Um Novato na Máfia : Uma comédia sobre crime, com Marlon Brando fazendo

Um Novato na Máfia é uma comédia que brinca com elementos da máfia ítalo-americana, tendo como carro chefe a presença de Marlon Brando fazendo uma versão mais engraçada do seu Vito Corleone de O Poderoso Chefão.

Obra escrita e dirigida por Andrew Bergman, seu enredo gira em torno do envolvimento de um estudante universitário de cinema com uma rede de negócios ilícitos em Nova York, se tornando encarregado de fazer entregas para uma espécie de imitação de Don Corleone.

O filme é lembrado por ser protagonizado por Matthew Broderick, mas principalmente, por ter Brando em seu elenco, fazendo uma paródia do seu Vito Andolini, 16 anos depois do lançamento de O Poderoso Chefão.

Curiosamente, esse foi lançado em 1990, mesmo ano de O Poderoso Chefão Parte III, que fecha a saga dos mafiosos de Francis Ford Coppola.

O filme tem roteiro e condução de Andrew Bergman e produção de Mike Lobell.

Convencimento a Brando

Andrew Bergman estava decidido a persuadir Marlon Brando a interpretar o papel do chefe da máfia Carmine Sabatini.

Naquela época ele se tornava alguém cada vez mais recluso e pouco afeito a aparições públicas ou profissionais.

O ator ligou para Berman algumas semanas depois que o mesmo enviou para ele o roteiro. Brando convidou o diretor para sua casa para discutir o filme.

Bergman foi então até a casa do artista, em Mulholland Drive. Supostamente, os dois conversaram por dois dias ininterruptos, falaram sobre religião oriental, economia, política, filosofia, insetos, geologia, história, comidas favoritas, meditação, falaram sobre tudo, menos sobre o longa, sobre o roteiro ou sobre o papel de Sabatini.

Após o segundo dia de discussões, durante uma pausa na conversa, Brando disse que não poderia interpretar esse papel sem fazer referência a algum aspecto do Don famoso.

Bergman então teve uma ideia subitamente, improvisou a ideia de que Carmine seria a inspiração para Corleone, então Brando achou que seria bom e aceitou o convite.

Estreia e detalhes da ficha técnica

O filme estreou em circuito limitado no seu país de origem, o  Estados Unidos em 20 de julho de 1990. No dia 27 do mesmo mês chegou no Canadá, México e no restante dos EUA. Na Espanha chegou em setembro de 1990, no San Sebastián Film Festival e no Brasil chegou em outubro do mesmo ano.

O título original) do longa é The Freshman, em atenção ao duplo sentido, já que o termo se refere tanto a um novato "comum", como  também um calouro, como Clark era na universidade.

Na Argentina se chama Un novato en la mafia, no Canadá e França se chama Mes premiers pas dans la mafia, na Itália é Il boss e la matricola, enquanto em Portugal é O Caloiro da Mafia.

A obra foi filmada entre junho e agosto de 1989, gravada em Nova York e no Canadá. Houveram cenas em Manhattan, no Grand Central Station, 230 Thompson Street, Mulberry Street (em Little Italy) 175 Hester Street, Battery Park, New York University e Washington Square Park em Greenwich Village, 21 East 12th Street, além de 5 Washington Square North.

No Canadá filmaram em Ontário, na parte de Etobicoke em 524 Rexdale Boulevard, Woodbine Mall & Fantasy Fair, também em Mississauga e Union Station - 65 Front St W. Gravaram cenas internas no Commercial Studios - 793 Pharmacy Avenue, Scarborough.

Os estúdios por trás da obra foram a TriStar Pictures, que também distribuiu nos Estados Unidos. No Brasil foi lançado pela LK-TEL Vídeo em VHS.

Recepção

O filme foi bem avaliados pelos críticos na época, chamado de espirituoso e encantador.

Roger Ebert elogiou Brando, disse que muitos filmes tentam repetir triunfos com estrelas de cinema reprisando papéis, disse que nenhuma estrela fez de maneira tão triunfante quanto o ator.

Broderick foi considerado charmoso, mas o chamariz positivo nas atuações foi Marlon Brando mesmo.

Prémios e nomeações

O longa foi nomeado ao prêmio da American Film Institute, na sua comemoração de centenário. 

