Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio FulciOs Quatro do Apocalipse é um western diferenciado mesmo entre os seus pares dos anos 1970. Produção italiana, é parte da onda final dos chamados Bangue Bangue à Italiana, mas tem um espírito e caráter sentimental bem diverso do que era comumente abordado nos Western Spaghetti clássico.

É lembrado também graças ao desempenho dramático de sua dupla de atores principais, Fabio Testi e Tomas Milian. Lançado em 1975, é uma obra dirigida e pensada por Lucio Fulci, o mestre dos filmes gore de horror, responsável por dezenas de clássicos tanto do giallo quanto do terror sobrenatural e até de zumbis.

Aqui Fulci narra a história de um trapaceiro que acaba se associando com três excluídos que conhece na prisão, passando assim os seus dias ao léu, sem grandes objetivos, experimentando dissabores, dramas e dezenas de problemas de ordem sentimental.

Ao contrário do que é comum dentro do gênero, o que se vê aqui é um drama triste, repleto de melancolia, tanto que quase causa sentimentos depressivos em seus espectadores.

A obra tem roteiro de Ennio De Concini, baseado vagamente em dois contos de Bret Harte, no caso, The Luck of Roaring Camp e The Outcasts of Poker Flat. O texto também tem Fulci como roteirista não creditado, assim como há Edmondo Amati como produtor também não creditado.

Fulci entrou em conflito com o roteirista Ennio De Concini por causa do roteiro. Ele não gostou do trabalho do escritor e acabou reescrevendo praticamente todo o script.

O estúdio por trás do filme é a Coralta Cinematografica. A distribuição ficou a cargo da Cineriz na Itália, na Alemanha foi a Adria Filmverleih enquanto nos Estados Unidos teve distribuição da Anchor Bay Entertainment e da Blue Underground.

O título original é I quattro dell'Apocalisse, mas ele é mais lembrado pelos nomes em inglês, tanto por Four Gunmen of the Apocalypse como Four Horsemen of the Apocalypse.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Na Finlândia tem dois nomes, o primeiro é em atenção ao coadjuvante feito por Milian, Chaco - Teloittaja, também é chamado de Vainotut. Na França é 4 de l'apocalypse e Les quatre de l'apocalypse. Na Alemanha é chamado Prärie des Todes, na Grécia é Dyo... alla yperohoi, enquanto na Suécia é Chaco - Banditen. Na Espanha é Los cuatro del apocalipsis e em Portugal é Os Quatro do Apocalipse.

O longa-metragem foi rodado em três países, na Espanha, Itália e na Áustria. As cenas externas "na areia" foram no Desierto de Tabernas, em Almería na Andalucía. Já as cenas de Altaville foram na Áustria. As tomadas internas foram entre o Cinecittà Studios e os Elios Studios, ambos em Lazio, Roma.

Fulci vinha dos gialli Uma Sobre a Outra, Que o Céu a Condene, Uma Lagartixa no Corpo de Mulher, O Segredo do Bosque dos Sonhos e do curioso faroeste Caninos Brancos.

Concini era conhecido por Aquele Caso Maldito, Divórcio à Italiana, A Tenda Vermelha, O Arqueiro de Fogo e Barba Azul. Ele dirigiu Daniele e Maria e Hitler: Os Últimos 10 Dias.

Harte teve histórias adaptadas para o cinema em Bons e Leais Amigos, Arriscando o Verbo, Mulher Indomável e A Audácia é a Minha Lei. Edmondo Amati foi produtor em O Segredo do Bosque dos Sonhos, Não se Deve Profanar o Sono dos Mortos, O Anticristo, Sombras Estranhas num Quarto Vazio, A Última Mulher e Canibais do Apocalipse. Ele fez produção executiva em Exterminação 2000.

A narrativa inicia na cidade de Salt Flat, Utah, na época de 1873. Inicia a partir da chegada de Stubby Preston, um trapaceiro jogador vai até o local uma ou duas vezes por ano. Calha de ele chegar justamente quando está marcada um plano de chacina.

Há uma narração em off, que pontua cada ato do personagem de Fabio Testi, ator conhecido por El Zorro Justiciero, O Jardim dos Finzi Contini e O Importante é Amar.

Ele é elegante, usa roupas caras e bem cuidadas, logo vai até o xerife, interpretado por Donal O'Brien. O homem da lei queimar os baralhos marcados do personagem, enquanto o leva para uma cela, para que ele vá embora no dia seguinte.

