Assistir filmes antigos é, pra muita gente, uma barreira que precisa ser quebrada. E, como comentamos vários clássicos aqui no Cine Alerta, aproveitamos pra discutir como e por onde começar a assistir o cinema clássico, principalmente levando em conta a velha máxima de Pauline Kael: "Não existe filme velho. Existe filme que você não conhece!" Porém, alguns serviços de streaming parecem querer que o público pense que não existe filme velho e ponto, deixando seu catálogo órfão de longas importantíssimos para a sétima arte e que deveriam ser mais acessíveis.
Alexandre Luiz, Davi Garcia e Filipe Pereira discutem a importância de conhecer os clássicos e como fazer pra adquirir o hábito e o interesse em filmes produzidos há 30, 40, 50 anos ou mais! Então aperta o play e vem participar dessa conversa!
Depois de ouvir, mande opiniões, críticas e sugestões pra gente! Elas são sempre bem-vindas!
Links do Podcast
- Livros sobre cinema disponíveis na Amazon
- Vórtex Cultural
- Oxigênio Cultural
- Podcast Edição Especial - Filmes clássicos em 4k
Links Cine Alerta
Assine nosso feed:
Contato:
Mandem seus e-mails para [email protected], ou comente no post logo abaixo!
Eu amei o ultimo programa os dois últimos programas.
É muito, muito prazeroso ouvir vocês pois, falam com muita propriedade das obras, apresentam uma quantidade enorme de informações técnicas e fazem o contexto histórico em qual essas obras se inserem.
Esse ultimo programa vou ouvir aos pouquinhos pois fala de filmes antigos, um dos tópicos que eu mais curto quando é abordado no pocast de vocês ou em vídeos.
Eu aprendi a curtir os filmes antigos e series antigas com o meu tio e minha mãe.
Até hoje sempre que posso vejo alguma serie antiga e filme antigo. No caso dos filmes, sempre procuro no portal de vocês para saber se já abordaram ele, quando tem, eu paro ouço ou leio e depois vejo o filme. Umas das mais marcantes experiencias nesse sentido foi quando, fizeram o programa sobre o filme o beco do pesadelo. Eu ouvi todo o programa, busquei os dois filmes, vi primeiro o de 1947 e depois a versão mais nova, foi bom demais. Isso sempre faz com que os filmes fiquem melhor ainda.
No programa atual, eu parei na parte que abordam a falta de obras antigas e importantes para a filmografia mundial, nos programas de streaming. Eu não sabia deste detalhe, foi bem desanimador esse tipo de informação. Os filmes do chaplin eu lembro de ver com o meu pai quando passava na tv, aberta.
Os melhores programas são quando falam de filmes e series antigas, eu curto demais, pois sei que vem um caminhão de boas informações, contexto da época e outros detalhes que só vocês fazem.