Sartana é um ente clássico do panteão de personagens do Western Spaghetti. Interpretado por Gianni Garko em seu filme inicial, é um sujeito soturno, silencioso e de aparições dramáticas. Essa última condição é evocada no nome do primeiro filme Se Encontrar Sartana, Reze pela sua Morte e essa sentença serve bem ao longa, como um bom aviso, de que é preciso ter cuidado com a mortalidade que acompanha o pistoleiro.
Dirigido por Gianfranco Parolini, a produção chegou aos cinemas no final dos anos 1960, em 1968 na Itália e em 1969 na maior parte dos outros países da Europa. Essa é uma parceria entre países, sendo coprodução entre Itália e Alemanha Ocidental.
A sinopse é bem simples, trata de uma cidade do velho Oeste americano onde bandidos, mercenários e aventureiros tentam se apossar de uma grande quantia em ouro. Sartana e outros candidatos tentam se tomar para si essa fortuna.
O nome original do filme é Se incontri Sartana prega per la tua morte e tem como tradução natural o título brasileiro. No entanto é possível encontra-lo aqui apenas como Sartana – título esse encontrado também na Grécia e França. Já nos Estados Unidos e Canadá o título foi If You Meet Sartana Pray for Your Death, além de Gunfighters Die Harder, que foi o nome alternativo nos EUA.
A trama começa em um deserto, que revela as belas paisagens da Vila Carpena na Itália e que aqui, são chamadas de White Canyon.
Logo se percebe um cavaleiro de preto em um cavalo branco invadindo o cenário natural, fazendo a escolta de uma carruagem. Parolini é cuidadoso em referenciar outro herói do Bangue Bangue à Italiana, no caso, Django de Franco Nero.
O sósia do personagem criado por Sergio Corbucci é morto de imediato, em uma simbologia que localiza Sartana como alguém em um patamar acima, em uma clara provocação contra o anti-herói que Nero fazia.
O cavaleiro é morto de longe, por Morgan, um dos vilões, interpretado pelo icônico ator polonês Klaus Kinski . O assassino acerta as pessoas da carruagem além do cavaleiro que vinha atrás, enquanto seus colegas vão até os mortos para saqueá-los.
Logo aparece Sartana, que se autodenomina como "coveiro". O homem violento mata cada um dos homens do bando que está em terra. O personagem então percebe a presença de Morgan, mas não sem fingir que não enxerga o sujeito. Depois de quase ser alvejado ele afasta o bandido com tiros que quase o acertam, mesmo que esteja sem o auxílio de uma lente de aumento ou lupa para acertar alguém a tão longa distância.
O longa foi rodado também em Lazio, distrito romano. Vale lembrar que a maior parte dos filmes caros de Western Spaghetti tinham cenas rodadas em Almería, na Espanha. Ainda assim os cenários servem bem, ficando imperceptível a olho nu que essa é uma produção com orçamento mais baixo, até por conta de reunir toda sorte de bons clichês dos filmes de mocinho.
O elenco é repleto de rostos conhecidos. Garko vinha de trabalhos como a comédia Um Pedaço de Mau Caminho (1962), o drama histórico Waterloo (1970) e o terror trash Tubarão Vermelho (1984) de Lamberto Bava. Sua origem é curiosa, uma vez que nasceu em Zara, que era uma província do Reino da Itália, oficialmente de 1918 a 1947. Em 1941 a localidade foi ampliada e passou a fazer parte da província italiana da Dalmácia, durante a Segunda Guerra Mundial, até 1943. Atualmente a localidade se chama Zadar e pertence ao território da Croácia.
O restante do casting é igualmente famoso. Kinski estava acostumado a fazer dramas e fitas de ação, esteve no clássico Por Uns Dólares a Mais (1965)
e futuramente estaria em Aguirre: A Cólera dos Deuses (1972) e Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979).
Outra figurinha carimbada é William Berger de Quando os Brutos se Defrontam (1967), Sabata (1969) e Keoma (1976), que faz aqui seu tradicional papel de homem cujo caráter é duvidoso.
Fernando Sancho que normalmente fazia papeis como o mexicano mal-encarado repete seu grande papel, como havia feito já em Uma Pistola Para Ringo (1965), Eu Lavrei tua Sentença (1971) e O Golpe Mais Fabuloso do Oeste (1972). Aqui ele não tem a mesma importância que em outros filmes, mas ainda assim é bem aproveitado.
