Sartana é um ente clássico do panteão de personagens do Western Spaghetti. Interpretado por Gianni Garko em seu filme inicial, é um sujeito soturno, silencioso e de aparições dramáticas. Essa última condição é evocada no nome do primeiro filme Se Encontrar Sartana, Reze pela sua Morte e essa sentença serve bem ao longa, como um bom aviso, de que é preciso ter cuidado com a mortalidade que acompanha o pistoleiro.
Dirigido por Gianfranco Parolini, a produção chegou aos cinemas no final dos anos 1960, em 1968 na Itália e em 1969 na maior parte dos outros países da Europa. Essa é uma parceria entre países, sendo coprodução entre Itália e Alemanha Ocidental.
A sinopse é bem simples, trata de uma cidade do velho Oeste americano onde bandidos, mercenários e aventureiros tentam se apossar de uma grande quantia em ouro. Sartana e outros candidatos tentam se tomar para si essa fortuna.
O nome original do filme é Se incontri Sartana prega per la tua morte e tem como tradução natural o título brasileiro. No entanto é possível encontra-lo aqui apenas como Sartana – título esse encontrado também na Grécia e França. Já nos Estados Unidos e Canadá o título foi If You Meet Sartana Pray for Your Death, além de Gunfighters Die Harder, que foi o nome alternativo nos EUA.

A trama começa em um deserto, que revela as belas paisagens da Vila Carpena na Itália e que aqui, são chamadas de White Canyon.
Logo se percebe um cavaleiro de preto em um cavalo branco invadindo o cenário natural, fazendo a escolta de uma carruagem. Parolini é cuidadoso em referenciar outro herói do Bangue Bangue à Italiana, no caso, Django de Franco Nero.
O sósia do personagem criado por Sergio Corbucci é morto de imediato, em uma simbologia que localiza Sartana como alguém em um patamar acima, em uma clara provocação contra o anti-herói que Nero fazia.
O cavaleiro é morto de longe, por Morgan, um dos vilões, interpretado pelo icônico ator polonês Klaus Kinski . O assassino acerta as pessoas da carruagem além do cavaleiro que vinha atrás, enquanto seus colegas vão até os mortos para saqueá-los.
Logo aparece Sartana, que se autodenomina como "coveiro". O homem violento mata cada um dos homens do bando que está em terra. O personagem então percebe a presença de Morgan, mas não sem fingir que não enxerga o sujeito. Depois de quase ser alvejado ele afasta o bandido com tiros que quase o acertam, mesmo que esteja sem o auxílio de uma lente de aumento ou lupa para acertar alguém a tão longa distância.
O longa foi rodado também em Lazio, distrito romano. Vale lembrar que a maior parte dos filmes caros de Western Spaghetti tinham cenas rodadas em Almería, na Espanha. Ainda assim os cenários servem bem, ficando imperceptível a olho nu que essa é uma produção com orçamento mais baixo, até por conta de reunir toda sorte de bons clichês dos filmes de mocinho.