Curiosamente ainda se nota um dia solar, ele fica em uma cela com a linda Bunny Lynne Frederick, de Nicholas e Alexandra e Fase IV: Destruição.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Stubby, é um personagem vagamente baseado em John Oakhurst do conto The Outcasts of Poker Flats, enquanto Bunny é a Duquesa na história original. Já o bandido Chaco não apareceu em nenhum dos contos. A ação é consideravelmente mais violenta no filme em comparação com ambas as histórias.

Os outros dois prisioneiros são o negro Bud, interpretado por Harry Baird, que fez Um Golpe à Italiana, além do faroeste Trintiy e Sartana...Os Magníficos. Ele declara que é um rapaz insano, que fala sobre mortos, ao lado dele há o bêbado Clem, de Michael J. Pollard, ator que fez Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas.

Apesar de Bunny ser retratada como fumante - o que é uma questão polêmica, já que mais tarde na trama ela é mostrada como uma prostituta grávida - a atriz não gostava de fumar. A cena em que a personagem consome um charuto foi uma das poucas vezes em que Frederick fumou na vida.

O cabelo da personagem muda de cor ao longo do filme, de moreno para ombré. Isso ocorre porque a maior parte do filme foi filmada em locações no ensolarado deserto de Tabernas, na Espanha. A exposição do sol foi a responsável por mudar a coloração, que era iluminada naturalmente aliás.

Na mesma noite da prisão ocorre um massivo ataque ao banco da cidade. Bandidos armados e mascarados distribuem tiros, invadem estabelecimentos, matam pessoas, machucam cavalos, tentam disfarçar sua ação de chacina, para parecer um mero assalto, mas claramente foi um plano pensado para destruir a população local.

O xerife nada faz, se ocupa apenas de comer sua janta, ignorando os gritos externos e até os pedidos dos presos para que os libere.

Esse ataque foi uma ação coordenada e planejada, teoricamente graças ao fato de Salt Flat estava se tornando um lugar perigoso, por isso veio um grupo de extermínio, para atirar em alguns e enforcar outros. O chefe da lei era parte desse acordo.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Stubby foge com seus três colegas, depois de dar ao xerife 1000 dólares. Decide ir rumo a uma mina de prata, quer chegar em Saint City.

Enquanto o quarteto foge, Bunny tira parte de suas roupas, demonstrando assim que está grávida. Para aparentar ter uma barriga Lynne Frederick colocou acolchoamento adicional já que era muito magra. A cena em que fica nua demonstra a magreza dela, Fulci então a fez se curvar para frente, se enrolar e ter seus longos cabelos na frente dela.

Em meio a peregrinação dos quatro pelo deserto encontram vários grupos, aparecem religiosos, cristãos, até ativistas, como o esquisito e maltrapilho é Chaco, um eremita esquisito, que se refere a si mesmo na terceira pessoa.

Ele é interpretado pelo cubano Tomas Milian, que escolheu modelar sua atuação no assassino e líder de seita Charles Manson.

Ele tem um comportamento típico de alguém insano, parece um pirata do deserto, que usa faixa para prender seus cabelos grandes ao invés do tradicional chapéu.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Tem um momento curioso, onde os quatro andam a cavalo com Chaco, que usa sua espingarda para atirar em patos e coelhos, ao som de uma música Bunny (Lets Stay Together) de Brixi, Frizzi & Tempera.

Curiosamente a trilha sonora, assinada por Franco Bixio, Fabio Frizzi e Vince Tempera, não é pontuada pelo tradicional uso de música instrumental. As músicas aparecem de maneira tímida, basicamente nos pontos mais emotivos da trama.

Quando encontram opositores, Chaco tortura um homem. Arranca um naco de pele, depois enfia uma estrela de xerife na pele dele, em alta temperatura.

A postura e visual do Capitão Jack Sparrow que Johnny Depp popularizaria anos depois, na adaptação de Piratas do Caribe que Gore Verbinski faria lembra demais o visual de Chaco, além de alguns maneirismos também.

É praticamente impossível não enxergar semelhança nos personagens, ao menos no visual, afinal, eles têm intenções e comportamentos bem diferentes entre si.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Fulci faz uma montagem curiosa e confusa, mostra Chaco se aproximando de maneira suspeita de Bunny, enquanto ela está dormindo, basicamente para assediar ela.

O release em inglês possui essa cena cortada, suavizada, mas em qualquer das versões fica patente que houve assédio ali.

Stubby observou e ele foi provocar o sujeito, já que acredita que ela é esposa do personagem principal, de acordo com a mentira que os dois planejaram.

Tomas Milian estava tão compenetrado durante a cena de estupro que deixou Testi furioso e incomodado. A raiva no rosto de Testi no filme é real.

A sequência é desumanizada, especialmente depois que Chaco avisa a Clem que se ele quiser se aproveitar da mulher moça, deve fazer sexo rápido, por que vai levar ele consigo.

Clem larga ela e se prepara para ir com Chaco, mas o bandido estava mentindo, atirando no bêbedo, antes que ele pudesse subir na parte de trás da carroça, impedindo o sujeito tanto de se saciar quanto de ir.

O quarteto segue em uma rotina de melancolia e tristeza, passam por uma nova rotina a partir daí, com o negro e o branco levando o bêbado em uma maca, com a grávida sempre atrás.

Os Quatro do Apocalipse : O melodramático faroeste de Lucio Fulci

Esse é um western mais reflexivo em comparação com outras obras da época. Claramente é o fim do ciclo de popularidade do gênero.

Depois de peregrinar muito pelo deserto, eles entram em uma cidade, pega chuva, se instalam em um paiol vazio. Eles ficam em silêncio, exceção de Stubby, que sempre que pode, pragueja contra Chaco, prometendo vingança.

A existência deles é resumida a isso, a tentar sobreviver, sem grandes chances disso.

Lynne Frederick derramou lágrimas de verdade em sua cena de choro com Fabio Testi. Aos poucos o personagem vai perdendo tudo, inclusive a sua amada, os amigos que fez na prisão. Ele até deixa o bebê Lucky, que nasceu pouco antes da "mocinha" morrer com estranhos da cidade onde está. Acredita que a criança terá mais chances de sobreviver, com os quatro conhecidos novos com quem faz amizade.

A atriz e ícone sexual Ursula Andress visitou o set no primeiro dia de filmagem. Há rumores de que ela realmente só apareceu no set para ficar de olho em seu companheiro, Fabio Testi e na atriz britânica, pois suspeitava que Testi a estava traindo com Frederick.

Houve muita especulação sobre tal caso, mas a verdade ainda é desconhecida. Testi mencionou em várias ocasiões que Andress era uma pessoa ciumenta durante o relacionamento. O que se falava na época é que de fato os dois atores que contracenavam se apaixonados durante as filmagens, ajudando naturalmente na química deles no filme.

Frederick foi posta na lista negra de Hollywood, graças ao relacionamento conturbado que ela teve com Peter Sellers. Durante anos ela foi alvo de tabloides e jornais sensacionalistas. Entre as fofocas mais pesadas, se falava que ela afastava o ator dos filhos que os dois tiveram em comum, com quem o interprete de A Pantera Cor de Rosa jamais teve boa relação.

Testi é uma das poucas pessoas que continuou a falar publicamente com carinho sobre a atriz, mesmo com todas as polêmicas relacionadas a esse antigo casamento.

Durante a cena final entre Bunny e Stubby os atores continuavam solicitando outra tomada, basicamente por motivos inventados. Eles até improvisaram algumas tomadas com o personagem de Testi beijando Frederick antes da morte, mas isso não foi usado na versão final do filme.

O personagem principal consegue sua vingança, como bom obsessivo que é. Ao reencontrar Chaco ele faz todo o procedimento lentamente, deixa o vilão vivo por um bom tempo, só agindo de maneira realmente trágica quando ele desdenha da memória da agora saudosa ex-esposa do protagonista, sem saber que ela estava morta.

Houveram duas cenas excluídas da versão final do filme que ficaram famosas. Uma delas foi depois que Chaco deixou o grupo para morrer, Clem estava ferido, rastejando sobre sua perna ferida, desamarrando Stubby depois que Chaco foi embora. O motivo dela ser retirada é que Fulci a achou arrastada demais.

Apesar do corte, a cena foi vista em um dos cartões de lobby emitidos para o filme. A outra cena omitida foi uma sequência de sexo mais visual entre Stubby e Bunny, mas foi excluída por ser considerada um momento explícito demais. Ambas cenas estão perdidas até o presente momento.

Os Quatro do Apocalipse é violento e triste, se define bem em um interlúdio na vida de um cowboy misterioso, um bom resumo do quão trágica pode ser a vida no velho oeste americano, com essa história sendo uma boa exemplificação dos motivos que fazem os anti-heróis dos western spaghetti serem tão calados, já que contos trágicos como esse não deviam ser incomuns naqueles tempos.

Avatar

Comente pelo Facebook

Comentários

Comente pelo Facebook

Comentários

Deixe uma resposta