O elenco ainda conta com Sal Borgese, ator acostumado a comédias, como a obra de Corbucci Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro (1981), Sidney Chaplin o filho do lendário ator e diretor Charlie Chaplin, que vinha de A Condessa de Hong Kong (1967), além do veterano Gianni Rizzo do "curioso" Zorro e os 3 Mosqueteiros (1963), Os 10 Gladiadores (1963) e O Nome da Rosa (1986),
Já Parolini vinha de sucessos dentro do filão de bangue bangue à italiana em Johnny West: O Canhoto (1965), depois conduziu o já analisado Sabata (1969), Sabata Adeus (1970), Sabata Vem Para Vingar (1971). O diretor também fez filmes de gêneros diversos como a aventura policial Os 3 Fantásticos Super Homens (1967), o exploitation de guerra Cinco Para o Inferno (1969), a comédia fantástica Yeti: O Monstro do Século 20 (1977) e a ficção científica O Segredo do Império Inca (1987).
Não era incomum o cineasta utilizar o nome anglicano Frank Kramer, especialmente nesses últimos dois citados, além desse Sartana. Parolini foi um diretor bem ambientado em co-produções internacionais e gostava de fazer da América o cenário de suas histórias.
Ele narra a história do amadurecimento e decadência da nação do Novo Mundo e tem nesse o seu norte. Isso se percebe especialmente no comportamento de Lasky (Berger), que retira um pequeno objeto guardador, que parece carregar cocaína, já que ele cheira uma substância e coloca em seus dentes. A América se deteriora aos poucos, se entregando aos vícios enquanto a sua criminalidade lentamente se organiza.
Os tempos são outros, aqui o advento da metralhadora que cospe muitas balas já não é novidade, já que Lasky utiliza uma antes de completar 15 minutos de exibição. Também há ardis bizarros, como uma isca, um baú repleto de pedras, plantado para enganar possíveis ladrões.
Sartana é bom no carteado, inclusive ganha (e bem) de Lasky. Ele faz questão de chamar a atenção por sua sorte no jogo e por estrategista. É um lobo solitário, praticamente não tem auxílio, a exceção do velho Dusty, o fabricante de caixões (e alívio cômico) interpretado por Franco Pesce.
Morgan não conseguiu ser páreo para o protagonista nem mesmo quando colocou loção de barbear no sino da espora para ser silencioso. Sartana está acima de todos, mesmo sendo arrogante não recebe nenhuma lição, não é posto para reflexão em momento algum.
Há um trecho curioso, onde ele tenta soar aristocrático, em um momento no mínimo nonsense, quando ele finge que vai fazer sexo com uma prostituta diz que aprendeu a fazer amor de maneira diferente, com uma francesa.
Ele faz a moça pensar que seria amarrada na cama, mas basicamente monta uma armadilha, uma forma de contra-atacar aos malfeitores da cidade com cordas e roldanas.
Uma das marcas registradas do personagem é uma música que sai de seu relógio/colar. Ele usa para distrair seus oponentes, mas parece carregar algo do passado junto a esse objeto. Provavelmente houve uma tragédia anterior e ele encontrou o fino objeto, mas isso não é abordado em momento algum, resultando em uma pista falsa.
O filme possui tramas paralelas, entre facções, mostrando os latinos como malfeitores, assim como os brancos ricos. Os dois grupos miram Sartana como o principal alvo incomodo. O personagem é o fiel da balança, o sujeito que desagrada e mexe na balança de poder para ambos os lados
Curiosamente o personagem de Berger é respeitado pelo homem que dá nome ao filme. Não é incomum que o ator austríaco faça esse tipo de caracterização, já que era exatamente isso em Sabata e até em Joe, O Implacável.
Parolini filma algumas cenas de maneira curiosa. Em uma onde um dos vilões é atingido por uma balança, sua câmera balança no ritmo cadenciado da queda do corpo. Também há algumas boas cenas de fuga a noite, que lembram os momentos de horror gótico dos filmes de assassinos misteriosos de Mario Bava. Há um conjunto de referências muito bom.
O protagonista acerta suas contas com seu amigo de caráter dúbio, matando-o enganando a todos, derrubando ele em um caixão, revelando que seu revolver de tambor quadrado tem um compartimento interno "mentiroso", com espaço para seis balas e não quatro como se esperava.
Sartana como personagem não é tão diferente dos outros pares, é canalha igual a quase todos os outros personagens, especialmente por conta de seu mau caráter, mas como filme, Se Encontrar Sartana, Reze pela sua Morte é diferenciado, criativo e inventivo, ajudaria a pavimentar o caminho dos filmes de cowboy da Itália.
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