O elenco é repleto de rostos conhecidos. Garko vinha de trabalhos como a comédia Um Pedaço de Mau Caminho (1962), o drama histórico Waterloo (1970) e o terror trash Tubarão Vermelho (1984) de Lamberto Bava. Sua origem é curiosa, uma vez que nasceu em Zara, que era uma província do Reino da Itália, oficialmente de 1918 a 1947. Em 1941 a localidade foi ampliada e passou a fazer parte da província italiana da Dalmácia, durante a Segunda Guerra Mundial, até 1943. Atualmente a localidade se chama Zadar e pertence ao território da Croácia.
O restante do casting é igualmente famoso. Kinski estava acostumado a fazer dramas e fitas de ação, esteve no clássico Por Uns Dólares a Mais (1965)
e futuramente estaria em Aguirre: A Cólera dos Deuses (1972) e Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979).
Outra figurinha carimbada é William Berger de Quando os Brutos se Defrontam (1967), Sabata (1969) e Keoma (1976), que faz aqui seu tradicional papel de homem cujo caráter é duvidoso.
Fernando Sancho que normalmente fazia papeis como o mexicano mal-encarado repete seu grande papel, como havia feito já em Uma Pistola Para Ringo (1965), Eu Lavrei tua Sentença (1971) e O Golpe Mais Fabuloso do Oeste (1972). Aqui ele não tem a mesma importância que em outros filmes, mas ainda assim é bem aproveitado.
O elenco ainda conta com Sal Borgese, ator acostumado a comédias, como a obra de Corbucci Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro (1981), Sidney Chaplin o filho do lendário ator e diretor Charlie Chaplin, que vinha de A Condessa de Hong Kong (1967), além do veterano Gianni Rizzo do "curioso" Zorro e os 3 Mosqueteiros (1963), Os 10 Gladiadores (1963) e O Nome da Rosa (1986),
Já Parolini vinha de sucessos dentro do filão de bangue bangue à italiana em Johnny West: O Canhoto (1965), depois conduziu o já analisado Sabata (1969), Sabata Adeus (1970), Sabata Vem Para Vingar (1971). O diretor também fez filmes de gêneros diversos como a aventura policial Os 3 Fantásticos Super Homens (1967), o exploitation de guerra Cinco Para o Inferno (1969), a comédia fantástica Yeti: O Monstro do Século 20 (1977) e a ficção científica O Segredo do Império Inca (1987).
Não era incomum o cineasta utilizar o nome anglicano Frank Kramer, especialmente nesses últimos dois citados, além desse Sartana. Parolini foi um diretor bem ambientado em co-produções internacionais e gostava de fazer da América o cenário de suas histórias.
Ele narra a história do amadurecimento e decadência da nação do Novo Mundo e tem nesse o seu norte. Isso se percebe especialmente no comportamento de Lasky (Berger), que retira um pequeno objeto guardador, que parece carregar cocaína, já que ele cheira uma substância e coloca em seus dentes. A América se deteriora aos poucos, se entregando aos vícios enquanto a sua criminalidade lentamente se organiza.
Os tempos são outros, aqui o advento da metralhadora que cospe muitas balas já não é novidade, já que Lasky utiliza uma antes de completar 15 minutos de exibição. Também há ardis bizarros, como uma isca, um baú repleto de pedras, plantado para enganar possíveis ladrões.
Sartana é bom no carteado, inclusive ganha (e bem) de Lasky. Ele faz questão de chamar a atenção por sua sorte no jogo e por estrategista. É um lobo solitário, praticamente não tem auxílio, a exceção do velho Dusty, o fabricante de caixões (e alívio cômico) interpretado por Franco Pesce.
Morgan não conseguiu ser páreo para o protagonista nem mesmo quando colocou loção de barbear no sino da espora para ser silencioso. Sartana está acima de todos, mesmo sendo arrogante não recebe nenhuma lição, não é posto para reflexão em momento algum.
![]()
Há um trecho curioso, onde ele tenta soar aristocrático, em um momento no mínimo nonsense, quando ele finge que vai fazer sexo com uma prostituta diz que aprendeu a fazer amor de maneira diferente, com uma francesa.
Ele faz a moça pensar que seria amarrada na cama, mas basicamente monta uma armadilha, uma forma de contra-atacar aos malfeitores da cidade com cordas e roldanas.
Uma das marcas registradas do personagem é uma música que sai de seu relógio/colar. Ele usa para distrair seus oponentes, mas parece carregar algo do passado junto a esse objeto. Provavelmente houve uma tragédia anterior e ele encontrou o fino objeto, mas isso não é abordado em momento algum, resultando em uma pista falsa.
O filme possui tramas paralelas, entre facções, mostrando os latinos como malfeitores, assim como os brancos ricos. Os dois grupos miram Sartana como o principal alvo incomodo. O personagem é o fiel da balança, o sujeito que desagrada e mexe na balança de poder para ambos os lados
Curiosamente o personagem de Berger é respeitado pelo homem que dá nome ao filme. Não é incomum que o ator austríaco faça esse tipo de caracterização, já que era exatamente isso em Sabata e até em Joe, O Implacável.
Parolini filma algumas cenas de maneira curiosa. Em uma onde um dos vilões é atingido por uma balança, sua câmera balança no ritmo cadenciado da queda do corpo. Também há algumas boas cenas de fuga a noite, que lembram os momentos de horror gótico dos filmes de assassinos misteriosos de Mario Bava. Há um conjunto de referências muito bom.
O protagonista acerta suas contas com seu amigo de caráter dúbio, matando-o enganando a todos, derrubando ele em um caixão, revelando que seu revolver de tambor quadrado tem um compartimento interno "mentiroso", com espaço para seis balas e não quatro como se esperava.
Sartana como personagem não é tão diferente dos outros pares, é canalha igual a quase todos os outros personagens, especialmente por conta de seu mau caráter, mas como filme, Se Encontrar Sartana, Reze pela sua Morte é diferenciado, criativo e inventivo, ajudaria a pavimentar o caminho dos filmes de cowboy da Itália.









Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