Também venceu o prêmio do Chicago Film Critics Association Awards para Penelope Ann Miller como atriz revelação.

Quem fez:

Bergman é um artista especializado em comédias. Dirigiu Amor na Medida Certa, também Problemas em Dobro (foi substituído depois por John Cassavetes) Lua de Mel a Três e Striptease. Escreveu Banzé no Oeste, E o Céu Continua Esperando, Até que os Parentes o Separem e O Lendário Cão Guerreiro.

Lobell produziu Amor na Medida Certa, O Céu se Enganou, Striptease, Ela é Inesquecível, Lágrimas do Sol e Um Golpe Perfeito, foi produtor executivo em Caninos Brancos.

Broderick fez Curtindo a Vida Adoidado, O Pentelho, A Eleição. Na época do filme analisado, vinha de Negócios de Família e Tempo de Glória.

O seu papel quase coube a Robert Downey Junior, também foram cogitados para o papel de Clark Kellogg Tom Cruise, Michael J. Fox, Jim Carrey e John Cusack.

Marlon Brando tem um currículo enorme, obviamente. Lembrado por Sindicato de Ladrões, Último Tango em Paris, O Poderoso Chefão e Apocalypse Now.

Nessa época, vinha de Assassinato sob Custódia.

Encontro com Gotti

De acordo com a autobiografia de Marlon Brando, ele, Matthew Broderick, Bruno Kirby e Rocco Musacchia saíram para comer em Nova York e encontraram o chefe da máfia John Gotti.

O boato que acompanha esse fato é que Brando tentou se aproximar do mafioso e para quebrar o gelo, tentou fazer um truque de mágica, que deu errado.

Gotti teria se enfurecido e forçou Brando e companhia a irem embora. Essa parcela da história faz pouco sentido, já que Marlon se considerava uma grande estrela, certamente acharia indigna uma atitude com essa.

Um dia após as filmagens terminarem, Marlon Brando saiu no porta-malas do carro para evitar os fotógrafos.

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Falas de Brando a respeito do longa 

No período de pós-produção, Marlon Brando falou publicamente a respeito do filme, de maneira negativa inclusive.

Ele afirmou que esse seria o maior fracasso de todos os tempos e teoricamente, isso teria haver com um desacerto financeiro.

Brando teria pedido US$ 1 milhão a mais quando as filmagens excederam o tempo programado, sendo estendidas por mais uma semana. Os produtores recusaram o aumento do cache e ele ameaçou falar mal do filme na imprensa.

Como eles se recusaram, o ator cumpriu a ameaça. No dia seguinte, os produtores lhe pagaram o dinheiro e ele elogiou o filme publicamente.

Nas listas e nas trilhas

A obra está incluída na lista do ano 2000 do American Film Institute, referente aos 500 filmes indicados para o Top 100 Filmes Americanos Mais Engraçados.

Sobre ineditismo, esse foi o primeiro filme a usar Straight Outta Compton do N.W.A. Foi utilizada uma versão "limpa", sem palavrões, para manter a classificação PG.

Narrativa

A primeirissima cena mostra um ovo sendo rompido, ele quebra e sai dele um réptil, parece uma iguana, mas na verdade, é um Dragão de Komodo.

A sequência é longa, bem filmada, gera curiosidade de como foi feita, inclusive. Esse ser seria importante, a verdadeira mola motora de toda a dramaticidade dessa comédia errática.

The Freshman: A Stunning Trainwreck of Marlon Brando, Komodo Dragons, and  Daddy Issues | by Rachel Presser | Fanfare

Logo a trama chega até Vermont. Esse ponto seria importante também para as piadas, já que é uma questão recorrente o fato de personagens sempre errarem qual é o lugar de origem de Clark.

Na mata, aparece Clark Kellog (Broderick) que está na caça - ao menos parece estar assim, tenta fazer isso, mesmo sem ter o menor jeito para tal - junto ao seu padrasto, Dwight Armstrong (Kenneth Welsh) de repente, vem a narração de Broderick, em primeira pessoa, provavelmente em atenção ao que o ator fez em Curtindo a Vida Adoidado.

Tanto nas atitudes quanto na narração, Clark faz questão de se mostrar alguém pacífico e ordeiro, uma pessoa que não curte conflitos.

Ele está se preparando para viajar para a faculdade de cinema de Nova York. No caminho para a viagem, esbarra no chato Victor Ray (Bruno Kirby, o jovem Clemenza de O Poderoso Chefão 2) um sujeito entrão, inconveniente e desnecessário, que fica palestrando para ele sobre seguro, basicamente por ter esbarrado em suas malas.

The Freshman (1990)

O preço do serviço, denunciando o trambique

Victor, ou Vic, oferece os seus serviços, para entregar ele ao seu destino. Ele originalmente cobra de Clark um preço de US$ 65 pela corrida de táxi.

A questão é que Clark está no Grand Central Terminal - que é facilmente reconhecível, aliás - e está indo para a NYU (New York University) cuja distância é de 2 milhas, uma viagem de dez minutos.

Para uma pessoa acostumada a geografia novaiorquina, esse é um indício do quão ingênuo Clark é, além de mostrar que Vic é um vigarista.

Ele é uma pessoa que evita conflito a todo custo e se sente meio mal de ser abordado por alguém tão falante e animado, mas eventualmente aceita carona dele, chorando o preço, para logo depois ter suas malas e pertences roubados.

Antes mesmo de retornar a trama, Ray acaba sendo quase como um mentor para Clark, mostrando que Nova York é um lugar onde não se pode confiar em ninguém, que é hostil e repleto de ladrões.

No escritório de Arthur Fleeber, o orientador da faculdade feito por Paul Benedict (o Tropeço dos filmes Família Addams) se percebe um grande destaque do design de produção e construção de cenário, já que há vários pôsteres - como o de Belinda (Johnny Belinda) 1948 - além de cadeiras que imitam as que permeiam os sets de filmes, com o anúncio até de "diretor" ou com o nome das estrelas dos filmes.

Toda a decoração da faculdade parece estar no filme por cosmética, como uma desculpa para os alunos - incluindo Clark - gastarem com livros e materiais.

Todos nesse cenário parecem caricatos, inclusive o colega de quarto dele, Steve Bushak, interpretado por Frank Whaley, ator de Hoffa: Um Homem, Uma Lenda (onde Kirby também atuou) Pulp Fiction: Tempo de Violência e O Irlandês.

O garoto é introduzido com uma lente de câmera, enquanto nos cenários se vê coisas bem caricaturais. Dada essa questão, é até natural que Ray retorne a trama como alguém simpático a ele.

Vic parece alguém mais real, fácil de simpatizar. No reencontro deles, os dois acabam se acertando, mesmo que o ladrão tenha empenhado o dinheiro e parte de suas roupas para apostar em um cavalo.

Eventualmente, o trambiqueiro leva o rapaz para conhecer o seu tio, Carmine. Em um bairro italiano, a casa onde entram na verdade é um bar, onde se vê até uma foto de Benito Mussolini em destaque.

O retrato do ditador

No clube italiano se percebe pendurado na parede um retrato de Mussolini, que sugere que o personagem de Brando e Mussolini tinham a mesma mentalidade.

Mas a história mostra algo completamente diferente.

Mussolini não era simpático a Máfia, nem a Camorra, Cosa Nostra ou algo que o valha, a Máfia Siciliana foi combatida pelo governo durante a era da Itália Fascista.

Em junho de 1924, Mussolini instruiu Cesare Mori a erradicar a Máfia da Sicília.

No bar

Quem atende Clark é o bartender Lorenzo, personagem de Leonardo Cimino, cuja caracterização é de fato muito boa.

No fundo do cenário, se observa um homem de aparência singular, incrivelmente semelhante a um personagem clássico do cinema.

Victor diz que o personagem de O Poderoso Chefão foi baseado nele, mas diz também que ele é um legítimo homem de negócios, um homem honesto, ou seja, usa o mesmo eufemismo típico dos gângsteres da Cosa Nostra.

Clark quase o compara ao padrinho, mas é impedido pouco antes, oferece nozes para ele. Apesar dele não aceitar café, acaba ainda assim tomando.

O "tio" enfia cinco colheres de açúcar, por conta de ser forte, supostamente...deve beber num gole só. Ele é tão ingênuo que faz isso.

Brando tinha 66 anos quando este filme foi lançado, que é justamente  idade que Vito Corleone deveria ter quando morreu em O Poderoso Chefão.

O italo-americano quer contratar alguém calmo, para fazer um serviço que não fica exatamente claro o que é, mas pagará 500 dólares, para levar uma encomenda.

Ele tenta negar, sente que pode ser um apuro, mas acaba aceitando, ou seja, se impediu de desistir desse trabalho, especialmente depois que Brando quebra nozes com a mão.

Broderick não tinha ideia de que Marlon Brando usaria as nozes como adereço na cena em que eles discutem o trabalho.

Enquanto esperava a câmera ser preparada, Brando amoleceu as nozes o suficiente para que fossem fáceis de quebrar e então as usou na cena para ajudar a gerar uma resposta mais genuína do seu colega de atuação.

Nas aulas

Na NYU, passam O Poderoso Chefão 2 em classe.

O professor Fleeber quer fazer paralelos com O Capital de Karl Marx e quer que os alunos comparem a dramaturgia desse filme com Emanuel Kant, mas não aprofunda o comentário, cita trechos de artigos e só.

Fica a nítida impressão de que ele está enrolando, mentindo descaradamente a respeito de conhecer as obras de sociologia.

O encontro com Tina

Em atenção ao trabalho, ele encontra Tina Sabatini, a filha do chefão, feita por Penelope Ann Miller (Um Tira no Jardim da Infância) os dois se apaixonam à primeira vista, de maneira suspeita.

Ele dança com ela, até conhece a tia Angeline, de Vera Rockwood, que aqui, tem uma voz rouca, dublada por Brando.

Sobre Ann Miller, ela atuou ao lado de três dos "Padrinhos". Neste filme, ela atua com Brando, também atuou ao lado de Robert De Niro em Tempo de Despertar de 1990 e com Al Pacino, em 1993, no bom O Pagamento Final.

The Freshman (1990)

Broderick e Miller também atuaram juntos antes, em Metido em Encrencas de 1988. Robin Wright foi considerado para o papel de Tina.

A união dos dois tem a ver também com as perdas familiares. Ela perdeu a mãe, enquanto ele vive sem o pai desde muito cedo.

A encomenda

Steve vai junto com Clark, atrás do trabalho. Acabam lidando com um sujeito grande, que se auto intitula Big Léo (Tex Konig).

Steve compara Leo a um ex-lutador bastante rechonchudo chamado William 'Haystacks' Calhoun. Whaley não tinha ideia de quem era Haystacks, mas Andrew Bergman, que era fã de luta livre na juventude,  inventou a fala na hora para Whaley.

A carga era algo vivo, definida pelo entregador como uma Iguana/Dragão de Bórneu. Big Leo instrui que eles devem amarrar bem o bicho, pois seria perigoso, mas os dois garotos colocam o animal de qualquer forma.

A partir começa uma bagunça, uma besteira tremenda, divertida e generalizada, especialmente após a fuga do animal. 

The Freshman (1990)

Deve ter sido bem difícil filmar, por que é mostrado o bicho correndo em detalhes, por cenários vazios, pelo mato, em lugares com gente, até em um elevador.

O animal foi treinado por Jules Sylvester, Jim Brockett e Gina Perry, que recebem um bom destaque nos créditos finais.

Entregam ele a Edward, um homem afetado, feito por B.D. Wong, que futuramente, serio o dr. Henry Wu de Jurassic Park e Jurassic World. Edward é funcionário do excêntrico mr. Larry London, feito por Maximilian Schell, de O Fantasma da Ópera (a versão de 1983) Stalin, Vampiros de John Carpenter e Impacto Profundo. Schell co-estrelou com Brando o filme Os Deuses Vencidos, de 1958 .

É somente nesse momento que Clark nota que o animal é  uma criatura rara e extremamente cara, é na verdade um Dragão de Komodo, em perigo de extinção, com poucos pelo mundo, 7 fora da Indonésia.

O Lagarto

Em 2020, Andrew Bergman falou em entrevista a Consequence, sobre como o comportamento imprevisível de lagartos-monitores (que são usados ​​como dublês do dragão de Komodo) influenciou a filmagem:

Esses lagartos são estúpidos, eles não se movem! Então, a razão pela qual os dois rapazes (Clark e Steve) estão carregando ele o tempo todo é porque eles não se movem. Quando eu dizia "Ação" o ser não se movia (...) dei graças a Deus quando aquele lagarto se soltou no estacionamento. Foi ouro! Como tínhamos três câmeras funcionando, nós as colocamos em todos os lugares, mas ainda sim foi trabalhoso, já que os lagartos se moviam pouco ou quase nada.

À Espreita

Dois homens observam a entrega de encomenda e toda barulheira. Parecem policiais e são Lloyd Simpson (Richard Gant, de Jason Vai Para o Inferno) e Chuck Greenwald (Jon Polito de O Corvo e O Gangster) se assumem como agentes de departamento de justiça, da divisão de pesca e vida selvagem, sabem que ele é enteado de Dwight.

Vale dizer que não existe o órgão chamado Divisão de Peixes e Vida Selvagem no Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Se fosse na realidade, a dupla de agentes deveria ser do serviço de mesmo nome, mas sob autoridade do Departamento de Interior dos EUA.

A tentativa de Sabatini

Sabatini tenta convencer o menino a não largar o serviço, oferecendo a mão de Tina para ele.

Como a sua filha parece mesmo se apaixonado por Clark, a conveniência se aproxima de se tornar real, de forma tão conveniente que parece ser um golpe.

Ponto eletrônico

Penelope Ann Miller falou em documentário da Turner Classic Movies baseado em Marlon Brando que o ator usava um fone de ouvido para que um assistente fora do palco pudesse lhe passar suas falas.

Durante uma cena juntos, Miller esqueceu suas linhas de diálogo, então Brando pediu a seu assistente, por um microfone escondido, as falas da atriz.

O Beijo

Em uma cena que remete a mitologia de filmes de Máfia, o chefão beija Clark nos lábios.

A sequência é tão inesperada que Lorenzo se benze, logo depois de ver Clark recebendo o beijo. Esse gesto geralmente é tratado como o sinônimo da morte, mas segundo Ray, isso é uma prova de vínculo com a organização.

A ação

Depois desse momento ocorre uma perseguição de carro com Chuck e Lloyd, que termina mal. A música de David Newman é bem agitada, faz esse parecer um clássico da Sessão da Tarde e é quase isso mesmo.

Após o reencontro com o mafioso, ele vai até uma aula onde toda a classe e turma está, Clark vê a cena do beijo da morte de Michael em Fredo e fica surpreso com o conteúdo. Aparentemente ele ou nunca viu O Poderoso Chefão 2 ou apagou da memória a imagem mais icônica do filme.

Nesse ponto, Tina chega a sala, pede para liberar ele, diz ser filha de quem é e o professor o chama de Jimmy, O Tucano (the toucan) e o leva para conduzir o Porsche de seu pai, levando ela e o parente carona, para um compromisso formal, já que todos usam trajes de gala.

O carro aliás é um Porsche 911 Speedster 1989. Apenas 2.056 foram feitos. Em 2024, um exemplar deste carro pode valer US$ 150.000 ou mais. O MSRP novo era cerca de US$ 65.000 (US$ 164.000 em 2025).

IMCDb.org: 1989 Porsche 911 Speedster 3.2 in "The Freshman, 1990"

Segundo Carmine, os agentes federais que perseguem o rapaz são na verdade homens de Bonelli, um rival mafioso dele, que está atrás dele por seu envolvimento com Sabatine.

No restaurante The Gourmet Club, ocorre o encontro sobre o suposto negócio envolvendo o lagarto. Nele se percebe Gianni Russo, que interpreta o Maitre D' e que fez também Carlo Rizzi em O Poderoso Chefão. O personagem inclusive chama Carmine de maneira forma, falando: "Boa noite, chefe."

O último ato envolve o quase sacrifício do Dragão de Komodo e a ação dos agentes. Resulta na morte de Sabatini, cujo momento é estranho, irreal e pitoresco. Faz parecer uma traição, mas era tudo uma armação, para pegar os supostos agentes.

Termina com uma bela amizade entre o padrinho e o futuro cineasta, com promessas até de que eles farão parte da família, além de uma briga do rapaz com seu padrasto.

Um Novato na Máfia é um filme ingênuo, tal qual seu protagonista. Tem seus momentos de paródia e de comédia metalinguística, inclusive com autorização da Paramount para fazer troça dos personagens de Mario Puzo. É uma boa alusão ao drama dos Corleone, embora só busque ser um chiste, uma comentário jocoso a respeito de um filme secular.

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