista e conservadora comum ao cinema de Hollywood.

Há personagens não heterossexuais, cuja caracterização é mais do que apenas a modalidade de sexo preferível da pessoa. Mesmo os que tem pouco tempo de tela são desenvolvidos e singulares.

Ato Final:

Os últimos momentos mostram uma armadilha, a morte do Anjo e Winnie tentando recuperar seus dias, na Aurora, mas não consegue. Somente assim ela percebe que há uma outra trama, que envolve Henry Waters.

Por um bom tempo, o antagonista simplesmente foi abandonado, mas antes de acabar ele retorna ao centro das ações, se mostrando um homem ainda mais maquiavélico do que apenas um "mero" capitalista ganancioso.

Henry é sobretudo um manipulador, é o líder de culto que faz uso de um estranho mecanismo tecnobable, capaz de controlar corações e mentes de maneira literal, aliás.

A máquina estranha que o auxilia nisso lembra a que Edward Nigma de Jim Carrey usou em Batman Eternamente, mas o filme não faz questão de explicar como ela funciona e nem desde quando, afinal, se ele consegue dominar as pessoas, não precisaria matar ninguém.

Talvez ele tenha prazer em matar, em deixar o ambiente caótico e por isso ele faz o que faz, mas quando o texto precisa ser explícito e explicativo, não é. A solução parece tosca e gratuita.

As vítimas do transe são tão obedientes assistem tudo inertes, são desprovidos de ação, tanto que não revidam, mesmo depois que Winnie esfaqueia o vilão. Considerando a lógica defendida, é até um momento legal, mas continua parecendo apenas forçado.

A volta

A heroína então volta, feliz por ser natal ainda, agora unida de alma e sentimento a Bernie. No making off (Better Off) as interpretes Jane e Jess disseram que a relação amorosa das personagens foi bolado por elas, após se conhecerem no set.

O final feliz, é um respiro de alívio, onde a personagem se conforma com o que vivia, entendendo que tinha uma riqueza tremenda, em volta de si, agora tendo uma namorada para gastar o seu 25 de dezembro, vendo filmes natalinos clichês.

It's a Wonderful Knife é um filme barato, que tem momentos divertidos e sangrentos, mas que se perde um bocado ao tentar parecer inovador. Quando não tenta, é divertido e muito bonito. É assim uma bobagem legal quando se propõe, com atuações dedicadas de seu elenco, que parecia estar genuinamente se divertindo aqui.

Avatar

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta