Destino de um Gângster : A obra de Roger Corman sobre a condenável máfia nos EUA

Destino de um Gângster : A obra de Roger Corman sobre a condenável máfia nos EUADestino de um Gângster é um filme curioso, que mistura elementos do gênero policial, com estilo noir além de mirar os clichês de demonização do crime organizado, em especial relacionado a Máfia. Lançada em 1959, a obra conta a história de Joe Sante, um criminoso que está na mira da justiça dos Estados Unidos, além de ser alvo de facções criminosas rivais.

O longa-metragem é conhecido por ser dirigido por Roger Corman, que anos depois seria lembrado por dirigir muitos filmes baseados nos contos de Edgar Allan Poe, como em O Solar Maldito, A Mansão do Terror, Enterro Prematuro, Túmulo Sinistro, Orgia da Morte etc. Anos mais tarde, ele se tornaria um grande produtor de filmes B, relacionados ao cinema de gênero, em especial entre o horror, ficção científica e suspense.

O roteiro ficou a cargo de Steve Fisher e se baseou no romance de J. Hilton Smyth, que assinava Joseph Hilton Smyth. O filme tem produção executiva de Edward L. Alperson, com Gene Corman e Roger de co-produtores.

Outra figura muita lembrada no filme é o seu ator principal, Steve Cochran, ator de caracterização estilizada, sempre fazendo o macho alfa sem camisa, a exemplo de outros trabalhos seus, como os "quarentistas"  A Senda do Terror, Copacabana e Fúria Sanguinária.

Produzido com a tecnologia de filmagem que utilizava lentes anamórficas a Cinemascope, a obra teve como estúdios a Edward L. Alperson Productions (Alco Productions) e foi distribuído pela Twentieth Century Fox, produtora essa cujo dono foi o inventor da Cinemascope.

No Brasil é possível achar ele pelo título A Vida de um Gângster, como foi conhecido na Tv a cabo, além desse Destino de um Gângster. O título original era I Mobster. Na Argentina, México e Peru é conhecido como La vida de un gángster. Na Áustria e Alemanha era nomeado como Gangster Nr. 1, já em Portugal é A Vida de Um Gangster.

Destino de um Gângster : A obra de Roger Corman sobre a condenável máfia nos EUA

A obra foi filmada em Hollywood, em julho de 1958. Estreou em janeiro do ano seguinte, em uma première em Buffalo, Nova York.

Fisher escreveu alguns dramas, como Rumo a Tóquio, Atormentada e Um Pedaço de Inferno. Corman já tinha alguns filmes dirigidos até então, mais de dezena, os mais lembrados eram A Lei dos Brutos, Reencarnados, Guerra dos Satélites e Dominados Pelo Ódio.

Alperson era mais conhecido por Beleza Indomável, A Espada de Monte Cristo, Tesouro Submarino e O Último Dia do Mundo. Gene foi produtor em Sangue na Estrada, A Besta da Caverna Assombrada e O Ataque das Sanguessugas Gigantes.

Antes da narrativa começar, há uma entrada "triunfal", com uma fanfarra, onde toca um jazz característico, com metais e tambores, composto pela dupla Edward L. Alperson Jr. e Gerald Fried.

A cena imediatamente posterior aos créditos iniciais se dá em um tribunal, onde perguntam a Sante se ele conhece Paul Moran. O personagem de Cochran nada fala, exceto o apela para a emenda quinta da constituição dos Estados Unidos, que o permite não falar, a fim de não se comprometer e não imputar culpa a si mesmo.

Entre as indagações há dúvidas sobre se ele é criminoso, se matou pessoas e há quanto tempo é um mafioso. Apesar dele não falar, claramente há uma reflexão por parte do sujeito, com o filme mostrando cenas de seu passado, quando era criança, com dez anos, quando se envolveu em coleta de jogos e apostas com seu amigo de 14 anos, Cherry Nose Sira.

É curioso como simplesmente se empregavam crianças no começo do século XX, ainda mais em ofícios ligados a práticas condenáveis e/ou criminais. Os respondiam diretamente ao sindicato de seja lá o que for a área, já que nem isso é detalhado.

Claramente o script condena esse tipo de união de trabalhadores, associando os sindicatos a mafiosos.

Eles tratam com "Black" Frankie Udino, homem de origem italiana, interpretado por Robert Strauss. Ele era o homem forte do sindicato, mas claramente não era o grande chefão do crime, posição essa estratégica, como ele mesmo diz no final.

Strauss havia feito O Homem do Braço de Ouro e O Pecado Mora ao Lado. Era um dos nomes mais famosos do elenco e sua sobriedade marcou bastante o seu personagem, que está nas duas pontas temporais da trama, na fase da infância e na idade adulta de Joe.

Destino de um Gângster : A obra de Roger Corman sobre a condenável máfia nos EUA

Os pais de Sante se preocupavam bastante com ele, especialmente quando chegava sangrando. Ele é filho de estrangeiros, que vieram da Itália para tentar a vida.

Eles não possuem luxos, ao contrário, a casa deles é barata, tem goteiras. A caracterização deles é bastante caricata, em especial com o pai, interpretado por John Mylong de O Robô Alienígena e Captain Scarface.

Já a mãe dele foi feita por Celia Lovsky, atriz de desempenho ímpar, que modifica bastante sua postura na segunda metade. Ela era conhecida por Cinzas sem Glória, Jornada nas Estrelas: A Série Clássica e No Mundo de 2020.

Corman filma de maneira simples, com câmera na mão e pouca variação de ângulos. Há um bom uso dos poucos cenários e como o filme é em preto e branco, não se nota muito quando se reutiliza o mesmo cenário várias vezes.

Adulto, Joe trabalha direto para Udino, se torna tão íntimo do sujeito que o chama pelo primeiro nome, como Frankie. Nas coletas, passa e coleta dinheiro de maneira "secreta" para fornecedores, compradores e cobrados. Tudo parece suspeito e tenso.

Durante a trama ele se engraça com algumas mulheres, mas parece ter uma preferida, no caso, Teresa Porter, interpretada por Lita Milan, que fez aqui o seu último papel no cinema. Ela havia feito dezenas de filmes na década, incluindo Areias do Deserto e Discípulas do Mal.

Destino de um Gângster : A obra de Roger Corman sobre a condenável máfia nos EUA

Joe acaba preso, graças a crimes de baixo escalão, sendo liberado de pequenas penas. Ele é incumbido de "acertar" Maurice Sirago, o irmão mais velho de Nose.

Depois de cumprir os crimes atribuídos a ele, o sujeito galgou degraus e até viajou pelo país, para expandir negócio. Ele também viveu desventuras sexuais, que são mostradas de maneira sutil, claro, afinal, era um filme de 1959, mas já se nota a predileção de Corman por mostrar curvas femininas, ainda que de forma bem mais comedida em comparação com os anos 1970 e 1980.

Teresa testemunha Joe matando seu parente, Ernie Porter (John Brinkley). Se analisar de maneira isolada, há como encarar isso como um ato de legítima defesa, mas ele é frio demais, demonstrando que provavelmente fez aquilo mais de uma vez, entrando assim em contradição.

Com o tempo até Teresa se transforma, largando a persona de moça virginal e inocente para se tornar uma femme fatale não tem pudor em se relacionar com um bandido, com um homem feito, com um mafioso assumido, que vai ganhando poder, dinheiro e influência.

Quando Frankie entra em cena, pergunta se Sante resolveu tudo. O protagonista ligou para o Broklin e chamou a Murder Incorporated, para resolver a questão. Esse acréscimo histórico pode parecer exagerado, mas de fato haviam empresas que terceirizavam serviços criminosos, para bandidos que precisavam encobrir seus rastros e culpas.

Há alguns comentários espertos, como a fala de Udino de que sempre busca ser o número dois no mundo do crime, dessa forma ele colhe louros financeiros, mas não corre risco como o "rei" que Joe se torna. Também há comentários moralistas e maniqueístas, especialmente da mãe de Joe. Repentinamente ela vira o avatar do discurso de bom mocismo. Difícil driblar isso, ainda mais nessa época.

Destino de um Gângster narra a ascensão de um bandido de origem estrangeira, que é seduzido por várias formas fáceis de enriquecer e que se corrompe graças a falta de cabeça e a pobreza que sofre. O roteiro não é condescendente com seu protagonista, mas também não o demoniza, permitindo assim que o espectador tire suas próprias conclusões sobre o drama que Joe Sante viveu em sua curta vida.

Avatar

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta